Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2024

Boa noite. Por aqui choveu muito a partir do meio da tarde, perfazendo já os quase 42 mm desde a meia-noite. A temperatura está nos 6,5°C. Venha o ar frio

Boa noite,
A manhã e o início da tarde até foram "meigos", mas agora vai chovendo com intensidade, acompanhada de algum vento e um nevoeiro intermitente.

Tenho poucas esperanças que esta noite a neve desça finalmente à vila, mas desta vez pelo menos deve chegar mais perto que em semanas anteriores.

Para já, temperatura nos 6 °C e a caminho dos 25 mm acumulados.

Última edição:
Fui dar a minha volta que já estava prevista na zona do Marão e pelo menos no alto de espinho, cerca de 1000 metros, já não existia acumulação, numa aberta mais ampla, deu para perceber que no alto, aí sim, a acumulação deve ser bem grande, não arrisquei subir, devido ao vento e ao nevoeiro, mas amanhã irei passar por lá, até porque se as previsões se concretizarem, será um nevão forte.

Fui dar a minha volta que já estava prevista na zona do Marão e pelo menos no alto de espinho, cerca de 1000 metros, já não existia acumulação, numa aberta mais ampla, deu para perceber que no alto, aí sim, a acumulação deve ser bem grande, não arrisquei subir, devido ao vento e ao nevoeiro, mas amanhã irei passar por lá, até porque se as previsões se concretizarem, será um nevão forte.
Eu fui la e tinha somente la no topo e na encosta virada para vila real .
Mas o caminho é pessimo mesmo .

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

@ClaudiaRM Possivelmente terá sido este raio Nuvem-Terra na Serra do Caramulo:
JV6ONGR.jpg

Aqui a 9km em linha recta ouviu-se e bem dado a potência do mesmo em kA.
Por aqui o vento parou e a chuva é intermitente com aguaceiro moderados.
5.9ºC

Possivelmente, sim. Obrigada pela confirmação!

Tenho andado mais desaparecido, mas até agora salientar que os primeiros três meses do ano seguem acima da média em termos de precipitação face aos valores médios das normais de 1981-2010 da estação de Viseu (esta comparação vale o que vale), sendo que como é percetível, decorreram ainda apenas 8 dias deste mês e o acumulado já supera a média. Março segue assim com um acumulado de 105.75mm

Entretanto este episódio marítimo de frio em altura parece-me ser até agora o que tem mais potencial para pintalgar o Caramulo com algum branco, o frio parece-me ser suficiente embora que o ideal para o Caramulo seriam valores na ordem dos -3ºC/-4ºC aos 850hPa, isso permitiria repetir o nevão de 2016. Com as condições que existem acredito em alguma acumulação mais sólida a partir dos 900m, a convecção parece ser robusta e a direção do vento de SO não é tão favorável ao fohn. Veremos realmente o que sucede, porque o Caramulo é uma caixinha de surpresas.

Por agora sigo com 7.1ºC e aguaceiros fracos

Última edição:
Sleet agora com 6.6ºC

Dois relâmpagos estremecedores acompanhados de chuva moderada a forte misturada com algum sleet
6.1ºC