Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2025

8.3ºC, 72%hr.
Máxima de 11.8ºC, a sétima mais baixa que registei em Novembro desde que tenho estação(2022 inclusive).

O primeiro dia da temporada com média diária "invernal".

Extremos: -0,7ºC / 10,6ºC

Por agora, vento de oeste, 5,4ºC e uma sensação térmica de 3,6ºC.

Hoje fui dar um giro ao final da tarde e já depois de escurecer senti frio, tenho de confessar. Vale o que vale. Cheguei ao trabalho sem ter a certeza se tinha todas as extremidades comigo. Entretanto posso confirmar que sim.

Aqui desceu um bocadinho mais, 2.4ºC de mínima.

Pelas estações amadoras do distrito.
Couto de Cima, Viseu:-2.6ºC; Povolide, Viseu:-2.5ºC; Paredes Velhas, Vouzela:-2.4ºC; Britiande, Lamego:-2.4ºC
Nos meus dataloggers remotos: Bóco, Penalva do Castelo:-6.9ºC; Bustelo, Castro Daire:-6.8ºC

Penalva do Castelo(ipma) seguia a mais fria da rede às 7h, com -1.9ºC.

Última edição:
Bom dia.

Pelas Barras (Tábua) mínima de 1,2ºC no meu sensor.

Amanhecer com algum nevoeiro no Mondego, com o Caramulinho ao fundo :)

É Carregal do Sal a localidade que se vê do lado de lá do Mondego?
Ou Santa Comba Dão? Ou talvez uma localidade entre as duas, como São João de Areias... Fiquei curioso.

Última edição:
Aqui desceu um bocadinho mais, 2.4ºC de mínima.

Pelas estações amadoras do distrito.
Couto de Cima, Viseu:-2.6ºC; Povolide, Viseu:-2.5ºC; Paredes Velhas, Vouzela:-2.4ºC; Britiande, Lamego:-2.4ºC
Nos meus dataloggers remotos: Bóco, Penalva do Castelo:-6.9ºC; Bustelo, Castro Daire:-6.8ºC

Penalva do Castelo(ipma) seguia a mais fria da rede às 7h, com -1.9ºC.
O teu sensor em Várzea ia lançado: -5,7ºC às 00h56. Entretanto apareceu o vento e a temperatura disparou para os 0ºC.
Na minha estação esteve vento a noite toda. A mínima foi de 0,7ºC logo às 0h, mas depois andou a noite toda nos 3ºC.

Cotelo também não baixou muito.

Já nos 9.8ºC, 51%hr, céu limpo.
Ainda 1ºC no centro de São Pedro do Sul
spsul.jpg

Pelo sat24 percebe-se que há por lá um pedacinho de nevoeiro que neste momento pouco mais cobre que a cidade.
Mínima de -1.3ºC por lá.

O teu sensor em Várzea ia lançado: -5,7ºC às 00h56. Entretanto apareceu o vento e a temperatura disparou para os 0ºC.
Na minha estação esteve vento a noite toda. A mínima foi de 0,7ºC logo às 0h, mas depois andou a noite toda nos 3ºC.

Cotelo também não baixou muito.
Várzea é algo sensível ao vento, mas normalmente começa as noites de modo gélido, sendo frequentemente o datalogger mais frio até por volta das 0h.
Hoje foi a 25º mínima negativa deste Outono por lá, desde 1 de Setembro(no Verão já tinha registado duas mínimas negativas). Novembro segue com uma média de mínimas de 1.9ºC.
Próxima noite acredito nos primeiros -8ºC da temporada, talvez no Cotelo/Segões, em princípio a noite será menos ventosa.
Depois 2 ou 3 dias de chuvinha, e voltam as grandes mínimas à carga para a semana que vem.

Última edição:
Não sei se é a primeira nevada da temporada, mas é a primeira vez que é visível daqui. A montanha tem um pouco mais de 2000 metros de altitude.
DSCN8070.webp

Cá por baixo, uma noite e dia ventosos e com pouca geada. Valores mínimos altos, mas uma máxima mais contida.

Extremos do dia até ao momento: 1,5ºC / 9,9ºC

Por agora 5,9ºC e quase não há vento.