Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2015

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Essa fantástica célula era visível na perfeição no IP3 mas infelizmente fui desprevenido...
Cá pela tarde as estruturas mais interessantes foram estas:
vSpVbYz.png

utYOe2S.jpg

R4xsS0O.jpg

HonsAhQ.jpg
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Daqui sigo com frescura, 23ºC, após máxima de 28ºC, mais baixa do que nos últimos dias. Sim, a estação do Caramulo está com algum problema.

Algum vento de noroeste, creio ser causado pela evolução da convexão em Espanha.

Daqui vê-se bem a célula a leste da Serra da Estrela, ocupando até cerca de 8º de altura no horizonte. Quando escurecer, se a tempestade persistir, vai ser um show bonito de ser ver. A bigorna deve ter aí uns bons 30km de largura.

Do meu ponto de perspectiva está mesmo por cima da Serra da Estrela. Obviamente na realidade está por detrás.

Outro ponto: hoje não esteve também uma boa concentração de poeiras? Até meio da tarde estava uma bruma bem densa aqui no sopé do Caramulo, e não havia incêndios em redor. Parece-me que hoje tivemos uma alta concentração de poeiras do norte de África. Alguém me corrija se estiver errado...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Essa fantástica célula era visível na perfeição no IP3 mas infelizmente fui desprevenido...
Cá pela tarde as estruturas mais interessantes foram estas:

:thumbsup: essa torre foi espectacular também, um congestus "magrinho" que bem se esticou mas não tinha alimento suficiente para se manter. Foi quase. Boas fotos!

Fotos fantásticas aqui partilhadas :w00t::palmas:
Também tenho umas fotos desta tarde dessas células :thumbsup:

:cool: venham elas! :w00t:
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Outro ponto: hoje não esteve também uma boa concentração de poeiras? Até meio da tarde estava uma bruma bem densa aqui no sopé do Caramulo, e não havia incêndios em redor. Parece-me que hoje tivemos uma alta concentração de poeiras do norte de África. Alguém me corrija se estiver errado...

A carga total era muito pequena, inferior a 100 miligramas por metro quadrado,



mas a concentração à superfície ainda era antecipada com algum valor, embora mínimo, inferior a 10 microgramas por metro cúbico:



(clicar nas imagens para aceder às páginas)

Penso que a bruma de calor também ajudou e é possível que o fumo de incêndios nos últimos dias se tenha mantido estagnado nalguns níveis acima da superfície.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Por volta das 21h-21h30 estive a ver um bom show na direcção leste; via-se a bigorna por detrás da Serra da Estrela com relâmpagos a cada 1-2 segundos, a iluminar a nuvem ora por inteiro, ora certas partes. Vi durante cerca de 20min, agora já não se vê nada. A actividade diminuiu e está para o interior espanhol. Já há bastante tempo que não presenciava uma trovoada assim.
 
  • Gosto
Reactions: keipha

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Por volta das 21h-21h30 estive a ver um bom show na direcção leste; via-se a bigorna por detrás da Serra da Estrela com relâmpagos a cada 1-2 segundos, a iluminar a nuvem ora por inteiro, ora certas partes. Vi durante cerca de 20min, agora já não se vê nada. A actividade diminuiu e está para o interior espanhol. Já há bastante tempo que não presenciava uma trovoada assim.
Que inveja. Eu estou tapado por arvores e não tenho linha de vista para E. Azar. Quem está no Caramulo é que deve ter tido uma vista brutal
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui dia de céu limpo, com bonitas nuvens ao longo da tarde. também tirei uma foto a uma formação para lá da Serra da estrela, possivelmente a mesma célula, que os colegas fotografaram, Não tenho a certeza. a qualidade não é a melhor, tenho um telemóvel fraquito para fotos :D
atualmente está tudo calmo, sem vento e com 18.3ºC

temperaturas: 15.4ºC mínima \ 27.3ºC maxima

JjJXu0x.jpg