Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2015



ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

dia de sol, com com céu nublado depois do meio da tarde. o vento esteve fraco a moderado também depois do meio da tarde ate ao inicio da noite.

actualmente esta o céu nublado, vento agora fraquinho e sigo com 21.3ºC

temperaturas de hoje: 13.7ºC mínima \ 30.3ºC máxima
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa noite.
Na tarde passada a caminho do Buçaco foi possivel visualizar o enfraquecimento das células após formarem a bigorna. Provavelmente por falta de cisalhamento (não sei como estava este parâmetro hoje), mas creio que também devido essencialmente a uma atmosfera muito seca, que levou a que o ar extremamente frio da tropopausa se opusesse ao updraft.

Trago-vos primeiramente imagens de uma destas células que assinalei no mapa do radar de Arouca:
R0x20ZK.png


A dita nuvem/célula(penso que a posso considerar uma cumulonimbus calvus :intrigante:) teve um período muito curto de duração; comecei a observá-la a partir das 18h e teve um grande crescimento entre as 18:30h e as 18:40h tendo começado a formar a sua bigorna bastante fibrosa às 18:45h. Ainda assim e apesar das minhas dúvidas creio que a célula mais a sul que assinalei no mapa seja a que fotografei.

Entre as 18:23h e 18:25h:
cIH8dIN.jpg

K2RQGOr.jpg


Às 18:31h
5pxywEd.jpg

BnEZGab.jpg


Formação da bigorna e enfraquecimento/morte da célula - fotos das 18:55h às 18:59h:
qWfFskw.jpg

mh16kvM.jpg


Captei ainda o aparato de células para trás da Serra da Estrela (Das 18:57h às 19h):
QHdb1C2.jpg

IRapjHS.jpg


Imagem geral:
LPqMLvc.jpg
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa tarde! Para norte vai um grande aparato de estratocumulus e cumulus mediocris, aliás hoje há um pouco destas nuvens em todas as direções, se bem que para Este já se vão vendo cumulus congestus. De referir que para Norte houve já crescimento de uma cumulus congestus que se desfez em três tempos.

Sigo com 29.5ºC e vento fraco.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,582
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A dita nuvem/célula(penso que a posso considerar uma cumulonimbus calvus :intrigante:) teve um período muito curto de duração; comecei a observá-la a partir das 18h e teve um grande crescimento entre as 18:30h e as 18:40h tendo começado a formar a sua bigorna bastante fibrosa às 18:45h. Ainda assim e apesar das minhas dúvidas creio que a célula mais a sul que assinalei no mapa seja a que fotografei.

:thumbsup: muito bom este "filme"! Se a direcção em que as fotos foram tiradas foi quadrante sul desde Tondela seria esta sim. Mesmo que tenham sido tiradas a caminho do Buçaco, teria que ser essa assinalada mais a sul, a outra estava muito distante e seria oculta por esta. Hesito em chamá-la de CB Calvus nas primeiras fotos, ainda lhe faltava mais desenvolvimento no topo e base maior, é um congestus, na minha opinião; nas últimas sim.
Nas fotos das 18:55-18:59 estou um bocado confuso com a situação/direcção, leva-me a pensar que se trata da célula do Fundão (dexou 0,2 mm na IPMA, e não há mais registos ontem pelo interior)
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
:thumbsup: muito bom este "filme"! Se a direcção em que as fotos foram tiradas foi quadrante sul desde Tondela seria esta sim. Mesmo que tenham sido tiradas a caminho do Buçaco, teria que ser essa assinalada mais a sul, a outra estava muito distante e seria oculta por esta. Hesito em chamá-la de CB Calvus nas primeiras fotos, ainda lhe faltava mais desenvolvimento no topo e base maior, é um congestus, na minha opinião; nas últimas sim.
Nas fotos das 18:55-18:59 estou um bocado confuso com a situação/direcção, leva-me a pensar que se trata da célula do Fundão (dexou 0,2 mm na IPMA, e não há mais registos ontem pelo interior)

Obrigado:D! Nas tais fotos das 18:55 às 18:59 a bigorna vísivel pertence ao tal CB Calvus, as nuvens à sua esquerda penso que são residuais e não integravam qualquer célula. Já as nuvens à direita da bigorna (visiveis na foto geral) estavam sobre a Serra da Estrela, mas também achei estranho não as conseguir ver com nitidez, ainda para mais no radar, as células da Estrela tinham ecos mais robustos que a célula com o CB Calvus, tanto que as fotos ficaram com pouca nitidez:(...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic