Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2009



amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Boa tarde, céu com poucas nuvens, vento fraco.
Temperatura:25,6ºC.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Resumo do dia 10/9/2009:

Céu em geral muito nublado, durante a manhã e a partir do meio da atarde, sendo pouco nublado a limpo ao meio do dia, começando nessa altura a convecção.
Aguaceiros moderados a forte durante a tarde, sendo fracos a imoderados durante a manhã e acompanhados de trovoada.
Vento em geral moderado a forte, com rajadas de N na ordem dos 40km/h.

Tºmáx.30.9ºC
Tºmín:17.9ºC
Tºméd:23.2ºC
Precipitação(mm):16.4mm
Rajada máx:43.2km/h
Horas de sol:9.1h
HR méd:59.3%
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Por aqui hoje, ao contrário do dia de ontem a convecção manteve-se ao longe, mas muito activa, conseguindo ouvir-se trovões de células que estavam atrás da Serra da Estrela, ou seja, a mais de 80km!;)
Mas surpreendi-me como a convecção não me afectou, pois a única pois que surgiu foram grandes molhos de cirrocumulus que rapidamente rubricam o céu, que regra geral, significa que o ar está saturado...:(

Neste momento o céu está limpo e a temperatura bem fresca, assim como a HR BASTANTE AGRADÁVEL.:D

Actuais 24.1ºC, 69% de Hr e 1013.1hPa.:rolleyes:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
POr cá tudo muito calmo, sem vento, fresco, mas com uma elevada queda da Hr.

Actuais 19.4ºC, 59% de Hr e 1014.2hPa.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Que pena não haver ninguém no Planalto Mirandês para relatar as observações meteorológicas daquela bela região ... e onde eu várias vezes por ano costumo estar ... dado ser a minha segunda terra natal ... como tenho pouco tempo disponível e ainda não tenho portátil, quando lá vou não relato os acontecimentos aqui no forum, mas há-de chegar esse dia ... aquela terra é responsável pela minha paixão meteorológica ... os gelos no Inverno e as trovoadas no Verão são ambos magníficos, e eu tenho tido a sorte das minhas idas coincidirem muitas vezes com excelentes episódios climatéricos ... mas pelo menos temos a malta de Bragança (Dan, Fil, Zoelae, etc.) para ter uma visão aproximada do que lá se passa ... :)
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Por aqui sem novidades, céu limpo e a temperatura 19,3ºC
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,518
Local
Bragança (675m)
Por agora 22,7ºC. Um pouco mais fresco que em dias anteriores por esta hora.


Extremos de hoje:

20,0ºC / 29,5ºC
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Aqui tenho 20,4ºC, 34%, 1017 hPa, vento fraco de leste e céu limpo. A humidade hoje variou entre os 19% e 34%. A máxima e mínima foi de 18,7ºC / 27,9ºC.

Se não estou em erro hoje Bragança (e possivelmente outros locais) entrou oficialmente em onda de calor, e já lá vão umas quantas este ano. Dan, confirmas?