Seguimento - Janeiro 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Lamentáveis estas temperaturas em pleno mês de Janeiro, temperaturas a beirar os 20ºC um pouco por todo o lado no que deveria ser um dos períodos mais frios de todo o inverno :disgust:
Aqui o que nos salva são estes fenómenos muito localizados como o nevoeiro. A máxima em minha casa foi de 6,9ºC e a mínima de -1,1ºC.

Realmente essas temperaturas destoam com o resto do país...
E o nevoeiro até ajuda em temp. negativas... com geada não?

Boa noite! Aqui pela Lagoa em São Miguel, o dia foi de céu muito nublado e neblina ou nevoeiro, que na zona das Furnas durou todo o dia. Neste momento ve-se algum luar.

As minhas estações hj indicaram os seguintes valores:

1) Tmin 16,5ºC Tmax 21,9ºC Hmin 75% Hmax 88% Actual 17,4ºC e 84% Hr

2) Tmin 16,3ºC Tmax 21,9ºC Actual 17,1ºC

Precipitação - 0 mm

A estação do IM de Cabril (perto de Montalegre) marcava 18,0 ºC hoje às 14h00.

Lamentáveis estas temperaturas em pleno mês de Janeiro, temperaturas a beirar os 20ºC um pouco por todo o lado no que deveria ser um dos períodos mais frios de todo o inverno :disgust:

Aqui o que nos salva são estes fenómenos muito localizados como o nevoeiro. A máxima em minha casa foi de 6,9ºC e a mínima de -1,1ºC. Neste momento tenho 3,8ºC e 1035 hPa, e prepara-se mais uma noite de nevoeiro. Vamos ver se amanhã o nevoeiro consegue vencer a batalha ao sol...

Pelo que sei, essas máximas de Lisboa, Castelo Branco e Évora são os novos records de máxima para este mês nessas cidades. E outros records devem ter sido batidos noutras localidades, e o que ainda está para vir!

Bem, após o meu ultimo post (14:20) sai de casa de t-shirt apanhei o bus até ao campo grande (Lisboa) e lá já tive de vestir a sweet. Estava ligeiramente mais fresco.. Entretanto apanhei o metro, comboio, e às 15:50 estava em Cascais. Muito sol e muita gente na rua..:D:D:D
Mas tive a impressão que não estava tanto calor como aquele que tinha sentido à saida de casa (na altura o meu termometro marcava 21,7ºC..).
Entretanto à vinda para cá, também reparei que aqui estava um certo efeito de estufa, ao contrário do campo grande que já estava mais fresquinho...

Foi ver os valores e... Entrei em choque...
Estou ainda com 17,3ºC, e a máxima foi de 23,4ºC:shocking::shocking::shocking:

Ainda para mais porque o sensor está voltado a norte e não há qualquer hipotese de refleccção solar de onde quer que seja...
É que normalmente os meus desvios em relação à estação da Amadora não costumam ser assim nada de significativos.. Mas ontem e hoje.. :eek::eek:

Bem, um dia assim só me recordo de 28 de Janeiro de 2003. Na altura o cenário foi o seguinte:

Por fim, o pôr-do-sol de hoje, perto da boca do inferno, em Cascais:

Para mais tarde recordar....

Máximas 22/JAN (Lisboa):

LX-Geofisico 22,6
Sintra/Granja 22,4
Amadora 21,6
Almada 21,5
Alhos-Vedros 21,4
LX-Gago 21,0
Portela Sacavem 20,9
Moscavide 20,5
Oeiras 20,4
Moita 20,3
Montijo 19,6

Queluz N/D

O record em Lisboa foi claramente batido!!
O anterior era de 21,8 a 28 de Janeiro de 2003...

Exactamente, desde esse dia que não fazia tanto calor em Portugal Continental no mês de Janeiro. Só que nesse ano a temperatura só esteve assim alta por um dia ... tendo descido acentuadamente nos dias seguintes.

Dados de Estremoz (Janeiro de 2003):
MÍNIMA MÁXIMA
28-Jan 11,0 ºC 20,5 ºC
29-Jan 5,5 ºC 13,5 ºC
30-Jan 2,5 ºC 13,0 ºC

Foi ver os valores e... Entrei em choque...
Estou ainda com 17,3ºC, e a máxima foi de 23,4ºC:shocking::shocking::shocking:

Bem, um dia assim só me recordo de 28 de Janeiro de 2003.

Temperaturas impressionantes hoje por esse país fora. :angry:

Por aqui e para destoar um pouco seguimos com uns também interessantes 1,2ºC.

Para amanhã a máxima prevista para Bragança é de 3ºC:thumbsup::thumbsup:

Realmente essas temperaturas destoam com o resto do país...
E o nevoeiro até ajuda em temp. negativas... com geada não?

Rog é interessante como no continente o Nevoeiro trás frio, o contrário do que se passa pelo menos aqui em São Miguel, pois estes ultimos dia tem sido de alta humidade e quentes

Boa noite...
Por aqui 12,8ºC
:buh::dry:

Máxima de 21,3ºC:lol: é sempre bom relembrar:lmao:

Janeiro de 2006: máxima de 15,5ºC (não tenho a certeza se é de facto este valor, mas é o meu registo)
Janeiro de 2007: máxima de 19,5ºC
Janeiro de 2008: máxima de 21,3ºC (até agora:lol:)

:p:p:p

Rog é interessante como no continente o Nevoeiro trás frio, o contrário do que se passa pelo menos aqui em São Miguel, pois estes ultimos dia tem sido de alta humidade e quentes

Aqui é igual, o tempo de nevoeiro traz sempre um tempo quente e algo aborrecido devido à humidade alta.
Nos últimos dias até tive tempo quente, mas seco que é raro por estas bandas... ter humidade a 34% e ceu limpo é raro no Verão, mais raro então é em Janeiro...:lol:

Por agora mais fresco com 13,5ºC e 78%HR.
1025hpa

Hoje, como ainda não há nevoeiro, temos geada por aqui.
1,4ºC por agora.

(22-01-2008)

T.Máx: +21.5ºC (novo máximo do mês/ano):hehe:
T.Min: +7.9ºC

por agora céu limpo e +11.6ºC