Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2015

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite. Segue-se uma noite idêntica à de ontem, céu limpo, vento geramente fraco e temperatura em queda. Às 21:12h o sensor acusava 13.7ºC, ou seja -0.4ºC relativamente às 21:12h de ontem.

Hoje iniciei um novo estudo no meu
(que já tem umas pequeninas diferenças comparativamente a esta foto:hehe:)
rkjcGs5.jpg
:lmao:, nomeadamente para auferir se há diferença entre medir a temperatura no interior do meu rs de rolo:lol:, e no exterior sem qualquer proteção. Deste modo coloquei mais 2 sondas auriol dentro do rs de rolo e mais outra sonda auriol fora do rs de rolo.

As mínimas que tenho retirado do meu sensor(dentro do rs de rolo) já têm sido mais consonantes com as mínimas da estação do Keipha (http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVISEUDI3#history) veremos se quando vier o Inverno a sério não aumenta a discrepância.

Uma das sondas auriol colocadas dentro do rs de rolo é destas(http://im9.cz/iR/importprodukt-orig/248/248dda0407ec2b13f2125130b778ccea.jpg), um pouco diferente das habituais sondas auriol para automóveis.

Entretanto temperatura atual de 13.5ºC.
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As mínimas que tenho retirado do meu sensor(dentro do rs de rolo) já têm sido mais consonantes com as mínimas da estação do Keipha (http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVISEUDI3#history) veremos se quando vier o Inverno a sério não aumenta a discrepância.

Interessante experiência de medir simultaneamente com e sem RS, um procedimento que devia ser feito em geral para todas as instalações. Os dois sensores são primeiro aferidos um com o outro em iguais condições lado a lado?

Qual é distância à estação do Keipha? A altitude e ambiente circundante são semelhantes?
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ha dias, surgiu uma nova estação nos arredores de Bragança, olhando para os dados tem potencial para ter bons registos de minimas, vamos ver.
Fica o link: http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IBRAGANA10#history

Interessante sem dúvida, apesar de estar a 754m, está rodeada de montanhas a NE, NW e especialmente a SW. Deve ficar cedo na sombra. Um pouco mais abaixo é que seria o ideal, ainda se situa ligeiramente na encosta.
Tem tido mínimas na ordem dos 6 a 7ºC, e já vai com 7,3ºC, 1º abaixo de Bragança.

Lamas de Mouro há duas horas estava nos 7,6ºC, talvez vá gear.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Interessante experiência de medir simultaneamente com e sem RS, um procedimento que devia ser feito em geral para todas as instalações. Os dois sensores são primeiro aferidos um com o outro em iguais condições lado a lado?

Qual é distância à estação do Keipha? A altitude e ambiente circundante são semelhantes?

Já mantive dentro de casa os sensores lado a a lado e geralmente têm diferenças variáves na ordem dos 0.2ºC, 0.3ºC ou mesmo 0:D. (Mas até podia elaborar um estudo mais preciso relativamente a isso).

Quanto à distância à estação do Keipha não posso precisar, nem as condições envolventes:(. Onde resido não é uma zona muito inclinada, por isso as hipóteses de inversão térmica por esse mesmo fator devem ser escassas, o ponto mais baixo e mais perto daqui está a cerca de 150m e coincide com um pequeno ribeiro, que deve até ser um bom ponto para fazer medições. Mas até lá a altitude baixa bastante.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Interessante sem dúvida, apesar de estar a 754m, está rodeada de montanhas a NE, NW e especialmente a SW. Deve ficar cedo na sombra. Um pouco mais abaixo é que seria o ideal, ainda se situa ligeiramente na encosta.
Tem tido mínimas na ordem dos 6 a 7ºC, e já vai com 7,3ºC, 1º abaixo de Bragança.

Estive a ver a carta militar, só alguns apontamentos, a estação encontra-se numa área de vale, relativamente perto de uma linha de água, está na base ( não existe qualquer curva de nivel entre a estação e linha de água) de uma encosta exposta a sul, portanto não deve ficar cedo à sombra, o proprio vale nem é muito encaixado.Existe algum potencial dado que na zona O/NO apresenta muitos valeiros e deve ser por lá que é gerado ar frio que depois movimenta-se e passa pela zona da estação. A dita estação até acusa a brisa de inversão, O/SO, a própria linha água encontra-se a SO. São sempre bem vindas estações meteorológicas, quantas mais melhor, desde que apresentem dados credíveis, claro.

Entretanto estão 5,6ºC por lá.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Hoje está a arrefecer mais rápido. De momento o meu sensor La crosse acusa 11ºC.

Quanto ao estudo de temperaturas que comecei ontem, mostrou-se um pouco inconclusivo para já (seguem-se os registos obtidos):

Mínimas do rs de rolo:
Sensor La Crosse: 8.8ºC
Sonda Auriol p/auto 1: 9.5ºC
Sonda Auriol(nova): 9.4ºC

Mínima externa ao rs de rolo (Se isto for verdade a conclusão para já a retirar é que o rs de rolo pouco está a favorecer a recolha de dados):
Sonda Auriol p/auto 2: 9.6ºC

Mínima Estação Molelos/Keipha (http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVISEUDI3#history) : 8.6ºC (Curiosamente a temperatura mínima registada ficou ainda mais abaixo daquela que foi registada pelo meu sensor, o que faz com que prevaleçam as dúvidas quanto à existência ou não de arrefecimento radiativo dentro do rs de rolo)
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mínima externa ao rs de rolo (Se isto for verdade a conclusão para já a retirar é que o rs de rolo pouco está a favorecer a recolha de dados):
Sonda Auriol p/auto 2: 9.6ºC

Interessante. Embora não tenha conhecimentos suficientes sobre o funcionamento dos sensores de temperatura, penso que o RS é mais indispensável no registo das temperaturas diurnas e não nas nocturnas; destina-se a proteger o sensor da radiação directa do sol ou das nuvens, bem como de objectos próximos iluminados. Por isso penso que o teste com as mínimas até mostrou valores consistentes entre as sondas Auriol. Quanto ao valor do La Crosse precisava de conhecer qual é o seu comportamento em comparação com as Auriol, em diferentes condições.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves