Seguimento - Junho 2008

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
boa noite vim agora da assafora onde esteve bastante fresco, com vento moderado de NO céu limpo, mas com neblina, tipico de verão.

Em resposta ao André sobre a intrigante discrepancia dos valores de temperatura que existiram, é muito normal no verão existir essa diferença, e pode variar entre 2º a 8º dependente da posição da depressão termica ibérica e de entrada de ar frio em altitude, e também da componente do vento á mais variaveis só pus as mais elementares.

Um aparte: ver a imagem de satelite(vapor de agua no EUMESAT) para ver a entrada de ar frio em altura
 


Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Máxima neste momento: 26.8ºC
mínima: 21.6ºC

Enganei-me a colocar a Máxima hoje: 27.4ºC
Vamos ver desce sigo com 26.0ºC e vamos ver se não sobe como aconteceu ontem.

Não sobe amigo algarvio! O tempo é o mesmo, a diferença é q hoje o vento virou pra norte mais cedo q ontem, logo a subida deu-se mais cedo. E como era mais cedo, foi um pouco mais quente. Ontem a subida só se deu de noite, mas a descida foi lenta e pouco significativa como pudémos ver :) Eu aponto pra uns 21º de minima hoje de novo!:thumbsup: Ah e parece q vai entrar um suestezinho pra aquecer as águas :lmao:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,214
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
resposta ao André sobre a intrigante discrepancia dos valores de temperatura que existiram, é muito normal no verão existir essa diferença, e pode variar entre 2º a 8º dependente da posição da depressão termica ibérica e de entrada de ar frio em altitude, e também da componente do vento á mais variaveis só pus as mais elementares.

Tens razão psm, mas não deixa de ser curioso pelo seguinte:
Não me encontro a uma altitude elevada (140m, o que é isso?),mas é o suficiente para ver um pouco do aeroporto, o Campo grande, Telheiras, Benfica, o Monsanto, a Amadora e ainda alguma coisa de Queluz. E é engraçado ter valores tão diferentes em localidades que eu vejo da minha janela e parecem estar tão próximas.

Mas que dizer do fantkboy, que está ali na serra uns quantos metros mais alto que eu, e vê desde desde Sintra à Moita, com escala nas praias da costa e na serra da Arrábida!:D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
ESTREMOZ (dados de hoje): Temperatura mínima - 15,4 ºC (06h39); Temperatura máxima - 26,7 ºC (16h11); Temperatura actual - 17,7 ºC; Pressão atmosférica - 1013 hPa.

Alguma nebulosidade durante a tarde, com vento moderado; descida de temperatura relativamente a ontem.

ESTE MÊS:
Temperatura mínima - 10,1 ºC (dia 5); Temperatura máxima - 29,1 ºC (dia 7).
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
Bonitas fotos Fil :thumbsup:


Céu nublado e 15,1ºC.

Extremos de hoje: 8,2ºC / 18,9ºC
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,214
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bem Fil, o nordeste está tão verde, tão verde.:w00t:
Bonito mesmo de se ver!;)

Bem, por aqui a temperatura hoje desceu mais depressa que ontem, mas já estagnou.
Aqui parou nos 19,8ºC e está dificil descer mais do que isso.
Entretanto o vento também acalmou significativamente.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
As temperaturas de queluz e mira sintra são prefeitamente normais as outras em Lisboa e arredores só tem a diferença de 1º:D
Vou dar um exemplo das diferenças.Sai de um um sitio bem fresco para outro bem mais ameno(estoril)e seco,e sem neblina.Aqui no estoril e arredores acontece muitas vezes este fenomono.

Há no verão um promenor muito importante e que tem haver com esta escrita que estamos a ter:). Quem vem de lisboa, e quer ir ao guincho(praiar), á de reparar numa "barra" no horizonte no sentido do pôr do sol(cascais), muitas das vezes essa barra tem pouca espessura,e faz um calor tremendo em cascais e arredores, mas quando se chega perto do farol da guia estamos meteorologicamente noutro mundo em relação á temperatura, mais baixa. Isto quer dizer que muitas das vezes é a altura em que a inversão da temperatura estará, e muitas das vezes tem que se traçar uma linha de norte para sul (imaginária) para ver onde está o gradiente de temperatura de este para oeste.





ps:essa barra tem uma cor cinzenta (muita humidade barrão na serra)ou amarelada(pouca humidade)tem sempre a componente do vento de N ou NO.



Espectaculares fotos fil,que lindo é trásmontes.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Por aqui sobe e desce:hehe:... tenho 17,9ºC mas ainda há 1 minuto tinha 17,7ºC:hehe:. Um minuto depois da postagem tenho 18,1ºC...
Humidade a 61%

Pressão a 1013 hPa:wacko::confused:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
O vento que começou inicialmente a soprar de noroeste já virou pra nordeste entretanto e a humidade continuou a descer... 36%. A temperatura ainda se mantém nos 25º:hehe:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
O vento que começou inicialmente a soprar de noroeste já virou pra nordeste entretanto e a humidade continuou a descer... 36%. A temperatura ainda se mantém nos 25º:hehe:

Esta temperatura que postaste é mesmo tua ou é em relação à estação Faro :D, é que eu tenho uma temperatura mais baixa tenho 23.7ºC :D, tu tens 25ºC, eu moro mais baixo que tu algo está mal:unsure::confused::D