Seguimento Litoral Centro - Abril 2011



]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Amadora

Depois da grande granizada de ontem que assisti no terreno ( depois coloco as fotos e videos no topico acertado) ontem á noite tamebm houve festa até as 2 da matina com trovoada e aguaceiros por vezes fortes!!

Neste momento a chegar uma celula um pouco a oeste... onde me pareceu ver um funnel, mas não tenho a certeza...

Ceu muito nublado e convectivo, dia fresco!!

Edit: Começa a chuver!!
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
703
Local
Alfragide e Olivais Norte
Por aqui começou a pingar, céu muito carregado, não avisto nuvens, apenas tudo "branco", sem sinais de trovoada e vento nulo...

Final de noite de ontem muito calmo, apenas 2 ou 3 relampagos sem trovões lá para os lados dos Olivais-Sul.

Correcção: 14.31 Horas, começou a chover com intensidade moderada, não existem vestigios de Trovoada.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Depois de ter dado uma vista de olhos a este seguimento (litoral centro) fico estupefacto com não existe alguém de Coimbra a relarar ao que lá aconteceu.

Apenas vos digo, uma das principais rotundas da cidade de Coimbra ficou coberta de terra, tendo sido interdito o trânsito (Sólum-Tovim).

Será que não se passou lá nada digno de comentários?

Passei lá por volta das 19 e 30, e apenas vi alguns detritos e restos de terra. Durante o periodo de maior intensidade de chuva estava na parte sul da cidade onde creio que a intensidade do evento tenha sido muito menor. Não registei granizo, apenas chuva e trovoada relativamente próxima e em vários pontos, causando até trovões simultâneos.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Neste momento chuva forte em Lisboa, sem trovoada (ainda)

Pelas imagens de satélite, há algumas células sobre Portugal, embora não tão desenvolvidas como as de ontem, por agora.

Continua a chover forte
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá

Chuva forte, acompanhada de trovoada.
Temperatura de 16,4º, pressão 998,4 hpa, com uma precipitação acumulada de 7,1 mm.


Cumpts


Zejorge
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Chove com menos intensidade, agora.

Dá para adivinhar um céu convectivo, para lá das nuvens baixas que o cobrem agora.

Ainda é cedo. Podem-se desenvolver células mais intensas ao longo do dia. Há condições para tal.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boa tarde.

E depois de ter enchido a barriga ontem com tanta trovoada, as más notícias começam agora a chegar.

Fui agora ver os vídeos que fiz no telemóvel e ficaram aos seluços, mesmo com uma câmara de 3.2 MP. Pouco ou nada se percebe, tirando o barulho da trovoada. Nem vale a pena dizer mais... :sad:

Mas valeu o esforço, digo eu.. Já estou habituado a tanto azar que já é normal... Pelo menos pude assistir a tudo ao vivo, nunca esquecerei a noite de ontem. :rolleyes:

---

Por agora, céu com períodos de muito nublado com nuvens baixas, médias e altas. Vento fraco. Temperatura nos 19,8ºC e humidade relativa nos 66%.

Está escuro para os lados do interior. Até vou rezar para que a noite de ontem se repita. :lmao:

Relativamente ao dia de ontem:
Precipitação total acumulada: 17 mm
Pressão mínima registada: 996 milibares
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Lightning sei o que estás a sentir :D Também perdi muitos relâmpagos extraordinários.

____

Acumulado de ontem: 39.2mm (30.2mm acumulados entre as 21:30 e as 22:30)
Acumulado de hoje: 3.7mm
Mínima de hoje: 14.6ºC
Pressão mínima de ontem: 996hPa.
Ao inicio da tarde passou uma célula a Oeste com bastante actividade eléctrica, mas tarde começou a chover e a temperatura em pouco menos de 20 minutos desceu 5ºC!! (dos 23.0ºC para os 17.9ºC)
Ainda caiu algum granizo mas nada de especial. À noite fui surpreendido pela trovoada aqui em cima.

Neste momento sigo com 17.9ºC e céu encoberto.