Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2024

5.4ºC
Chuva miudinha por aqui.
No entanto a tarde quando vinha no IP3 em direção a Tondela, não sei se foi impressão minha, mas acho que avistei uma quantidade mínima de neve na Serra do Caramulo.

Olá, confirmo que fiquei com essa sensação de algo esbranquiçado na parte do Cabeço da Neve, e de facto há relatos de neve pela vila do Caramulo durante a tarde

Pelo Caramulinho vê-se que cobriu de forma ténue:

Em São João do Monte na encosta Oeste do Caramulo, mais húmida, atlântica e menos propícia à neve desceu aos 4.2°C durante um aguaceiro ao fim da tarde, aos 550m de altitude.

Na vila do Caramulo estariam uns 2.5°C à mesma hora, talvez um pouco menos de 1°C acima dos 1000m.

Aqui sigo nos 4.2°C/4.3°C na última hora e meia, a chuva chegará pouco depois da meia-noite.

87.9mm em Março, 90% da média mensal (Viseu c.c. 81-10).

Última edição:
Em São João do Monte na encosta Oeste do Caramulo, mais húmida, atlântica e menos propícia à neve desceu aos 4.2°C durante um aguaceiro ao fim da tarde, aos 550m de altitude.

Na vila do Caramulo estariam uns 2.5°C à mesma hora, talvez um pouco menos de 1°C acima dos 1000m.

Aqui sigo nos 4.2°C/4.3°C na última hora e meia, a chuva chegará pouco depois da meia-noite.

87.9mm em Março, 90% da média mensal (Viseu c.c. 81-10).
Bem, espero que Domingo haja neve no Caramulo para ir dar uma volta. Senão tenho que tentar a Freita, que geralmente está mais propensa a acumular neve

Bem, espero que Domingo haja neve no Caramulo para ir dar uma volta. Senão tenho que tentar a Freita, que geralmente está mais propensa a acumular neve
Acredito que haja em ambas, como hoje aconteceu, mas esperemos que seja mais que uma fina camada, o melhor dia deve ser Sábado.

No evento do início do mês apanhei neve na Arada a 1000m, penso que no planalto da Freita, inclusive a maior altitude não havia nada, talvez por ser ligeiramente mais litoral.

Segundo este mapa até no Arestal (entre Sever do Vouga e Vale de Cambra) acumulará

Última edição:
A câmara do aeródromo de Viseu parece estar a registar algo meio sólido, talvez água-neve, mas difícil de ter certezas, acho até improvável tendo em conta as temperaturas a esta hora.
cam50.jpg

cam50-1.jpg

Por aqui ainda continua em subida a temperatura, chuva moderada desde as 0h, 5.1ºC, 7.1mm.

Última edição:
Por aqui tem chovido bem há pelo menos uma hora, e a temperatura desceu de 4,2°C para 2,9°C. Parece-me que hoje não nevará. Vamos ver como correm as coisas amanhã, visto que já teremos mais ar frio em altitude. Estou aos 500 metros.

Bom dia,

Nevou ou neva em Azinhoso/Mogadouro ( 714 m).

Pela webcam do aeródromo ( 6km a NE da vila) é perfeitamente visível a acumulação no telhado e na paisagem, mas nada que se compare ao grande nevão de fevereiro/2023 ( pelo menos para já).

xXrVcCG.jpeg

Neve a tapar a webcam virada para SO:

4NmTdLM.jpeg

A acumulação é fraquinha mas nevou.

Já no aeródromo de Bragança ( 694 m) a acumulação nas superfícies é maior e neva neste momento:

e34MVqi.jpeg

EDIT 07:42 h: cai com intensidade no aeródromo de Bragança agora:

eH9usN7.jpeg

Última edição: