Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2023

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,864
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Aquilo será neve na Gralheira, a rodear o coreto?
image2-jpg-1698944478-1705.jpg

Rossão, lá perto e a altitude semelhante(11xx metros), desceu aos 1.8ºC por volta das 15h30.

Por aqui está a ser tarde de aguaceiros, a temperatura baixa até aos 8ºC por vezes.
8.4ºC, 38.6mm.
 
Última edição:


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,737
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)
Aquilo será neve na Gralheira, a rodear o coreto?
image2-jpg-1698944478-1705.jpg

Rossão, lá perto e a altitude semelhante(11xx metros), desceu aos 1.8ºC por volta das 15h30.

Por aqui está a ser tarde de aguaceiros, a temperatura baixa até aos 8ºC por vezes.
8.4ºC, 38.6mm.

Aposto mais que seja granizo, mas... :intrigante:
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,864
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
7.7°C, 39.4mm, máxima de 15.3°C, por volta das 3h.

Esta árvore caiu também, acho que desde a Leslie que não havia árvores deste porte a cair, por aqui.
Screenshot_20231102_185038_Maps.jpg
 
Última edição:

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
9ºC, chove moderadamente na última meia hora, 36.3mm desde as 0h.

Nova estação wunderground no centro de Vila Nova de Paiva, a 792 metros de altitude.
A precipitação acumulada não corresponde ao total do dia.
vnp23.jpg

O mapa estava com um grande vazio nesta zona, bom acrescento, continuo à espera é de uma em Penedono!

Boas,

Essa estação é da minha responsabilidade.
Fica mesmo no centro da Vila. Não fica num sítio bom, nem pouco mais ou menos. Pois fica rodeada de edificios em 2/3 da sua localização. Contudo para temperatura e precipitação espero ter resultados fiáveis. Os 19mm são fruto de algumas experiências anteriores. :) e nem me lembrei de apagar.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,864
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Boas,

Essa estação é da minha responsabilidade.
Fica mesmo no centro da Vila. Não fica num sítio bom, nem pouco mais ou menos. Pois fica rodeada de edificios em 2/3 da sua localização. Contudo para temperatura e precipitação espero ter resultados fiáveis. Os 19mm são fruto de algumas experiências anteriores. :) e nem me lembrei de apagar.
São os valores que mais me interessam também :lol: , a minha estação por exemplo é inútil quanto aos registos do vento.
A estação do ipma de Vila Nova de Paiva tem muitas falhas na precipitação, a tua estação virá confirmar como verdadeiramente chuvosa é essa zona, a do ipma, mesmo tendo falhas quase todos os dias, por 1,2,3 horas, acabou o mês de Outubro com mais de 500mm, acima dos valores de estações em redor de Castro Daire, só foi inferior às zonas montanhosas do Caramulo, Lafões e Montemuro.
vnpqivq.jpg

Eu mais ano menos ano vou ver se instalo uma em Casfreires do lado de lá do monte, mas Vila Nova de Paiva consegue ser mais fria, não sei se haverá terra mais fria no distrito, abaixo dos 800m de altitude, a estação do ipma acaba é por ter mínimas relativamente altas em situações de anticiclone, pois pelo mapa do ipma dá para perceber que está algures na zona norte da circular, num alto, a tua parece estar mais próxima do rio(mas ainda algo distante para ter boas inversões, mas só vendo, é esperar... :D ).
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,795
Local
Loures
Boa noite.

Vim passar uns dias à terrinha, numa aldeia perto de Tábua.

Hoje pelas 4h30, chegada da frente fria com chuva muito forte e acompanhada de bastante vento. Já com o momento mais forte a cessar, fiz este vídeo. A rua tornou-se um autêntico ribeiro.




Hoje ao final da manhã desloquei-me até à Serra da Estrela. Que dizer... Se tivesse de resumir numa palavra, diria medonho, devido ao vento muito intenso que se fazia sentir. Primeira nota para a visibilidade muito reduzida, talvez uns 50 metros, a partir dos 700/800 metros (lembro-me de passar em Valezim já sem conseguir ver nada).

Estacionei primeiramente no Parque de Merendas da N338, "perto" de Loriga, a 1300 metros de altitude. Estive bastante tempo lá parado a decidir o que fazer, se ficava por ali, arriscava subir mais, ou ia-me embora. Isto enquanto o carro abanava por todos os lados, o que fazia aumentar o desejo de ir embora.

Mas momentaneamente acalmou e subi até à Lagoa Comprida, com o objetivo de ver alguma queda de neve (1600 metros). Cheguei lá pouco antes das 13h, arrisco-me a sair do carro e subir até à Lagoa para ver o estado da coisa. E novo temporal... Fiz um breve vídeo e regressei ao carro. Vento muitíssimo forte, sendo que no regresso ao carro tive mesmo de me agachar e esperar que o vento acalmasse, pois era impossível andar contra o vento, se não o fizesse tinha ido ao chão. Uma estação nas Penhas da Saúde registou, por duas vezes, rajadas de 98km/h por volta desta hora.




A temperatura era de 1,5ºC, e no final do aguaceiro, lá consegui ver, finalmente, a primeira precipitação na forma não líquida. Quando o aguaceiro parou, decidi ir embora, pois com a temperatura a descer, temia que as condições para conduzir se tornassem ainda mais complicadas. Saí de lá com 1,0ºC.

Nestes vídeos veem-se meia-dúzia de farrapos. Foi o melhor que consegui, as condições não ajudaram.







