Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2015

panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
Boas
Mais uma madrugada de nevoeiro pela cova da beira. Durante o dia sol e apareceram umas nuvens altas para variar.
Temperatura atual 9.8ºC e 83%Hr

Dados de hoje 6.7ºC / 19.7ºC
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nevoeiro nevoeiro nevoeiro ... dia após dia...

12.11.2015.jpg


EOSDIS Worldview

A variação espacial da temperatura máxima também mostra bem por onde andou o nevoeiro persistente.
Moncorvo: 9,7ºC
Moimenta da Beira: 10,3ºC
Mirandela: 11ºC


SUOfTKV.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Hoje um dia de Verão por estas bandas.

No IPMA a máxima chegou a 21,5ºC. No meu sensor ficou em 19,7ºC.
Esta tarde no castelo.
18987761_9LB0i.jpeg
18987762_ZNs38.jpeg


Ontem de manhã, tirada da serra da Nogueira em direcção à cidade, nevoeiro no vale do Sabor.
18987760_OO2Nv.jpeg

Que saudades! :(
Muito boas fotos de cores Outonais. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Hoje tive mais uma manhã muito fresca. O dia está a ser de céu limpo, com vento fraco.

Temperaturas mínimas registadas hoje:

Mínimas do rs de rolo:
Sensor La Crosse: 6.6ºC
Sonda Auriol p/auto 1: 7.3ºC
Sonda Auriol(nova): 7.2ºC

Mínima externa ao rs de rolo:
Sonda Auriol p/auto 2: 7.4ºC

Mínima Estação Molelos/Keipha (http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVISEUDI3#history) : 6.3ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
As sondas Auriol mostram valores muito consistentes entre si mas o valor registado pelo sensor LaCrosse é significativamente mais baixo: poderá necessitar de alguma aferição/correcção? No entanto é curioso como é o que se aproxima da temperatura registada em Molelos, embora nesta situação meteorológica grandes diferenças podem ocorrer devido a inversões localizadas. A análise da topografia numa carta militar devia lançar alguma luz sobre toda esta comparação.

Onde posso ter acesso a essas cartas militares? De qualquer forma nunca poderia averiguar a situação da estação do Keipha. Quanto a correções do sensor La Crosse, de facto não sei que termómetros é que estão a indicar corretamente a temperatura, nas últimas duas noites a estação do Keipha registou uma temp. mais baixa que o meu sensor, algo raro/impossivel antes de eu ter o sensor dentro do rs de rolo(geralmente a miníma do meu sensor La Crosse era sempre inferior). A solução talvez passe mesmo por um dia destes juntar de novo todos os sensores dentro de casa e averiguar as diferenças.
Entretanto eu gostava era de perceber se realmente há ou não diferença em colocar o sensor La Crosse dentro do rs de rolo, mas não posso ter o termómetro em 2 locais ao mesmo tempo:hehe:. Tenho ainda um outro sensor La Crosse que até já está a amarelo do sol (https://www.decathlon.pt/media/816/8161022/zoom_c3bf9eaa69384bceb1a9c1a692152b95.jpg) que até podia colocar no exterior, se a frequência de transmissão entre o meu sensor atual e o velho não fosse a mesma:(
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Inversão térmica imposibilitada hoje com o vento de leste. Contudo estou a observar algo interessante nos registos de temperatura entre o meu sensor e a Estação do Keipha. Desde que começou o vento de Leste o meu sensor tem apresentado a mesma temperatura que estação do Keipha, ou no máximo tem uma diferença de +-0.2ºC. Esta situação é ao mesmo tempo intrigante:intrigante::huh:.

Sensor La Crosse: 13.9ºC
Estação Molelos/Keipha (http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVISEUDI3#history) : 13.9ºC
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic