Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2017



Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Bom dia!
Todos os sensores têm uma margem de erro associada. Mesmo os melhores! Os mais correntes têm com frequência intervalos de 0,5ºC no erro associado à temperatura ambiente e inclusive 1ºC nos extremos de medição (>40ºC e <0ºC).
Portanto não há que cismar!

Boa tarde. A mínima chegou aos 2.8ºC, graças a uma madrugada na prática sem vento fraco nem brisa...

Neste momento prossigo com 13.8ºC e céu limpo, com alguma neblina sobre o Caramulo.

As temperaturas que tenho publicado aqui deixaram de ser dadas pela minha La Crosse Tec. WS 9251 (de quase 3 anos), dado que ando a testar este termo-higrómetro da Bresser , que no lidl saiu uma pechincha há uns meses atrás, bem mais barato do que este valor que está no site da Bresser.

Os valores de HR que tenho obtido receio que estão deflacionados, porque o meu RS é de rolo e de cartão, logo acho que os valores estão a sair incorretos, mas esperemos até que chegue um dia de nevoeiro, para despistar umas quantas de situações.

Relativamente a temperaturas, antes de ter construído o novo rs de rolo para este novo sensor, testei os valores do sensor externo da La Crosse com os do novo termo-higrómetro da Bresser, e simultaneamente com a temperatura registada pelo sensor interno do monitor da La Crosse. Bom a conclusão a que cheguei foi que os valores do sensor La Crosse externo estavam sempre 0.4ºC acima do valor registado pelo termo-higrómetro e pelo sensor interno da La Crosse, ou seja a La Crosse e termo-higrómetro, apresentavam grande parte do tempo a mesma temperatura, com diferença de 0.1ºC por vezes.

No entanto algo se passa por vezes de errado, apesar de estar a retirar os valores da Bresser, coloquei também lá fora junto deste, o La Crosse, e aquilo que verifico é que o que constatei no interior de casa deixou de ser sistemático e passou a ser um pouco variável, sendo que por vezes os sensores passam a ter diferenças de 0.6ºC e até valores superiores ou mesmo valores iguais (como agora), algo se passa que ainda não descobri do que se trata...

As principal crítica que faço a este termo-hirómetro é que só comunica de 1 em 1min com o monitor (contra os 3/4 s que demora a La Crosse), para além disso, o monitor também só está preparado para registar valores entre 20% e 95% de humidade, no entanto no visor do próprio termo-higro a faixa de valores é bem maior.




Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Por Bragança a mínima nem foi muito baixa (-1,3ºC) mas a pista de gelo que estão a montar no centro da cidade, desta vez congelou por fora!!

d1eac39f1f2a583e278757abb02d35d6.jpg



Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Bom dia!
Todos os sensores têm uma margem de erro associada. Mesmo os melhores! Os mais correntes têm com frequência intervalos de 0,5ºC no erro associado à temperatura ambiente e inclusive 1ºC nos extremos de medição (>40ºC e <0ºC).
Portanto não há que cismar!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Boas Z13,

Eu sei que todo e qualquer um sensor ou aparelho/instrumento de medição pode ter erro associado. Eu
só falei, porque quase que diria que o meu sensor La Crosse está descalibrado.

É que embora haja erros, não é minimamente estranho quando fiz testes dentro de casa, o sensor da Bresser apresentar sempre a mesma temperatura que o sensor interno da consola da La Crosse, e o sensor externo La Crosse manter sempre uma diferença de 0.4ºC comparativamente aos outros 2 (todos os sensores estavam juntos)?

Foi só por isso que falei, e por saber que o La Crosse já tem quase 3 anos, e já apanhou com chuva e já deu algumas quedas...

Agora dentro de casa este padrão era certinho, no exterior, tudo muda, ao cair da tarde/início da noite, os dois sensores aproximam muito a temperatura deles, por vezes não há diferença, mas isso talvez tenha a ver com a acentuada descida de temperatura e o facto do Bresser demorar 1min a comunicar com a consola. Ao longo da noite as diferenças (entre bresser e la crosse externo) aumentam geralmente para os 0.5ºC e por vezes chegam quase a 1ºC, mais para o fim da madrugada tende a estabilizar nos 0.4ºC/0.5ºC de diferença. Seria interessante elaborar um gráfico com estas variações todas:hehe:.

Hoje a mínima no Bresser foi de 2.3ºC e no La Crosse 2.7ºC (padrão normal dos 0.4ºC de diferença), mas agora por exemplo as temperaturas são iguais (20.1ºC), sendo que no RS de rolo da Bresser não bate sol, e no da La Crosse bate (o que poderia provar que como é um rs de rolo revestido com folhas brancas, está a refletir com alguma deficiência, deficiência essa que talvez se traduza nos 0.5ºC ou 0.4ºC a mais comparativamente ao Bresser)...
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Descida bastante rápida hoje, de momento sigo com 8.3ºC e com o teor de HR% a subir bem (55%).
 
  • Gosto
Reactions: joselamego