Seguimento Litoral Centro - Abril 2011

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Dormi de janela aberta!

Actuais 20,0ºC com humidade nos 46%!

Citando a já célebre expressão, por cá: Esteve uma noite de ananases!

canstock0820710.png


:lol:
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Seguimento Litoral Norte - Abril 2011

Mínimas:

Cais do Sodré > 20,4ºC
Moita > 16,3ºC

Muitas mínimas tropicais por esse país fora...em Abril
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
eu dou em maluco com isto:eek: em tomar onde eu mora tive a ver os registo que a estação do site meteotomar tem desde agosto de 2008 e apercebi-me que foi batido o recorde de temperatura minima com o valor de 21.8 graus que nem no verão se chega la perto , bem é de aproveitar agora que decerteza que no verão as mínimas devem ser da ordem dos 15 a 19 graus é caso para dizer isto anda mesmo virado ao contrario :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Bom dia !

Mínima que eu não estava á espera, deu-se por volta das 04 da madrugada, tropical com 20,3ºC :eek::eek:.

Agora estou quente já com 21,3ºC.

Miguel, como foi a mínima por Setúbal ?

:eek:

Aqui a mínima foi de 18,8ºC igualou a mínima mais alta de abril do ano passado por isso longe de records!

Agora estão 20,4ºC, 56%Hr, 1015,6hpa e vento fraco o sol quase nem aquece devido as poeira no ar
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
eu dou em maluco com isto:eek: em tomar onde eu mora tive a ver os registo que a estação do site meteotomar tem desde agosto de 2008 e apercebi-me que foi batido o recorde de temperatura minima com o valor de 21.8 graus que nem no verão se chega la perto , bem é de aproveitar agora que decerteza que no verão as mínimas devem ser da ordem dos 15 a 19 graus é caso para dizer isto anda mesmo virado ao contrario :)

Há uma explicação muito simples...no verão costuma haver muita estabilidade, com ventos fracos...tal faz com que haja facilmente inversões termicas, levando a minimas bem baixas junto á superficie ( de que exemplos extremos são a Praia da rainha, Aljezur, Alvega etc), já que o ar frio fica retido nos primeiros 50 ou 100m da atmosfera ( dai locais como Portalegre terem minimas muito altas).

Neste evento houve muito vento devido á cut-off a SW e á baixa em superficie associada..assim o ar frio não estratificou e houve uma mistura muito grande nos niveis baixos, levando á manutenção de temperaturas elevadas.

É preciso ver que a estabilidade atmosferica que temos no verão, e que nos dá calor e céu limpo, tambem favorece minimas bem baixas ( especialmente nos locais propicios)...basicamente nós temos um clima desertico no Verão, com as amplitudes que lhe é comum.

Em Portugal os vales aluvionares do Tejo-Sado, por serem constituidos por solos arenosos, arrefecem imenso..mas qualquer vale mais abrigado ou mesmo uma qualquer zona baixa tem grande facilidade em arrefecer, mesmo se junto á costa;)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Bom dia!

Minima tropical em Oeiras de 20,6 ºC :w00t:
Muito bom,no dia 6 de Abril. Agora vai fresco,a comparar com as 2 da manha. Está nos 21,7 ºC.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
OLÁ ;)

Após uma madrugada mediterrânica bem agradável, o dia segue no mesmo registo com céu limpo (de nuvens) um pouco à semelhança de ontem, vento fraco a moderado de leste.

Termómetro a marcar os 22ºC.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Faltaram 4 décimas para a temperatura mínima ficar nos 20ºC:p, 19,6ºC foi a mínima tropical de hoje.

Sigo já com 26ºC, céu encoberto por "poeirada", vento fraco e 1017 hPa.