Seguimento - Junho 2006

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Aquela depressão está outra vez activa

Já repararam que a depressão a oeste de Portugal está de novo a re-organizar-se?:)

Será que teremos a sorte de ela chegar cá em força nos próximos dias?
O mar continua de sudoeste (0,5 mt) e calmo como se pode observar em www.beachcam.pt , mas já tenho saudades dum bom temporal.:lol:
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Luis França disse:
Já repararam que a depressão a oeste de Portugal está de novo a re-organizar-se?:)

Será que teremos a sorte de ela chegar cá em força nos próximos dias?
O mar continua de sudoeste (0,5 mt) e calmo como se pode observar em www.beachcam.pt , mas já tenho saudades dum bom temporal.:lol:

Penso que não existe hipótese de nos afectar (continente) de uma forma directa, contudo ajudará alimentar as camadas superiores da atmosfera com massas de ar mais húmidas e que ajudem a criar um forte gradiente térmico a 700 e 500hPa após FDS;)
O vento continua de SW e normalmente são ventos que carregam humidade e estão associadas a depressões ou frentes mas, não desta vez só carregam humidade e qdo avançarem para N e dissipar-se-ão.:(
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Cá por Melgaço a máxima hj foi de 28.7ºC e a mínima de 17.6.

Hoje não houve o mínimo sinal de formação de trovadas para além da formação de uns cúmulos diminutos..
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
A avaliar pelas imagens de satelite a cordilheira Ibérica hj teve umas trovoadas espectaculares...

i2006060818309gw.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Depois de muita desorganização durante a manhã começam agora a formarem-se importantes Cb... Vamos ver no que isto vai dar
Neste momento estão 26.ºC.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Luis França disse:
Obrigado pelos esclarecimentos (Seringador).

Eu sei que não tem nada a ver com o tempo mas alguém já reparou na quantidade de sismos que houve hoje na Península?

http://www.emsc-csem.org/index.php?page=home

Será que vamos ter mesmo animação num futuro próximo? :eek:

Estaremos cá para ver e sentir ...

a actividade sismica nesta zona da Península é normal!! Estavamos muito mal se nao houvesse libertação de energia por parte destes pequenos sismos!!;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas estas nuvens são de chuva orográfica pode estar a chover na minha casa e na do vizinho não, é um exagero mas é para exemplificar!
Neste momento muito nublado por cb a SE e vê-se algumas formações para o Mar que se começam organizar:rain:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Luis França disse:
Obrigado pelos esclarecimentos (Seringador).

Eu sei que não tem nada a ver com o tempo mas alguém já reparou na quantidade de sismos que houve hoje na Península?

http://www.emsc-csem.org/index.php?page=home

Será que vamos ter mesmo animação num futuro próximo? :eek:

Estaremos cá para ver e sentir ...

De nada Luis!
Bom link!
mas penso que a médio prazo vamos ter um susto, o que aconteceu em dez. 2004 vai ter repercusões, imaginem uma bola de lama seca e fraturada pela secura...mas isso é outo assunto;)

27ºC ext. 24.3 int 50% HR
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Lá se foi o fds de praia

Em princípio iremos ter animação para o fds; quem queria ir a banhos amanhã terá que contar com "algumas" nuvens como mostra o satélite

http://oiswww.eumetsat.org/~idds/images/out/SDDI-20060609-1500-BNW-08-VIS006-02-600.jpg

Quanto aos sismos na Ibéria ainda bem que a pressão é aliviada de tempos a tempos, mas em Dezembro houve 2 sismos entre os Açores e Portugal (5.2 e 5.4) perto da superfície e ninguém falou neles (devia ser para não assustar os tugas). Só falam neles quando a população os sente, caso contrário, não há informação de espécie nenhuma. Houve tb 3 sismos na Madeira entre 4.2 e 4.6 nesse período e ficaram todos mt caladinhos. Foi só um desabafo.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Aqui pela Covilhã começou a chover por volta das 17.30h, com gotas bem grossas, mas não parece que vá aguentar muito tempo, no entanto fez a temperatura baixar para perto dos 20 graus.

Saudações serranas.