Depois estacionei novamente no Parque de Merendas anteriormente mencionado, e ainda caiu alguma água-neve, pelas 14h.

Uma jornada perigosa, mas uma verdadeira aventura :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,193
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Hoje ao final da manhã desloquei-me até à Serra da Estrela. Que dizer... Se tivesse de resumir numa palavra, diria medonho, devido ao vento muito intenso que se fazia sentir. Primeira nota para a visibilidade muito reduzida, talvez uns 50 metros, a partir dos 700/800 metros (lembro-me de passar em Valezim já sem conseguir ver nada).

Estacionei primeiramente no Parque de Merendas da N338, "perto" de Loriga, a 1300 metros de altitude. Estive bastante tempo lá parado a decidir o que fazer, se ficava por ali, arriscava subir mais, ou ia-me embora. Isto enquanto o carro abanava por todos os lados,o que fazia aumentar o desejo de ir embora. [...]
A temperatura era de 1,5ºC, e no final do aguaceiro, lá consegui ver, finalmente, a primeira precipitação na forma não líquida. Quando o aguaceiro parou, decidi ir embora, pois com a temperatura a descer, temia que as condições para conduzir se tornassem ainda mais complicadas. Saí de lá com 1,0ºC.
Aqui está a explicação pela qual as estradas na Serra da Estrela fecham quando há tempestades de neve, para as pessoas que gostam de dizer mal disso. A Serra da Estrela não tem qualquer proteção dos ventos vindos do mar devido à sua proeminência, o que, aliado à estrada estreita, ao gelo e à pouca visibilidade em situações de tempestade, torna a condução no maciço central extremamente perigosa. :unsure:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,251
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
São os valores que mais me interessam também :lol: , a minha estação por exemplo é inútil quanto aos registos do vento.
A estação do ipma de Vila Nova de Paiva tem muitas falhas na precipitação, a tua estação virá confirmar como verdadeiramente chuvosa é essa zona, a do ipma, mesmo tendo falhas quase todos os dias, por 1,2,3 horas, acabou o mês de Outubro com mais de 500mm, acima dos valores de estações em redor de Castro Daire, só foi inferior às zonas montanhosas do Caramulo, Lafões e Montemuro.
vnpqivq.jpg

Eu mais ano menos ano vou ver se instalo uma em Casfreires do lado de lá do monte, mas Vila Nova de Paiva consegue ser mais fria, não sei se haverá terra mais fria no distrito, abaixo dos 800m de altitude, a estação do ipma acaba é por ter mínimas relativamente altas em situações de anticiclone, pois pelo mapa do ipma dá para perceber que está algures na zona norte da circular, num alto, a tua parece estar mais próxima do rio(mas ainda algo distante para ter boas inversões, mas só vendo, é esperar... :D ).
Por acaso tenho sempre a impressão que essa estação de Vila Nova de Paiva acumula mais do que aquilo que realmente chove. Acho estranho, por exemplo, ser muito mais chuvosa que Várzea da Serra. Na EMA do Mezio, aqui ao lado, o pluviômetro contava a dobrar. A estação está à beira da estrada, impecável, mas nunca chegou a ser resolvido o problema da precipitação.

Quanto ao tempo, aguaceiros frequentes que desde a hora de almoço tem sido acompanhados de granizo fino. A temperatura tem andado nos 5-6C.
A mínima foi de 4,7C às 15h45.
Rajada de 91,1km/h.
Precipitação nos 39,8mm.

De resto, água por todo o lado.
IMG_20231102_124145.jpg
 

Sleet

Cumulus
Registo
2 Dez 2010
Mensagens
133
Local
Loriga, Seia (800m)
Primeira nota para a visibilidade muito reduzida, talvez uns 50 metros, a partir dos 700/800 metros (lembro-me de passar em Valezim já sem conseguir ver nada).

Estacionei primeiramente no Parque de Merendas da N338, "perto" de Loriga, a 1300 metros de altitude. Estive bastante tempo lá parado a decidir o que fazer, se ficava por ali, arriscava subir mais, ou ia-me embora. Isto enquanto o carro abanava por todos os lados, o que fazia aumentar o desejo de ir embora.
Esse cenário de nevoeiro bastante fechado é habitual por estas bandas no outono/inverno, o que torna a condução bastante difícil. E até há pouco tempo nem a N231 nem a N338 tinham praticamente sinalização horizontal, o que ainda complicava mais... depois de muitas reclamações a IP finalmente lá se resolveu a intervir.
Mas nesse aspecto não há zona pior que o planalto da Torre. Já cheguei a fazer Torre - Lagoa Comprida a uma velocidade de 15-20 km/h, a visibilidade nessa noite não devia chegar sequer aos 10 metros. Fui-me guiando pelas marcações na estrada junto ao carro para ir mudando de direção, era como se estivesse a conduzir de frente para uma parede.

Curioso relatares o vento bastante forte no parque de merendas, visto que aqui em baixo na vila, fora algumas rajadas mais fortes, foi um dia de vento moderado, mas sem nada de especial a relatar. Chuva sim, quase 38 mm acumulados, e as primeiras temperaturas a fazer lembrar o inverno.
 
Última edição:

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,864
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
12.2ºC, 90%hr.
Tempo encoberto, sem chuva nas últimas 2 horas.
6.4mm desde as 0h, 76mm em Novembro.

 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,973
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Ontem por volta das 4h30m da manhã foi registado uma rajada de 146,5km/h na estação meteorológica na zona da torre da serra da estrela, dados meteoestrela.