) teve um período muito curto de duração; comecei a observá-la a partir das 18h e teve um grande crescimento entre as 18:30h e as 18:40h tendo começado a formar a sua bigorna bastante fibrosa às 18:45h. Ainda assim e apesar das minhas dúvidas creio que a célula mais a sul que assinalei no mapa seja a que fotografei.
e seco
...nunca mais chega o outono
,já enjoa tanto sol,com 24.5ºC e o vento de ESE...é só ar quente
.
...abrasar
,com 26.7ºC
e vento continua fraco de ESE.
...tal como ontem,algumas nuvens em volta...para decoração para a tarde
,com 27.9ºC
e vento fraco.
...mais nuvens,algumas já se vão esticando
,com 29.1ºC...vai subindo.
,mais nuvens,algumas já em formato grande
,tudo ao longe
,com 30.5ºC
.A dita nuvem/célula(penso que a posso considerar uma cumulonimbus calvus) teve um período muito curto de duração; comecei a observá-la a partir das 18h e teve um grande crescimento entre as 18:30h e as 18:40h tendo começado a formar a sua bigorna bastante fibrosa às 18:45h. Ainda assim e apesar das minhas dúvidas creio que a célula mais a sul que assinalei no mapa seja a que fotografei.
muito bom este "filme"! Se a direcção em que as fotos foram tiradas foi quadrante sul desde Tondela seria esta sim. Mesmo que tenham sido tiradas a caminho do Buçaco, teria que ser essa assinalada mais a sul, a outra estava muito distante e seria oculta por esta. Hesito em chamá-la de CB Calvus nas primeiras fotos, ainda lhe faltava mais desenvolvimento no topo e base maior, é um congestus, na minha opinião; nas últimas sim.
Nas fotos das 18:55-18:59 estou um bocado confuso com a situação/direcção, leva-me a pensar que se trata da célula do Fundão (dexou 0,2 mm na IPMA, e não há mais registos ontem pelo interior)
! Nas tais fotos das 18:55 às 18:59 a bigorna vísivel pertence ao tal CB Calvus, as nuvens à sua esquerda penso que são residuais e não integravam qualquer célula. Já as nuvens à direita da bigorna (visiveis na foto geral) estavam sobre a Serra da Estrela, mas também achei estranho não as conseguir ver com nitidez, ainda para mais no radar, as células da Estrela tinham ecos mais robustos que a célula com o CB Calvus, tanto que as fotos ficaram com pouca nitidez
...