Boa noite.
Vim passar uns dias à terrinha, numa aldeia perto de Tábua.
Hoje pelas 4h30, chegada da frente fria com chuva muito forte e acompanhada de bastante vento. Já com o momento mais forte a cessar, fiz este vídeo. A rua tornou-se um autêntico ribeiro.
Hoje ao final da manhã desloquei-me até à Serra da Estrela. Que dizer... Se tivesse de resumir numa palavra, diria medonho, devido ao vento muito intenso que se fazia sentir. Primeira nota para a visibilidade muito reduzida, talvez uns 50 metros, a partir dos 700/800 metros (lembro-me de passar em Valezim já sem conseguir ver nada).
Estacionei primeiramente no
Parque de Merendas da N338, "perto" de Loriga, a 1300 metros de altitude. Estive bastante tempo lá parado a decidir o que fazer, se ficava por ali, arriscava subir mais, ou ia-me embora. Isto enquanto o carro abanava por todos os lados, o que fazia aumentar o desejo de ir embora.
Mas momentaneamente acalmou e subi até à Lagoa Comprida, com o objetivo de ver alguma queda de neve (1600 metros). Cheguei lá pouco antes das 13h, arrisco-me a sair do carro e subir até à Lagoa para ver o estado da coisa. E novo temporal... Fiz um breve vídeo e regressei ao carro. Vento muitíssimo forte, sendo que no regresso ao carro tive mesmo de me agachar e esperar que o vento acalmasse, pois era impossível andar contra o vento, se não o fizesse tinha ido ao chão. Uma
estação nas Penhas da Saúde registou, por duas vezes, rajadas de 98km/h por volta desta hora.
A temperatura era de 1,5ºC, e no final do aguaceiro, lá consegui ver, finalmente, a primeira precipitação na forma não líquida. Quando o aguaceiro parou, decidi ir embora, pois com a temperatura a descer, temia que as condições para conduzir se tornassem ainda mais complicadas. Saí de lá com 1,0ºC.
Nestes vídeos veem-se meia-dúzia de farrapos. Foi o melhor que consegui, as condições não ajudaram.
Depois estacionei novamente no Parque de Merendas anteriormente mencionado, e ainda caiu alguma água-neve, pelas 14h.
Uma jornada perigosa, mas uma verdadeira aventura