Seguimento - Julho 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
ja vou nos 39ºC

Que nublusidade e aquela a sul do Algarve??

ja se vê alguns cumulos no norte..

tb muito nevoeiro de Sines ate Sagres..

Já dei uma pequena explicação, é o chamado "Rabo do Levante" pelas gentes locais. :lmao: É uma circulação maritima de SE que acontece frequentemente após dias muito quentes de levante, em que há um aumento de humidade significativo no golfo de Cadiz. O dia amanhaceu encoberto de nuvens baixas, visibilidade reduzida, mas já abriu a meio da tarde, para voltar a encobrir agora... contudo, apesar da temperatura amena, 26º, a sensação é de muito calor em virtude da humidade muito elevada, com valores acima de 80%! :hehe: O que é curioso, e q já vinha a reparar no sat24 desde esta manha, é que a nebulosidade a S do Algarve, entre Faro e Sagres, parece ter uma circulação em espiral, tipicamente depressionária. Contudo, nao se vislumbram nucleos convectivos, tratam-se de nuvens baixas. Alguém me consegue explicar este fenómeno?

Boa Tarde:)

Por ká hoje a temperatura máxima foi de 38.2ºC:hehe::hehe:, ligeiramente mais baixo que ontém:D, o vento sopra por vezes moderado de sul, e támbem á algumas nuvens no céu:), por agora sigo com 37.1ºC:hehe:
Tenho uma pergunta:huh:, á alguma hipótese de amanhã as trovoadas chegarem até estas bandas uo é só para o interior norte:huh:

T. Minima de hoje: 21.8ºC:hehe:

Já dei uma pequena explicação, é o chamado "Rabo do Levante" pelas gentes locais. É uma circulação maritima de SE que acontece frequentemente após dias muito quentes de levante, em que há um aumento de humidade significativo no golfo de Cadiz. O dia amanhaceu encoberto de nuvens baixas, visibilidade reduzida, mas já abriu a meio da tarde, para voltar a encobrir agora... contudo, apesar da temperatura amena, 26º, a sensação é de muito calor em virtude da humidade muito elevada, com valores acima de 80%! O que é curioso, e q já vinha a reparar no sat24 desde esta manha, é que a nebulosidade a S do Algarve, entre Faro e Sagres, parece ter uma circulação em espiral, tipicamente depressionária. Contudo, nao se vislumbram nucleos convectivos, tratam-se de nuvens baixas. Alguém me consegue explicar este fenómeno?

já percebi LEVANTE..obrigado pela explicação :)

agora 37ºC por aqui

[ Alguém me consegue explicar este fenómeno?[/QUOTE]

Vou tentar dár explicação com o livro de adágios do drº Manuel Costa Alves e vou citar.

"A montante,no mar de Alborán,noMediterraneo ocidental,forma-se uma célula anticiclonica e,devido ao regime forçado do escoamento do fluido atmosférico no (quase)tubo de escoamento do estreito,individualiza-se,a juzante,no Atlantico um pequeno núcleo depressionário cuja evolução determinará o fim do episódio,quando a fachada costeira ocidental da peninsula ibérica começar a receber o ar maritimo por ela advectado,formando,POR VEZES,uma frente de brisa que o separa do ar mais quente e muito mais seco do interior."

Á que referir que esta explicação é de forma geral,é por isso é que pus em letras maiores o "por vezes"

Neste pequeno nucleo não tem tanta expressão em altitude.

ps:Á membros do forum quem têm este livro, e eu escrevi para os que não têm.

Tive 37ºC por aqui por volta das 16h.

O céu apresenta algumas formações que têm vindo a aumentar de número com o decorrer da tarde.

É possível ver com clareza aquele horizonte baço e cinzento típico destas temperaturas.

Queria referir que em altitude neste momento está uma corrente fraca de SW e aproxima-se alguma humidade pois está um pequeno embolsamento de ar frio a O,SW da peninsula.

Queria referir que em altitude neste momento está uma corrente fraca de SW e aproxima-se alguma humidade poi está um pequeno embolsamento de ar frio a O,SW da peninsula.

boas

a entrar em terra e a fazer o pessoal ir embora da praia ;) , traz com ele um vento O fresco e húmido.

já agora queria salientar este crescimento vertical em toda a zona Norte de Espanha

images.php

abraços

Boas, céu muito nublado com algumas abertas ao ínicio da tarde, como eu gosto deste tempo, abre-se a janela e o fresco a entrar nada mau para quem tem que estudar:D e lixado para quem está de férias, ora tomem:lmao::lmao::angry:.

Máxima: 27.6ºC
mínima: 23.0ºC
actual: 23.0ºC

A mínima que era de 23.1ºC foi batida neste momento:D

Oh Levante isto não é o rabo do Levante, é o corpo do Levante se fosse o rabo a partir das 12 horas limpava e ficava uma tarde boa de praia, assim é o corpo do Levante:D:D:lmao::angry: