Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2016

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
O Rio Corgo, que desagua no Douro, galgou as margens nesta madrugada.
Fui lá há bocado e o ambiente está agreste!
Tirei algumas fotos:
oDWrSyB.jpg

jfvrj3i.jpg

u3Zrt8h.jpg

X58St6a.jpg

2WsQUdy.jpg

iScRff8.jpg

belas fotos! ele desagua mesmo aqui perto da Régua, entre a barragem e a cidade propriamente dita. É bonito vê-lo vir por aí abaixo por entre as montanhas até à foz, nestas alturas de maior corrente
entretanto a chuva não pára, sempre moderada e persistente
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
belas fotos! ele desagua mesmo aqui perto da Régua, entre a barragem e a cidade propriamente dita. É bonito vê-lo vir por aí abaixo por entre as montanhas até à foz, nestas alturas de maior corrente
entretanto a chuva não pára, sempre moderada e persistente
Obrigado! :thumbsup:
Sinceramente, não gosto de vê-lo assim. O caudal da água subiu imenso. Havia uma praia fluvial por aqui e desapareceu tudo! Mete-me impressão ver tanta água...
 
  • Gosto
Reactions: huguh

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Obrigado! :thumbsup:
Sinceramente, não gosto de vê-lo assim. O caudal da água subiu imenso. Havia uma praia fluvial por aqui e desapareceu tudo! Mete-me impressão ver tanta água...

Pois.. já se sabe que tudo o que é bonito na Natureza, tem o seu lado "mau" e perigoso.. mas isso faz parte para nós, meteoloucos :D
Por aqui ele não causa grandes estragos já que a zona que ele pode inundar, já costuma ser inundada quando o Douro sobe
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Finalmente parou de chover! Os solos já não aguentam mais! A horta daqui da casa está cheia de água e as vinhas têm imensas poças. As ribeiras mais pequenas já devem ter transbordado ainda mais...
O céu já abre, mas aproxima-se a nova frente...:wacko:
A temperatura não quer descer, sigo com 13,6°C.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Então esta linha extensa de precipitação ainda faz parte da primeira frente?
WsaywXL.jpg

Podes considerar o evento como uma sucessão de frentes (tecnicamente mais correto; às vezes é uma frente estacionária) ou como um rio atmosférico/pluma tropical (perspetiva mais global e a que eu uso mais frequentemente). É típico deste tipo de eventos trazer chuva prolongada e abundante (claro que a quantidade depende das outras variáveis). O fluxo principal começará a dar 'descanso' ao continente a partir de hoje...

dxNknFD.png


... mas os 'restos' permanecerão no território. Nessa altura, os Açores começarão a ser novamente afetados por mais uma colossal pluma tropical :p

OBSSCo7.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo e TiagoLC