Seguimento - Julho 2006

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Fil disse:
Vi naquele programa do José Hermano de Saraiva que estavam a ser feitas muitas áreas verdes no Porto Santo, acho que destinadas ao golf.

Hoje tive a menor minima do verão com 12,8ºC só mais 0,2ºC que a estação! Neste momento tenho 26,4ºC.

Onde vão buscar a água para isso???
 


Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
dj_alex disse:
Onde vão buscar a água para isso???


Pois... é uma estupidez... a ilha está em elevado grau de desertificação!!!!:angry:

Em relação aos empreendimentos no funchal!!!:mad: è o planeamento q temos neste nosso portugal!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bruno Campos disse:
Pois... é uma estupidez... a ilha está em elevado grau de desertificação!!!!:angry:

Em relação aos empreendimentos no funchal!!!:mad: è o planeamento q temos neste nosso portugal!

e sobretudo o Odenamento onde sou especializado mas não comnsigo exercer profissão, se tivesse ido para fora já tinha arranjado trabalho npara aquilo que andei a estudar, como já fizeram dois colegas meus?!:mad:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
depois de uma busca encontrei isto...

Menos mal...

Central de Porto Santo é pioneira

A destilação e a osmose inversa são os dois processos usados para tornar potável a água do mar, por dessalinização. Esta última tecnologia é mais recente. O grande problema das centrais dessalinizadoras é a sua rentabilidade, uma vez que se gasta muita energia para obter água, que por isso atinge custos não comparáveis com os das captações subterrâneas ou albufeiras.

É uma tecnologia que funciona essencialmente onde não existem alternativas de abastecimento para as populações, o que acontece em certas regiões de Espanha, em África e no Médio Oriente, por exemplo. Espanha tem já uma centena de centrais para abastecimento urbano, e pretende duplicar a sua capacidade dentro dos próximos anos. A de Almeria (na foto) é mesmo a maior da Europa.

Face ao problema dos custos, têm vindo a ser estudadas alternativas, como o uso de energia eólica ou solar. A empresa Ao Sol está a desenvolver, em parceria com o Departamento de Energias Renováveis do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), um sistema de dessalinização alimentado a energia solar.

Na ilha de Porto Santo, na Madeira, funciona uma das três primeiras centrais de dessalinização do Mundo que adoptaram a tecnologia da osmose inversa, um processo de purificação da água através de uma membrana (as outras surgiram nos Estados Unidos e na Arábia Saudita). Propriedade do Governo Regional da Madeira e gerida pela IGA - Investimentos e Gestão da Água, SA, a Central Dessalinizadora do Porto Santo começou a funcionar em 1979.

“A ilha não tem outras origens de água. A única alternativa seria transportar água de barco”, explica ao Quercus Ambiente Nuno Pereira, da IGA. Da antiga central não resta hoje quase nada. Através de sucessivas remodelações, a capacidade instalada foi aumentada dos originais 500 metros cúbicos diários para 6 mil. É preciso não esquecer que, apesar de ter poucos milhares de habitantes, a ilha recebe uns 20 mil turistas todos os anos. “35 a 40% da capacidade seria suficiente se fosse apenas para a população da ilha”.

Apesar dos custos de produção, Nuno Pereira explica que “nas grandes centrais estes acabam por ser atenuados”. O facto de haver ligações entre as empresas de fornecimento de electricidade e as centrais, como acontece nalguns países, também mitiga os custos. A IGA vai equilibrando as receitas com a venda de águas residuais para regas. Além desta central, um dos hotéis da ilha já construiu a sua própria unidade, e outro está prestes a construir, neste caso com recurso á energia eólica.

A destilação é um processo mais antigo, também usado para a dessalinização, embora seja mais dispendioso energeticamente. A primeira central surgiu no Egipto em 1912.

Carla Gomes

fonte : http://www.quercusambiente.org/pages/defaultArticleViewOne.asp?storyID=1044
 

JOÃO FONSECA

Cumulus
Registo
8 Fev 2006
Mensagens
141
Local
Torres Novas
Boa tarde. Pois é , é mesmo o Portugal que temos. Infelizmente num país onde a palavra Dr. É badalada para tudo quanto é lado, temos a nossa juventude sem futuro. Em minha casa tenho a minha filhota licenciada em professora do 1º ciclo já à dois anos
sem colocação, mas em contrapartida estão pessoas sem formação pedagógica a dar aulas … porque muitas das vezes esse amigo do amigo … muitas das vezes acho que esta politica não é por mero acaso, e vejamos:
fecham-se maternidades, em contrapartida os donos disto a tal burguesia politica vai ter os filhos em hospitais particulares ou ao estrangeiro. Fecham-se escolas dificultando os filhos dos mais desprotegidos de estudarem com inovações que em outros países deram fracasso, mas os filhos dessa classe que referi ainda à pouco estudam em colégios particulares e depois acabam os estudos no estrangeiro …. Para que ? para que futuramente sejam os seguidores dos Pais a comandarem este rectângulo plantado a beira mar. Já fui mais patriota e nacionalista no bom sentido da palavra , hoje revoltado com esta politica sou o primeiro a pedir aos espanhóis para tomar conta disto já ontem …
Um abraço
jf
:angry:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
JOÃO FONSECA disse:
Boa tarde. Pois é , é mesmo o Portugal que temos. Infelizmente num país onde a palavra Dr. É badalada para tudo quanto é lado, temos a nossa juventude sem futuro. Em minha casa tenho a minha filhota licenciada em professora do 1º ciclo já à dois anos
sem colocação, mas em contrapartida estão pessoas sem formação pedagógica a dar aulas … porque muitas das vezes esse amigo do amigo … muitas das vezes acho que esta politica não é por mero acaso, e vejamos:
fecham-se maternidades, em contrapartida os donos disto a tal burguesia politica vai ter os filhos em hospitais particulares ou ao estrangeiro. Fecham-se escolas dificultando os filhos dos mais desprotegidos de estudarem com inovações que em outros países deram fracasso, mas os filhos dessa classe que referi ainda à pouco estudam em colégios particulares e depois acabam os estudos no estrangeiro …. Para que ? para que futuramente sejam os seguidores dos Pais a comandarem este rectângulo plantado a beira mar. Já fui mais patriota e nacionalista no bom sentido da palavra , hoje revoltado com esta politica sou o primeiro a pedir aos espanhóis para tomar conta disto já ontem …
Um abraço
jf
:angry:
Boas João!
Faço as minhas as tuas palavras;)
Estamos a caminhar mais uma vez na direcção errada:angry:
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Tarde quente com várias localidades, principalmente no Alentejo, a superar 35,0ºC.
Aqui em casa a máxima ficou em 30,7ºC.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Quem me dera essa chuvinha aqui...

Aqui, como em quase todo Portugal, está a ser o dia mais quente do ano. Em minha casa tenho 32,1ºC mas na estação ás 13h estavam 34,4ºC. :sweat:

A Amareleja já está perto dos 40ºC com 39,4ºC ás 13h.