Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2024

Ainda aqueceu o dia. Por agora 7,1ºC e chuva fraca, mas já chegou a 8,1ºC, depois de uma mínima de 0,2ºC, durante a nevada.

Boa tarde pessoal

Alguém sabe se há registos de neve na Serra dos Alvéolos, zona da Sertã/Oleiros?

A Estrela vai aparecendo com neve.
Por agora só tenho telemóvel comigo
Ver anexo 10212Ver anexo 10213
Ver anexo 10217
Ali na zona mais a Norte do maciço, Folgosinho(esquerda nas imagens), parece ter acumulação a partir dos 1300m, a altitude máxima daquela zona não ultrapassa os 1600.
No Domingo vou votar a Cepoes, espero que esteja céu mais limpo para poder apreciar a paisagem na estrada entre a cidade de Viseu e Cavernães.

Enviado do meu SM-S916B através do Tapatalk

No Domingo vou votar a Cepoes, espero que esteja céu mais limpo para poder apreciar a paisagem na estrada entre a cidade de Viseu e Cavernães.

A vista dessa zona para a Estrela é notável, até se torna perigosa, há uns 20 anos um tio meu teve um acidente na n229 na zona de Cavernães precisamente porque me ia a dizer(e aos filhos) que no dia seguinte íamos ver a neve à Estrela, apontou para a mesma distraiu-se meio segundo e embateu num talude, mas não foi nada de grave.
Foi nesta curva.

Também há um miradouro mesmo no centro de Cavernães https://www.google.com/maps/@40.710...-vw7bjquEYYZn_Ug!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

e o novo parque ambiental também tem vista desimpedida

Por aqui a chuva chegou por volta das 15h, sem parar desde aí, 24.4mm, 7.5ºC.

Há pouco deu para ver a Serra da Estrela e aquela zona um pouco acima da Portela de Folgosinho parecia estar muito bem composta.
Já ontem reparei, e hoje ainda está melhor, a neve naquela zona fica mais impressionante que a da zona da Torre, isto para quem vê de Viseu, parece que é mais densa, o branco é total, não sei se terá menos rochedo.

Imagem rara esta, frente a regar Portugal continental, do extremo norte ao sul.
radar.jpg

Zona de Aguiar da Beira/Sernancelhe segue com alguns dos maiores acumulados da rede wunderground, relativamente raro.
Há valores acima de 50mm na zona de Castro Daire, mas aí é banal.
ffff.jpg

Vilar a 99.2%, vai ter de descarregar.

Última edição:
A vista dessa zona para a Estrela é notável, até se torna perigosa, há uns 20 anos um tio meu teve um acidente na n229 na zona de Cavernães precisamente porque me ia a dizer(e aos filhos) que no dia seguinte íamos ver a neve à Estrela, apontou para a mesma distraiu-se meio segundo e embateu num talude, mas não foi nada de grave.
Foi nesta curva.

Também há um miradouro mesmo no centro de Cavernães https://www.google.com/maps/@40.710...-vw7bjquEYYZn_Ug!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

e o novo parque ambiental também tem vista desimpedida

Por aqui a chuva chegou por volta das 15h, sem parar desde aí, 24.4mm, 7.5ºC.
Verdade, é preciso cuidado, essa curva e contracurva são perigosas (estive quase a comprar a casa junto à contracurva, com uma vista espectacular sobre a Serra).
Ver a serra na direcção Cavernães - Viseu é menos arriscado

Belas fotos que se vão vendo aqui pelo fórum, para mais em Março...

Já ontem reparei, e hoje ainda está melhor, a neve naquela zona fica mais impressionante que a da zona da Torre, isto para quem vê de Viseu, parece que é mais densa, o branco é total, não sei se terá menos rochedo.

Imagem rara esta, frente a regar Portugal continental, do extremo norte ao sul.
radar.jpg

Zona de Aguiar da Beira/Sernancelhe segue com alguns dos maiores acumulados da rede wunderground, relativamente raro.
Há valores acima de 50mm na zona de Castro Daire, mas aí é banal.
ffff.jpg

Vilar a 99.2%, vai ter de descarregar.
Sim, aquela zona tem menos rocha e também tinha mais árvores, mas acho que já não depois do último incêndio na Estrela.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Hoje de manhã no São Macário, São Pedro do Sul, nada mau, visto não atingir os 1100m.
1000007875.jpg

Tirei a foto desta página de facebook https://www.facebook.com/Saomacariotrail, quem colocou a foto afirma ser de hoje, sinceramente não tenho a certeza que o seja.

Por aqui recomeçam os aguaceiros, 40.4mm, 8.9ºC.

Última edição:
Chuva muito forte, 43.2mm, finalmente a temperatura retoma o ritmo de descida, 8.4ºC.

Vários acumulados acima de 60mm, nas bacias do Paiva, Vouga e Távora.
71mm imediatamente a norte de Castro Daire.