Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2010



Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Estou em Manteigas e o cenário é fabuloso. Caiu água-neve e desde as nove que neva. Intensamente, por vezes, chegando a acumular.
Agora parou.
Espero poder subir amanhã e não ter que regressar por Belmonte.
Outro momento, nunca tinha visto a Gardunha com tt neve, na zona de Alpedrinha ainda havia restos de ontem.

:thumbsup:
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui chove moderado, agora sem vento e com uma temperatura de 6.5ºC
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Pedro eu conheço relativamente bem Viseu e entendo bem o que queres dizer. Mas em termos de previsão meteorológica temos que ser por vezes pragmáticos. Cotas a rondar os 600/700m com geopotenciais baixos e temperaturas em altitude bastante baixas podem significar neve a cota mais baixa que o prevista. Nestes casos até com temperaturas positivas como aconteceu em alguns locais. A previsão de neve é tão arriscada como dizer que hoje só iria chover em Viseu. Se nevasse provavelmente estarias a criticar o IM por isso.
Isto apenas para dizer que previsões nestas condições não são fáceis. Ou seja, para mim existem "erros" se assim quiseres chamar, mais graves que esse...
Foi apenas isto que quis dizer, e entendo perfeitamente a tua argumentação...

Bons registos e, já agora, boa sorte para o "elemento branco nos próximos dias (quicá horas...).

Ainda bem que entendes o que o Pedro refere, pois dizes conhecer bem Viseu! Eu tenho Viseu como uma terra fria e ventosa, fresca no Verão, mas isso é a minha memória!

Na minha humilde opinião, nunca e em circunstancia alguma podemos ignorar 200m de altitude! A estação identifica mais ou menos viseu, mas 200m é muito mesmo, não será certamente representativa da cidade Viseu!

A colocação de uma estação meteorologica não é fácil, pois deve ser o mais representativa possível e significa que se encontra num local onde:

- As condições meteorológicas sejam sensivelmente as mesmas para a cidade. Para garantir isto há que garantir o seguinte:
. Localizar-se não na média altitude da cidade mas na mediana.
. Localizar-se num local onde predominam os ventos dominantes sobre a cidade.
. Localizar-se num local onde o efeito celula urbana também seja mediana e não de uma média.

O que se pretende é que represente uma cidade, uma população, certo? Estamos de acordo. :)

Agora, uma coisa é certa: o óptimo é inimigo do bom, e por isso nem sempre é possível construir onde seria ideal devido a vários aspectos, financeiros penso eu!

Um exemplo ideal é Castelo Branco, a estação encontra-se abaixo da média de altitude ([alta+baixa]/2) mas mais próximo da mediana da cidade. E encontra-se numa zona relativamente livre para receber os ventos dominantes.

É a minha opinião, embora a estação não fuja muito à idéia que tenho de Viseu!
Acredito que falte alguma regulamentação e que outras terras evoluem de tal forma que as estações se tornem menos representativas, mas então haverá algo a fazer, decerto num país como o nosso será utopia, mas é a minha opinião!
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Neste momento em Viseu cai um aguaceiro de água-neve.:D

Cumps:thumbsup:

Edit(22:53): Neste momento é mais neve que agua. Acho que é um bom indicio para o resto da noite.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Estou neste momento no campo da aviacao. aqui é 100 por cento neve. Derrrte mal toca o vidro mas é neve. Viseu tava com agua neve. Temp aqui é 1 grau.

Isso é mesmo ao pé da estação do IM que fica a 640m eu estou a 530m.

Que venha o próximo aguaceiro porque parece que a noite promete pois há muita instabilidade a entrar.:thumbsup:
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Isso é mesmo ao pé da estação do IM que fica a 640m eu estou a 530m.

Que venha o próximo aguaceiro porque parece que a noite promete pois há muita instabilidade a entrar.:thumbsup:

Dahon não estava bem junto a estação do IM estava na zona industrial do Campo ao pé da OCP, cota de 600m.

Em Viseu era água neve, após a day-after a água-neve foi passando rapidamente a neve, quando cheguei à OCP era neve 100%, acabei por não subir mais, principalmente por desconhecimento da zona. Mas agora verifiquei que só faltava 1 km para a estação do IM.
A cota está então nos 600 metros! Os carros que provinham do Aeródromo já traziam acumulação.

Vamos ver o que a noite nos reserva, que bom que era um radar funcional neste momento!
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
actualização: temperatura 5.9ºC sem chuva nem vento