Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2022



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,222
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vista da Torre para sudeste:

cam_30.jpg
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,927
Local
Cabanas - Palmela (75m)

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m

Mais uma estação que confirma a precipitação intensa para aqueles lados...
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Por aqui, dia incomodativamente quente. Acordei logo com calor às 7h da manhã e cheguei a medir a temperatura porque me sentia tão quente que julguei poder ter febre. Não tinha, claro. Depois percebi que não era só eu. Miúdos, colega, amiga tudo a queixar-se do calor. A meio da tarde encobriu e parecia ameaçador/prometedor mas, que desse conta, não aconteceu nada.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,691
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
25.5ºC
Por aqui apenas uns pingos e calor abafado, máxima mais quente do mês com 32.3ºC.

21.1mm
em Oliveira do Conde, Carregal do Sal, a chuva/trovoada foi tão forte que a estação foi abaixo, provavelmente ainda terá chovido mais.
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa noite a todos! Hoje aqui por Vila Real o dia foi quentinho, a minha estação chegou aos 32ºC, a única situação de maior instabilidade foi uma trovoada que se desenvolveu ali na zona do Marão que originou uns 10 mm de precipitação (vejam aqui os dados da estação instalada no alto da serra: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISANTA383/graph/2022-09-20/2022-09-20/daily). No mapa, podem encontrar a minha estação nas proximidades da cidade.
E como é que tem sido este mês de setembro aqui na minha zona? Para começar, vamos já com 71,2 mm de precipitação acumulada desde o início do mês, bem melhor do que os 2,2 mm de agosto. A temperatura máxima foi atingida hoje mesmo (32,4ºC). E como foi a passagem da Danielle? Chuvosa mas calma. A maior parte da chuva ocorreu nas madrugadas dos dias 13 (ocorreu inclusive alguma trovoada por volta das 3h30 da manhã, até a minha estação apanhou por volta das 3h40 cerca de 0,08 W/m2 de radiação solar, ou seja, a luz de um raio/clarão) e 14 (não trovejou mas a chuva caiu e bem, praticamente sem parar, entre as 0h30 e as 5h30). Ou seja, já foi uma boa rega.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,203
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

Na madrugada de segunda-feira assisti a uma belíssima trovoada em Miranda do Douro. Já há muito que não via tantos raios! :w00t:
Foram várias horas de festival elétrico. Infelizmente não tinha levado o tripé, pelo que nem sequer me atrevi a tentar fotografar alguma coisa. Limitei-me, portanto, a observar o espetáculo :cool:

A meio da manhã, em passeio pelo centro histórico, ainda consegui apanhar uns bonitos mammatus:

TIMI5AU.jpg


No regresso ao Porto já durante a tarde, viemos sempre acompanhados por brutais nuvens de trovoada. Uma delas chegou mesmo a "apanhar-nos". Deu para lavar um bocadinho o carro :D