Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2014



Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Corroboro aqui a observação dos colegas da zona, em como até há cerca duma meia hora, para SE se via muito desenvolvimento vertical, uma bigorna enormíssima e mammatus como não via há largos anos.
Infelizmente, já fui tarde para fotografar o pico, mas ainda apanehi alguma coisa...

gwQbdXR.jpg

r83ANGr.jpg

MI0ur6k.jpg

kjn34MY.jpg

plnHwDw.jpg

:thumbsup:

__________________________________________
Por Viseu, a tarde foi calma, sendo que desde início da manhã que não chove absolutamente nada. O vento tem estado calmo ou até mesmo parado, a temperatura bastante agradável, apesar de a meio da tarde ter estado um ambiente bem abafdo, devido à elevada humidade no ar.

Atuais 20,6ºC e 84%HR.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
como tinha dito cá vão as fotos de abocado. tiradas de telemóvel, a qualidade não e grande coisa. ´

jKWrS0k.jpg


gnTiGl0.jpg


sA4Kf7L.jpg


fue5Xzd.jpg
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Então aí choveu mais do que aqui
o meu pluviometro mediu 11 mm
choveu desde madrugada até perto das 10 e 30

Sim, era meio-dia e ainda chovia bem, pessoas de família disseram que ouviram uns trovões ao longe durante a madrugada, mas seriam para a zona de Sabrosa, uma zona que é bastante afetada nestes acontecimentos, gostava de saber porque :hmm:.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,780
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas noites

Penso que com a colecção de belas fotos apresentadas aqui é-me impossível dizer que este evento tenha sido um fiasco, embora esta seja uma opinião pessoal que pode estar enviesada pela paixão que tenho pela fotografia. Parabéns a todos pelo trabalho fotográfico! :thumbsup:
Foi um evento típico em que os fenómenos são bastante localizados e não há uma distribuição geral homogénea que contente assim todos nós. Observando sistemática e pormenorizadamente os registos de radar, de descargas eléctricas e de estações houve eventos realmente de grande potência que talvez não tenham sido seguidos, observados ou medidos, isto é, testemunhados de alguma forma por membros desta comunidade. Só para dar um exemplo, se a célula que passou a Leste de Coruche tivesse passado sobre Lisboa, o espectáculo teria sido testemunhado por muita gente e o "evento" e sua previsão teriam sido considerados positivos. Mas como foi "perdida" numa zona com baixa densidade de observadores e de medições, quase passou despercebida. E como ela podem ser apontadas muitas outras. Houve pois uma concentração em áreas e rarefacção noutras, típico destas situações.
:)