Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2022



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,741
Local
Loures
61.9mm em Chãs de Tavares, entre Mangualde e Fornos de Algodres.

Impressionante, 61.9mm entre as 17h e as 18h :surprise:

vQIf4QL.png
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,670
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Impressionante, 61.9mm entre as 17h e as 18h :surprise:

vQIf4QL.png

:intrigante:Parece difícil confirmar esse acumulado das 17h às 18h. A única estação mais próxima é Travancela e tem 38,9 mm no mesmo período.
A CIM de Chã de Tavares está isolada e teve um período de horas hoje sem registos publicados. Já no dia 15 também teve interrupção que invalidou os totais diários.
Ainda não transmitiu o acumulado da última hora, está em branco, enquanto todas as estações da rede já têm valor das 18 utc.
Algo se passa com o pluviómetro. :unsure:
Só analisando em detalhe as imagens do radar se pode ainda dar alguma confiança ao acumulado horário de 61,9 mm isolado.
Para já, até parece plausível, teve ecos pelo menos amarelos sempre em cima desde as 16:20 às 17:00 e atingiram o vermelho e o roxo inclusivamente.
A exposição ao feixe do radar de Arouca é excelente, até ao solo.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,670
Local
Viso Norte, Viseu (520m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Novas inundações na aldeia de Sameiro, no concelho de Manteigas:



E tão mais preocupante observar que a estação WU do Sameiro, embora no fundo do vale, registou um valor isolado de cerca de 19 mm em vinte minutos (total diário vai em 20,3 mm).
Claro que é um valor muito elevado mas nada incomum em trovoadas. Faz pensar o que vai acontecer com chuvas fortes mais persistentes durante o Outono/Inverno ou ainda com próximas trovoadas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Carapito, Aguiar da Beira
Carapito situa-se cerca de 15 Km a nordeste de Chã de Tavares. à volta as estações WU mais próximas têm apenas alguns milímetros. É interessante verificar que no radar aparece um alinhamento de ecos fortes, o mesmo que afectou Chã de Tavares, que se estende para nordeste e abrange Carapito.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,670
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Carapito situa-se cerca de 15 Km a nordeste de Chã de Tavares. à volta as estações WU mais próximas têm apenas alguns milímetros. É interessante verificar que no radar aparece um alinhamento de ecos fortes, o mesmo que afectou Chã de Tavares, que se estende para nordeste e abrange Carapito.
Certíssimo.
Aqui em Viseu, a apenas 1.5km de onde estou nada choveu.
Em Travancela, Sátão caíram cerca de 30mm em 20 minutos, eu acredito no valor de Chãs de Tavares, o pluviómetro vai tendo falhas desde que apareceu no mapa em 2020, mas penso que não acumula os valores de umas horas para outras, e nunca regista valores absurdos em eventos de frentes atlânticas.

Já li outros relatos no facebook de uma aldeia 2km a Norte, Mareco, Penalva do Castelo, que também deve ter tido acumulados assustadores.
 

Cesar

Nimbostratus
Registo
21 Nov 2016
Mensagens
1,331
Local
Aguiar da Beira
Carapito situa-se cerca de 15 Km a nordeste de Chã de Tavares. à volta as estações WU mais próximas têm apenas alguns milímetros. É interessante verificar que no radar aparece um alinhamento de ecos fortes, o mesmo que afectou Chã de Tavares, que se estende para nordeste e abrange Carapito.
Eu acho que Carapito Aguiar da Beira não está a 15 km deve ser um pouco mais.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Certíssimo.
Aqui em Viseu, a apenas 1.5km de onde estou nada choveu.
Em Travancela, Sátão caíram cerca de 30mm em 20 minutos, eu acredito no valor de Chãs de Tavares, o pluviómetro vai tendo falhas desde que apareceu no mapa em 2020, mas penso que não acumula os valores de umas horas para outras, e nunca regista valores absurdos em eventos de frentes atlânticas.

Já li outros relatos no facebook de uma aldeia 2km a Norte, Mareco, Penalva do Castelo, que também deve ter tido acumulados assustadores.

Está bem então, pode ser válido, aliás o radar de certa forma confirma, não só pela intensidade dos ecos como pela persistência.

Eu acho que Carapito Aguiar da Beira não está a 15 km deve ser um pouco mais.
Em linha recta é um pouco mais, sim, medi no Google Earth cerca de 18-19 Km. Por estrada ( e tem curvas) são 22,5 Km. O valor que dei foi à vista, era meramente indicativo.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estava a verificar os acumulados hoje e vinha agora mesmo perguntar pelo valor incrível de Chãs de Tavares, não me lembro de um valor horário tão alto nos últimos anos

Mas há registos e homologados pelo IPMA. Por exemplo no Algarve nos anos 80.
Nos últimos anos, só vasculhando bem aqui, mas devem ser raros. Teoricamente, depende sempre da situação da estação, portanto até deve ter havido na realidade acumulados pontuais muito maiores. É preciso é sorte que uma estação estivesse no lugar certo.

Neste caso surpreendeu-me porque já estava até a duvidar dos 40 mm/hora de Travancela e haver poucas estações sequer perto dos 20 mm.