Seguimento - Janeiro 2009

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia.
Estou com céu pouco nublado e 8,8 ºC.
A humidade encontra-se nos 85 % e a pressão sobe novamente para os 1019,9 hPa.

Bom Dia:)

Por aqui a Minima de hoje foi de 8.8ºC.
Neste momento estão 9.2ºC e o céu está muito nublado mas não chove:(.

Já agora o que significa temperatura 500 hpa, 800 hpa...o que representa a sigla hpa?
Obrigado

Antes de relatar as condições actuais não posso deixar de fazer um breve comentário a esta questão:

É comum, nomeadamente em tópico de seguimento de previsões instalar-se alguma confusão com os mapas de temperatura, sendo erro normal das pessoas menos esclarecidas na matéria (já aconteceu o mesmo comigo :) ), estranhar os mapas e interpreta-los erradamente como previsão de temperaturas à superfície (o que não é o caso). À medida que vamos subindo em altitude o valor da pressão atmosférica desce. As temperaturas a 850 e 500 hPa, correspondem a valores de temperatura em altitude, sendo o conceito teórico a altitude em que a pressão se iguala a 850 e 500 hPa. Desta forma os valores apresentados são os da temperatura a esta altitude. A combinação das duas temperaturas aliada a outros factores pode, por exemplo, ajudar a determinar uma cota de neve :). A altitude aproximada destas pressões embora variável aproxima-se de alguns valores que neste momento não tenho presente :unsure:
Peço desculpa pelo aparte mas considero muito importante ao nível do esclarecimento de uma dúvida recorrente.

Ora agora em jeito de seguimento digo que o dia acordou com céu pouco nublado e sol em Coimbra, mas de forma rápida e surpreendente o nevoeiro atacou em força, estando neste momento em início de dissipação! O frio esse está neste momento em stand by. Apesar da elevada humidade, manhã agradável!

Boas :)

De noite não caíu uma pinga. De manhã caíram várias. :p :lmao:

O céu mantém-se muito nublado e o vento sopra moderado. A temperatura desceu (é o que parece, pois às 8:15 da manhã estava-se melhor na rua - não havia vento - por isso é este vento que está a fazer uma sensação de frio maior).

Boas :)

De noite não caíu uma pinga. De manhã caíram várias. :p :lmao:

O céu mantém-se muito nublado e o vento sopra moderado. A temperatura desceu (é o que parece, pois às 8:15 da manhã estava-se melhor na rua - não havia vento - por isso é este vento que está a fazer uma sensação de frio maior).

Correcto, a sensação de frio é precisamente causada pelo vento que se vai fazendo sentir, porque a temperatura do ar é agora mais elevada do que de manhã, estando agora nos 13.1ºC