Seguimento Interior Norte e Centro - Junho 2009

O hodograma para Madrid mostra um windshear bastante bom para favorecer a rotação... não sei o quão diferente estará para estas bandas

200906181208221hodo.gif

Como se intrepeta o diagrama? desculpem a ignorancia:unsure::(
 
Espectacular. Deve ter sido uma tarde fantástica para a zona centro e norte. No início da semana foi cá em baixo, agora é a vossa vez.:D

Mas não dava nada por tanta instabilidade. O que mais me chamou a atenção foi por volta das 2h desenvolvimento de nuvens a norte e este de Lisboa, mas não sabia que mais para cima estava tão explosivo.

Serão mais dias assim ou foi só hoje?
 
Obrigado Vince fiquei esclarecido:);)

O que resta desta grande celula está neste momento a causar um anoitecimento precoce em Bragança:D

Uma outra celula na zona de Miranda do Douro ainda está em desenvolvimente segundo o Sat24;)
 
O IM acabou de actualizar o mapa de descargas eléctricas atmosféricas. Até às 15:59, foram registadas 1238 descargas!

imtrovoadasde180620092.png


Na última imagem se satélite, é perceptível a formação de ondas gravíticas na célula, devido à expansão do topo da bigorna, atingindo o limite troposfera!

satlite180620091800.png



Impressionante a célula contornou o distrito de Viseu:angry:.
Até parece que estava com medo de nós.:disgust:.
Enfim só nos resta esperar por mais pois eu já não vejo uma trovoada de jeito em Viseu já há algum tempo.:(
 
Muito boa tarde!

Por aqui fomos apanhando alguns aguaceiros durante a tarde, sempre fracos a moderados.
Não ouvi nenhum trovão.

Por agora estão 22.8ºC(registei máxima de 32.3ºC), 1018.6 hPa , 68% de Hr e vento de NE a 10.6 km/h.

Quem diria que depois duma manhã tão bela fosse dar numa tarde de céu mt nublado e de aguaceiros!:hehe::hehe::hehe:

reparem na diferença:
p2ud3kragl2r1.jpg

vhajm6qfd0ku7.jpg


realmente a célula que vêr-se livere de Viseu!
 
Como se intrepeta o diagrama? desculpem a ignorancia:unsure::(

Este gráfico é desenhado a partir das leituras das radiosondagens e serve para percebermos quanto windshear está presente na atmosfera. Cada ponto representa uma altitude, a velocidade do vento e a sua direcção. A velecidade do vento é indicado pelos eixtos (tanto vertical como horizontal) e a direcção do vento é indicada pela sua posição no gráfico desenhando uma circunferência onde os graus da circunferência corresponde à direcção do vento. Por fim junto de cada ponto está indicada a altitude em hPa do registo. Por exemplo, neste diagrama, no ponto à altitude de 925hPa o vento sopra de aproximadamente 240º (WSW) com uma velocidade de 1 x 10 nós, no ponto a 324 hPa o vento sopra de 18º (NNE) a uma velocidade de 6 x 10 nós. Basicamente quanto mais circular e mais afastado do centro for o gráfico significa que o vento varia muito de direcção e a velocidade aumenta à medida que sumibos na troposesfera.


windbln1.gif




Tens aqui um bom link onde se explica o hodograph: http://www.stormtrack.org/library/chasing/hodo.htm
 
Por aqui essa célula deu apenas como resultado um belo pôr do sol. Actualmente estão 22,7ºC e o céu continua muito nublado.

Mín: 17,4ºC
Máx: 31,4ºC
 
Foi uma grande célula, a segunda em poucos dias que se formou apesar de valores modestos previstos de CAPE, embora hoje existissem outros indicadores bastante favoráveis como a humidade em camadas adequadas e a convergência a somar ao calor.

Fica aqui a animação completa para arquivo, das trovoadas consecutivas que se se iniciaram em Gois, passando por Arganil, Oliveira do Hospital, Seia, Nelas, Gouveia, Trancoso, Aguiar da Beira, Sernancelhe, Penedono, Meda, S.João da Pesqueira, etc terminando em Carrazeda de Ansiães. A leste da Estrela houve outras células mais pequenas que foram absorvidas a norte pela maior quando esta foi forçada a expandir-se para leste devido a Montemuro e Leomil.


anim.gif


desc.gif


aaaap.jpg
 
Por aqui essa célula deu apenas como resultado um belo pôr do sol. Actualmente estão 22,7ºC e o céu continua muito nublado.

Mín: 17,4ºC
Máx: 31,4ºC

Queremos a foto!!

Eu consegui ver alguns raios durante a tarde, em Belmonte - Covilhã.
Choveu fraco a moderado, o suficiente para apanhar uma molha:angry::D
 
Agora com o post do Vince veio ainda mais reforçar a ideia com que fiquei desta "grande célula" deu bastante animação por onde passou,
mas o que mais me impressionou foi o facto de se repararmos no mapa das descargas eléctricas e no radar de precipitação a célula contornou quase de forma perfeita o distrito de Viseu.:lol:
São acontecimentos curiosos da natureza que tanto nos podem dar alegrias(para alguns) ou desilusões(caso de hoje) ou tristezas(nos casos mais graves).;)

Cumps.