Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Cheguei agora de Montalegre....muito frio mas pouca precipitação. Sempre qye caia era neve, mas pouca muito pouca. Até o Larouco pouco tinha, no entanto no GerÊs o cenário era bem diferente com uma boa acomulação a partir dos 1000/1100 metros, mas apenas nas Serras do Gerês.

A precipitação para já quer pouca coisa com o norte e parte do centro do país. Começa a desenhar-se uma pequena manchinha de precipitação no Atlântico, compreendida ente os 0.1mm e os 0.5mm de precipitação. Talvez chegue a zonas como Serra da Estrela, Guarda, e passe de raspão pelo Caramulo. Mas ainda é cedo para definir a sua travessia.

:sad: A minha mensagem anterior tornou-se inválida. Segundo a imagem das 20:40 do radar a precipitação está a dissipar-se no Oceano. Pode ser que outra linha instável se forme entretanto.

A serra da Estrela acordou hoje com um enorme nevão.

53752454567286545386555.jpg

Fonte

Todas as estradas na serra encerradas, excepto a ligação Covilha-Penhas da Saúde e Seia-Sabugueiro.

AnDré a 3 semanas passei numa caminhada no planalto da Torre e em muitos sítios enterrava-me ate aos joelhos, imagino agora :D

Por onde passei

Não sei como aconteceu esse accidente mas sabemos que algumas pessoas de norte a sul aventuram-se à serra da Estrela (por ser a única estância portuguesa), alguns pensam que as viaturas 2x4 (de gama média/alta) podem desafiar a lei da natureza. As correntes ou pneus de inverno são altamente recomendados para essas situações (dias de neve) para chegar minimamente em segurança à torre. Com gelo mesmo com todas as devidas precauções ou com 4x4 é complicado, depois depende muito das condições e infraestrutura rodoviária.