Seguimento - Junho 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Eu penso que seja "Pico do Areeiro";), mas não tenho a certeza... (pelo menos é o que diz o IM)

A Amareleja, ás 15h tinha 39,4ºC. Vamos esperar para ver o que diz a nova actualização (pelas 17:10):D

Por cá, máxima de 26,6ºC até ao momento:D
Neste momento 26,5ºC
Humidade a 55%
Pressão a 1017 hPa
Vento a 15,8 km/h

Só ontem me registei e acho que já estou a começar a ficar viciada nisto. E como não percebo nada do assunto, tenho 2 perguntas básicas.
1 - Qual é para vocês a hora em que é normal atingir o máximo de temperatura?
2 - O IM faz a actualização de quanto em quanto tempo? Ou é quando lhes apetece?

Informações fresquinhas vindas da Amareleja: apesar de estar com maior temperatura ontem dava a sensação de estar mais calor.

Só ontem me registei e acho que já estou a começar a ficar viciada nisto. E como não percebo nada do assunto, tenho 2 perguntas básicas.
2 - O IM faz a actualização de quanto em quanto tempo? Ou é quando lhes apetece?

Não há hora certa, depende das condições do dia (massas de ar, vento, humidade, etc,etc) e varia de local para local. Obviamente que por norma é durante a tarde, 14/15/16 horas mas como disse, varia bastante, as máximas até podem ser só à noite devido a diversos fenónomos locais como ainda há dias aconteceu num ou noutro ponto do Algarve.

Sim, a informação do IM tem um atraso nas estações de mais de uma hora.
E só mostra a temperatura de hora a hora, ou seja, às 16:30 podem estar 41ºc e depois descer para 39ºC à hora certa e não sabermos que isso ocorreu. Ahh, e as horas que aparecem no site são as UTC.

Informações fresquinhas vindas da Amareleja: apesar de estar com maior temperatura ontem dava a sensação de estar mais calor.

Pergunta à vontade!:)

Em relação à primeira pergunta, depende sempre da estação do ano e da localização geográfica. Sendo a Amareleja interior e não estando sujeita à nortada caracteristica do litoral, nem às brisas maritimas do sul, eu diria que a máxima agora no verão e num dia sem vento se deve dar por volta das 16h, ou seja 15h UTC.

Quanto à segunda pergunta, o IM faz actualizações horárias e é sempre à mesma hora. Por volta do minuto 10 ou 11 dá-nos a informação da hora anterior. Ou seja, às 17:10 deu-nos os dados referentes às 16h locais - 15h UTC.:thumbsup:
O problema é que muitas vezes os dados das estações falham. Por exemplo este mês a estação da Amareleja esteve sempre praticamente off. No inverno é Lamas de Mouro (uma das estações mais frias) que está sempre a perder o sinal.:disgust:

Em relação à sensação de calor, tem muitas vezes a ver com a humidade.
Se não estou em erro hoje apesar de uma temperatura mais alta, o Alentejo está com menos humidade que ontem.
Beja estava às 15h UTC com 24% de humidade, e ontem estava com quase 30%.

EDIT
Ups, o Vince já tinha respondido!:hehe:

Pois é...:hehe: 0,1ºC para ir aos 40ºC. Veremos o que diz a próxima actualização;)

Por cá 27,0ºC e nova máxima do dia, com 27,3ºC:)
Humidade a 53%
Pressão a 1016 hPa
Vento a 7,5 km/h

E mais uma vez grande diferença em relação ao Cabo Raso e ao Geofísico:D

imdiferenaa27062008ac3.jpg

Pois é...:hehe: 0,1ºC para ir aos 40ºC. Veremos o que diz a próxima actualização;)

Por cá 27,0ºC e nova máxima do dia, com 27,3ºC:)
Humidade a 53%
Pressão a 1016 hPa
Vento a 7,5 km/h

E mais uma vez grande diferença em relação ao Cabo Raso e ao Geofísico:D

imdiferenaa27062008ac3.jpg

Boa observação gil:thumbsup:
Já tinha posto um post aqui sobre a grande diferença, que existe entre lisboa e a zona para lá do farol da guia(guincho,cabo raso)
No estoril ,vento fraco de NO calor moderado, muito similar á temperatura que o gil pôs .