Seguimento - Janeiro 2009



bewild

Cumulus
Registo
14 Dez 2008
Mensagens
157
Local
Amadora (Venteira) 145mts ou Sobral de Monte Agraç
Antes de relatar as condições actuais não posso deixar de fazer um breve comentário a esta questão:

É comum, nomeadamente em tópico de seguimento de previsões instalar-se alguma confusão com os mapas de temperatura, sendo erro normal das pessoas menos esclarecidas na matéria (já aconteceu o mesmo comigo :) ), estranhar os mapas e interpreta-los erradamente como previsão de temperaturas à superfície (o que não é o caso). À medida que vamos subindo em altitude o valor da pressão atmosférica desce. As temperaturas a 850 e 500 hPa, correspondem a valores de temperatura em altitude, sendo o conceito teórico a altitude em que a pressão se iguala a 850 e 500 hPa. Desta forma os valores apresentados são os da temperatura a esta altitude. A combinação das duas temperaturas aliada a outros factores pode, por exemplo, ajudar a determinar uma cota de neve :). A altitude aproximada destas pressões embora variável aproxima-se de alguns valores que neste momento não tenho presente :unsure:
Peço desculpa pelo aparte mas considero muito importante ao nível do esclarecimento de uma dúvida recorrente.

Ora agora em jeito de seguimento digo que o dia acordou com céu pouco nublado e sol em Coimbra, mas de forma rápida e surpreendente o nevoeiro atacou em força, estando neste momento em início de dissipação! O frio esse está neste momento em stand by. Apesar da elevada humidade, manhã agradável!

Boa tarde! Não posso deixar de comentar a explicação que foi disponibilizada pelo nosso colega certamente muitos não sabiam o significado da situação inclusive eu. Obrigado vitamos!
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Céu muito nublado na Covilhã, com 10 graus na zona baixa da cidade, tendo-se registado uma mínima de 2 graus. A neve é bem visível acima dos 1000 metros...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Estou com céu cada vez menos nublado e 13,7 ºC.
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas tardes:cool:hora cá estou eu de volta só agora,isto de o chefe de andar a marcar renuiões há sexta e começar ás 11h e acabar dentro da hora do almoço ás 13h30m têm de acabar digo eu:lol:

Então vamos ao que interessa depois de cerca de 24h a :rain:sem parar eis que hoje temos por cá o sol logo pela manhã com algumas neblinas, o frio também não foi muito minima 4.8ºC,neste momento por aqui há poucas nuvens no ar e vento fraco.

Dados actuais 12.9ºC pressão 1021.0hpa 66%hr mais com 1.5mm desde 0.00h.

Até logo quase de FS:thumbsup:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Por aqui depois de um dia de sol e ceu quase limpo, aproxima-se bastante nebulosidade. Sera precipitacao? Mas acho que nao esta prevista.

Não haverá precipitação, é apenas a formação de nuvens devido ao arrefecimento dos vales.

É exactamento o que está a acontecer aqui, depois de pouca nublesidade, eis que está a tornar-se muito nublado devido à proximidade da Serra da Lousã.

Segue com 12,3º