Seguimento Litoral Centro - Abril 2011



Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Relâmpagos a oeste daqui. Parece não haver relação com os da margem sul.

Vamos a ver... não estou a ver bem qual o deslocamento das células. Mas uma coisa é certa, a actividade convectiva reintensificou-se. Segundo o satélite, o movimento é SE - NW (?). Nesse caso seria a mesma trovoada da margem sul:huh: e está-se a afastar daqui:(

Pode ser que se formem mais células. Vamos a ver...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Jorge1990 e Mr.Phillip, esta trovoada F-E-N-O-M-E-N-A-L apanhei-a toda na rua, inclusivo filmei com o telemóvel vários raios que atingiram prédios à minha volta, cada estoiro até me doía os ouvidos, apanhei granizo e uma molha de tal maneira que estou agora em casa a trocar de roupa.

Nunca tinha visto nada assim, a luz incrivelmente não foi abaixo nem uma única vez. Pelo menos 3 relâmpagos atingiram prédios na Quinta da Água e outros 3 a estação da Fertagus e arredores.

A distância entre o relâmpago e o trovão era de milésimos de segundo.

Acumulei 10,5 mm com este aguaceiro, há estradas inundadas e os bombeiros cá andam. O detector foi abaixo talvez por não aguentar tanto poder eléctrico, e nem me atrevi a tentar fotografar nada pois estava muito vento e a chuva entrava para dentro de casa.

A rotunda do metro quase desapareceu debaixo de água e algumas tampas de esgoto levantaram.

Não tenho palavras para o que acabei de passar, estive o tempo todo na Feira de Abril que está na Quinta da água, e de lá via tudo. Tive que me abrigar na pista dos carrinhos de choque para poder filmar. Mais tarde coloco aqui os vídeos.

Impressionante.

Confirmem este meu testemunho, pois ainda nem caí em mim...
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Vim agora da rua, realmente dá para ver a força da trovoada que se encontra a Oeste daqui, mesmo assim ainda vi dois raios que percorreram o céu de uma ponta à outra, ao mesmo tempo a célula parecia estar a desenvolver-se aqui, mas já parou, apesar de longe, já foi bom, continuo com esperança que este fim-de-semana tenha algo a sério por aqui, infelizmente não tenho hipóteses de filmar nada com mínima qualidade.. :(

Enquanto estive lá fora, sempre pingou, mas até está bastante agradável, está típico de trovoadas de Verão, sigo com 19ºC.
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
706
Local
Alfragide e Olivais Norte
Relâmpagos a oeste daqui. Parece não haver relação com os da margem sul.

Vamos a ver... não estou a ver bem qual o deslocamento das células. Mas uma coisa é certa, a actividade convectiva reintensificou-se. Segundo o satélite, o movimento é SE - NW (?). Nesse caso seria a mesma trovoada da margem sul:huh: e está-se a afastar daqui:(

Pode ser que se formem mais células. Vamos a ver...

Onde??? Aqui, Olivais- Norte, perto da Portela de Sacavém e com vista para o Parque das nações e Torre Vasco da Gama, está tudo estranhemento calmo..nem chuva, nem vento, nem nadica de nada...onde anda a gaja..??? :rain:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Jorge1990 e Mr.Phillip, esta trovoada F-E-N-O-M-E-N-A-L apanhei-a toda na rua, inclusivo filmei com o telemóvel vários raios que atingiram prédios à minha volta, cada estoiro até me doía os ouvidos, apanhei granizo e uma molha de tal maneira que estou agora em casa a trocar de roupa.

Nunca tinha visto nada assim, a luz incrivelmente não foi abaixo nem uma única vez. Pelo menos 3 relâmpagos atingiram prédios na Quinta da Água e outros 3 a estação da Fertagus e arredores.

A distância entre o relâmpago e o trovão era de milésimos de segundo.

Acumulei 10,5 mm com este aguaceiro, há estradas inundadas e os bombeiros cá andam. O detector foi abaixo talvez por não aguentar tanto poder eléctrico, e nem me atrevi a tentar fotografar nada pois estava muito vento e a chuva entrava para dentro de casa.

A rotunda do metro quase desapareceu debaixo de água e algumas tampas de esgoto levantaram.

Não tenho palavras para o que acabei de passar, estive o tempo todo na Feira de Abril que está na Quinta da água, e de lá via tudo. Tive que me abrigar na pista dos carrinhos de choque para poder filmar. Mais tarde coloco aqui os vídeos.

Impressionante.

Confirmem este meu testemunho, pois ainda nem caí em mim...

Pois, eu pelas 22h00 estava na estação da Fertagus quando começou o festival a sério e quase não consegui passar de carro para casa, pois os acessos todos a Santa Marta, entopem com facilidade...
Foi, de facto, uma trovoada brutal!!
Agora tudo mais calmo, embora ainda troveje, mas já quase não se ouve...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tendo em atenção o sentido de deslocação, é possível que estas células sigam para noroeste e afectam a zona ocidental de Lisboa, para além de toda a zona desde Almada até à Costa da Caparica ...

WEBCAM a partir de Lisboa, voltada para sul

Estranho; nada de actividade eléctrica, apenas chuva ...
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
937
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Algumas imagens da trovoada na Cruz de Pau :)

dsc5777k.jpg