Seguimento - Janeiro 2007

Registo
6 Ago 2006
Mensagens
11
Amigos

Em 4 de setembro de 2006 tivemos um incrível, simplesmente incrível, episódio de neve na área metropolitana de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul e fundada por açorianos no século XVIII. Nevou com temperatura próxima de zero na Serra (áreas de 800 a 1.100 metros), mas na área metropolitana de Porto Alegre que está entre 10 e 150 metros de altitude a neve caiu em alguns pontos com temperatura ao redor dos 10 graus positivos. A nebulosidade é importante, mas o tipo de nuvens também. Naquele dia, sob influência de um profundo sistema de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul (vejam que esta baixa na costa portuguesa parece estar se intensificando), havia sol e daqui a pouco o tempo ficava mais fechado com TCus e até CBs. Chegou a ocorrer neve com trovoadas e 10 graus. Certo que em algumas áreas foi apenas sleet e pelotas de neve, mas em alguns locais ao nível do mar caíram flocos de neve. A instabilidade em circulação oceânica tende a aumentar à tarde com o aquecimento diurno e o maior desenvolvimento vertical da nebulosidade.

As iamgens da neve de 4 de setembro no Sul do Brasil podem ser vistas neste link:

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=243

Abração
 


tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
220
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
"Os aguaceiros de neve podem ocorrer enquanto as temperaturas não equilibrarem, uma vez que a precipitação cai em forma de neve quando encontra temperaturas baixas, disse.

A partir do meio da tarde de hoje, o Instituto de Meteorologia prevê queda de neve nas regiões acima dos 500 a 700 metros no Centro do país.

Segunda-feira apenas deverá nevar nas regiões acima dos 1.000 metros, subindo progressivamente até cair apenas nos pontos mais elevados da Serra da Estrela, acrescentou".

Diario Digital

Mas eles decidem-se ou quê??:huh:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Onde deve ter caído um nevão foi na Serra de Monchique não? Alguém tem informações??
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Olá a todos.

Aqui pela a ilha de São Miguel, a temperatura está à volta dos 13, 14 graus, com um indice de humidade nos 68%. Como acontece muitas vezes, não há sol, o tempo está nublado.

Mas para quem não sabe aqui fazem as 4 estações num dia:) :) :)

Essa neve que está a caír para aí vai para norte?

Vi nas previsões do instituto de meteorologia que amanhã no norte a temperatura vai baixar, para Braga diz 9 de máxima. Será que na minha cidade vai haver alguma surpresa?? Alguem me poderá dizer alguma coisa sobre isso?

E para o carnaval já há previsões??
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Aqui agora tenho abertas e algum sol mas vai ficar do novo céu coberto não tarda muito... a pressão baixou 1017hpa agora a temperatura também a subir mas ligeiramente agora 6,8ºC
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem pessoal já viram quanto tempo essa baixa vai ficar aí "parada" segundo o GFS?? :surprise: :surprise: :surprise: