Seguimento - Janeiro 2006

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Sí Fil, Almansa está en la provincia de Albacete. En Albacete la noche pasada también se acercaron a los -20 ºC. El récord de esta ciudad es de -24 ºC. A ver hoy. A las 10 de esta noche tenían -15 :shocking: :shocking:

Un mapa que define la situación actual (tanto frio como en el este de la Rusia Europea)

http://www.wetterzentrale.de/pics/Reurmett.gif
 


GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
No Centro chegaram a ter a -35 C encima .
O mais importante é o geopotencial . Estava nos 528 , o que é baixíssimo .
Eu tenho verificado , aqui no Norte , que com gpdm a 546 neva acima dos 800-900 metros e com 528 neva a qualquer cota - isto sempre com uma -30 pelo menos e uma -4 a -5 .
Consultei os arquivos do Wetterzentrale para as nevadas aqui de Braga e verifiquei que muitas delas se deram com -30 e -4 a -5 , inclusivé menos do que isso .
Também não te esqueças das descidas de ar frio que se produzem aquando dos aguaceiros e da pouca resolução espacial dos modelos - é bem possível que por momentos a temp. em altitude fosse bem menor , mas isso só é possível ver em sondagens de altitude ...

Cumprimentos :)

PS - curioso ter nevado em todo o lado menos no Norte . Ontem de noite ao consultar as imagens de satélite reparei na nublosidade que vinha da Bretanha em sentido ciclónico e que entrou no Centro do país provocando toda a neve . Até comentei que se entrasse mais a Norte seria neve aqui em Braga . Fica para a próxima . Já lá vão 19 anos :mad:
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
La Dirección General de Tráfico tiene estaciones meteorológicas muy fiables distribuidas por las carreteras de España. Este gráfico es de una situada en la provincia de Albacete

index.php


A las 23:00 -16 en Albacete. Vaya camino lleva.
 
Última edição:

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Um geopotencial de 528 significa que a cota da temperatura é de 5280 e não os 5500 dos habituais 500hpa, isso é muito importante, mas há aqui algo que nos está a escapar, um factor que está a passar despercebido. :eek:
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Santos disse:
Olá Amigos,

Grande dia no Oeste, nevou por todo o lado, Sobral de Monte Agraço, e todas as localidades da zona.
A serra de Montejunto está com um impressionante manto de neve que prevejo que possa durar alguns dias.
As pessoas deixaram os carros em Montejunto e desceram a pé pq a neve é tanta que não conseguiam sair.
Vou enviar fotos que tirei ao longo do dia.
:D
Santos quem diria não é? ainda anteontem estavamos a tentar adivinhar em que serras haveria de nevar e eu apostei que nevaria no montejunto e acertei ;) Quanto á serra da Arrabida com a loucura toda deste dia acabei por não saber se nevou mas deve ter nevado porque nevou em azeitão e Palmela, e a arrabida tem mais altitude
Amanha confirmarei isto se a neve se mantiver esta noite
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
joaocpais disse:
Santos quem diria não é? ainda anteontem estavamos a tentar adivinhar em que serras haveria de nevar e eu apostei que nevaria no montejunto e acertei ;) Quanto á serra da Arrabida com a loucura toda deste dia acabei por não saber se nevou mas deve ter nevado porque nevou em azeitão e Palmela, e a arrabida tem mais altitude
Amanha confirmarei isto se a neve se mantiver esta noite
Olá JoaocPais, correcto, posso confirmar que caíram pelo menos 20cm em Montejunto.
Tenho imagens que irei postear, mas não foi só em Montejunto alguma desta área tem neve que vai ficar pelo menos amanhã ao crer nas temperaturas previstas, para não falar em Montejunto que está com um aspecto indiscritível
:)
 
Última edição:

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Antes de mais, uma boa noite para todos!
Sou recém-registado mas já há muito que sigo este forum com bastante atenção,pq como"viciado"em fenómenos extremos da meteorologia,não quero perder nada do que se passa tds os dias neste nosso Portugal.
Ah..Para nota de 1º post,sou um portuense triste por n ter nevado no Porto.. :sad: A todos os melhores parabéns por tão excelente forum!!! ;)
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Santos disse:
Olá JoaocPais, correcto, posso confirmar que caíram pelo menos 20cm em Montejunto.
Tenho imagens que irei postear, mas não foi só em Montejunto alguma desta área tem neve que vai ficar pelo menos amanhã ao crer nas temperaturas previstas, para não falar em Montejunto que está com um aspecto indiscritível
:)
20 cm :eek: :eek: :eek:
Tens de tirar fotos a serra toda porque eu sempre me questionei como seria o Montejunto coroado por neve

Cumprimentos
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
joaocpais disse:
20 cm :eek: :eek: :eek:
Tens de tirar fotos a serra toda porque eu sempre me questionei como seria o Montejunto coroado por neve

Cumprimentos
Vou postear amanhã, assim como outras, a chata da trovoada que caiu pela manhã tem-me dado que fazer cá por casa :sad: :lmao:
Já agora também nevou na Ericiera :lol:
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Bueno, a la 1 (hora española) en Albacete tienen -17ºC en Los Llanos y -15 ºC en el Observatorio (son dos estaciones distintas). Mañana os cuento como acaba esto. Ah, os recuerdo que se trata de una ciudad de 160.000 habitantes a unos 670 msnm.

Flipo con esas mínimas :eek: :eek: . Por aquí -4,8 ºC.

Boas noites!!
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Agr é esperar pelas previsões dos proximos dias para ver se o 4 de Fevereiro nos trás algumas surpresas. A europa é que continua a ser desvastada por sucessivas tempestades de neve. ;)
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Boas a todos pessoal,

Peço desculpa de só agora dar notícias, mas há quase 20 anos que esperava por isto, não podia perder um segundo sequer da usufruição da minha querida NEVE! :w00t: :w00t: :w00t:

Aqui de Elvas nevou muito pouco (pelas imagens que vi na tv muito menos que em Lisboa! :mad: ) e já depois das 17h, o resto foi água neve, com temp, entre os 2ºC e 2,5ºC.
O mais curioso foi que aqui a tão só 20 Km (um pouco antes de chegar a Borba, pela N4) a neve caía com tanta intensidade e desde as 11h até às 17h, sempre sem parar, umas vezes menos intensa outras uma autentica “ventisca” :cold: , com uns farrapos de 2 a 3 cm, algo indescritível.
Tb estive em V. Viçosa estava igual, depois continuei pela N4 até Estremoz e aí então passei-me com o que vi, caía de forma tão intensa que nem na S. da Estrela, numa vez que lá fiquei retido um dia e parte de uma noite :D , vi cair com tanta intensidade. De Estremoz para a frente, sentido Lisboa, ou seja em direcção a Araiolos/Montemor-O-Novo, a estrada estava fechada, nem pela N4 nem pela A6, Estava Lisboa isolada da Europa, pelo menos saindo pela fronteira do Caia :lmao: (eram cerca das 16h). E por lá andei todo o dia, parou de nevar ás 17h aproximadamente. Nalguns locais a espessura tinha mais de 10cm. Eu medi com uma régua no tejadilho deu cerca de 7 cm, mas em outros locais mais expostos tinha mais de 10 cm.

Foi um dia maravilhoso. Amanhã vou "pendurar" aqui as fotos e um video ;)

Por hoje me despeço com esta foto, que como podem ver, não me esqueci desta casa!
Bons e descansados sonhos, e que as previsões do LUPER se concretizem para a semana!, para todo o país de Norte a Sul sem excepção. :rolleyes:

 
Última edição: