Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2010

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui o dia foi de aguaceiros moderados, o vento soprou moderado durante os mesmos e fraco durante as abertas. ´
a minima foi de 3.8ºC e uma maxima de 10.1ºC

actualmente o ceu esta nublado, nao chove no momento, o vento esta fraco e sigo com 7.4ºC
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mais um dia em que o IM previu neve para Viseu(quer dizer, para o Campo a 600m mais ou menos), apesar de ver que a manhã começou com temperaturas positivas... Sem querer criticar, mas o nossos meteorologistas não se podem só basear na cota de neve:disgust:, têm que fazer muito trabalho de campo.

Se tivesse nevado hoje como ERA PERFEITAMENTE possível e por acaso na "simbologia" tivessem metido chuva imagino o que dirias a esta hora...
Dizes que os meteorologistas não se podem basear só na cota de neve... Plenamente de acordo. E é por esse motivo que também eu teria previsto, caso fosse esse o meu trabalho, neve para Viseu...
É que são os outros factores que não simplesmente a cota directa que permitem fazer uma previsão.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Se tivesse nevado hoje como ERA PERFEITAMENTE possível e por acaso na "simbologia" tivessem metido chuva imagino o que dirias a esta hora...
Dizes que os meteorologistas não se podem basear só na cota de neve... Plenamente de acordo. E é por esse motivo que também eu teria previsto, caso fosse esse o meu trabalho, neve para Viseu...
É que são os outros factores que não simplesmente a cota directa que permitem fazer uma previsão.

Ai era? Viseu acordou de manhã com mais de 2.5ºC(às 7h - ver gráficos do IM) portanto, não acho espectável que fosse possível nevar. E esta temperatura era a do aeródromo, onde está a estação, a uns 9km a Norte da cidade em si e a mais 200m de altitude, portanto, nunca representativa da meteorologia da cidade; muito mais é Vila Chã de Sá, um dia quando tiver uma estação com interface PC hão-de comparar com o IM, porque Vila Chã de Sá está sensivelmente à mesma altitude, e a menos de 4km da Paulo VI. Já por várias vezes disse que as previsões feitas por base os dados do Campo e em especial em dias como estes não é uma previsão para VISEU... E eu nunca acreditei que hoje fosse nevar, depois do que aconteceu ontem...

Pois bem então, se fizesse uma mesma previsão para Viseu ,a meu ver, neve só lá para Quarta ao final da noite, manha e fim de tarde de Quinta e Sexta, e na maior parte será sleet ou águaneve. E se conhecesse melhor a cidade e o enquadramento da estação não faria a afirmação que fez.

E para acabar, tenho um grande respeito aos meteorologistas;), pelo trabalho que têm para ter os conhecimentos que não duvido terem, mas acho que por vezes deveriam ter em conta que se se faz uma previsão para algum local não é para fazer para uns 10km ao lado... Em dias como os últimos faz toda a diferença, em especial quando entra a altitude.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ai era? Viseu acordou de manhã com mais de 2.5ºC(às 7h - ver gráficos do IM) portanto, não acho espectável que fosse possível nevar. E esta temperatura era a do aeródromo, onde está a estação, a uns 9km a Norte da cidade em si e a mais 200m de altitude, portanto, nunca representativa da meteorologia da cidade; muito mais é Vila Chã de Sá, um dia quando tiver uma estação com interface PC hão-de comparar com o IM, porque Vila Chã de Sá está sensivelmente à mesma altitude, e a menos de 4km da Paulo VI. Já por várias vezes disse que as previsões feitas por base os dados do Campo e em especial em dias como estes não é uma previsão para VISEU... E eu nunca acreditei que hoje fosse nevar, depois do que aconteceu ontem...

Pois bem então, se fizesse uma mesma previsão para Viseu ,a meu ver, neve só lá para Quarta ao final da noite, manha e fim de tarde de Quinta e Sexta, e na maior parte será sleet ou águaneve. E se conhecesse melhor a cidade e o enquadramento da estação não faria a afirmação que fez.

E para acabar, tenho um grande respeito aos meteorologistas;), pelo trabalho que têm para ter os conhecimentos que não duvido terem, mas acho que por vezes deveriam ter em conta que se se faz uma previsão para algum local não é para fazer para uns 10km ao lado... Em dias como os últimos faz toda a diferença, em especial quando entra a altitude.

Pedro eu conheço relativamente bem Viseu e entendo bem o que queres dizer. Mas em termos de previsão meteorológica temos que ser por vezes pragmáticos. Cotas a rondar os 600/700m com geopotenciais baixos e temperaturas em altitude bastante baixas podem significar neve a cota mais baixa que o prevista. Nestes casos até com temperaturas positivas como aconteceu em alguns locais. A previsão de neve é tão arriscada como dizer que hoje só iria chover em Viseu. Se nevasse provavelmente estarias a criticar o IM por isso.
Isto apenas para dizer que previsões nestas condições não são fáceis. Ou seja, para mim existem "erros" se assim quiseres chamar, mais graves que esse...
Foi apenas isto que quis dizer, e entendo perfeitamente a tua argumentação...

Bons registos e, já agora, boa sorte para o "elemento branco nos próximos dias (quicá horas...).
 

caramulo

Cumulus
Registo
19 Dez 2009
Mensagens
107
Local
Caramulo - 800 metros
Ai era? Viseu acordou de manhã com mais de 2.5ºC(às 7h - ver gráficos do IM) portanto, não acho espectável que fosse possível nevar. E esta temperatura era a do aeródromo, onde está a estação, a uns 9km a Norte da cidade em si e a mais 200m de altitude, portanto, nunca representativa da meteorologia da cidade; muito mais é Vila Chã de Sá, um dia quando tiver uma estação com interface PC hão-de comparar com o IM, porque Vila Chã de Sá está sensivelmente à mesma altitude, e a menos de 4km da Paulo VI. Já por várias vezes disse que as previsões feitas por base os dados do Campo e em especial em dias como estes não é uma previsão para VISEU... E eu nunca acreditei que hoje fosse nevar, depois do que aconteceu ontem...

Pois bem então, se fizesse uma mesma previsão para Viseu ,a meu ver, neve só lá para Quarta ao final da noite, manha e fim de tarde de Quinta e Sexta, e na maior parte será sleet ou águaneve. E se conhecesse melhor a cidade e o enquadramento da estação não faria a afirmação que fez.

E para acabar, tenho um grande respeito aos meteorologistas;), pelo trabalho que têm para ter os conhecimentos que não duvido terem, mas acho que por vezes deveriam ter em conta que se se faz uma previsão para algum local não é para fazer para uns 10km ao lado... Em dias como os últimos faz toda a diferença, em especial quando entra a altitude.

Tens toda a razão...
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
E é com o meu 3000 post que reporto chuva moderada com vento fraco de NE. Viva o MeteoPt. ;)

Actuais 4.7ºC e 96%HR.