Seguimento Litoral Centro - Abril 2013

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas

Extremos de hoje:

Alcabideche: 11,5ºC / 24,1ºC
Vale do Pisão: 6,4ºC / 27,1ºC

Os vales não dão mesmo hipótese.:D
_______

Neste momento, sigo com 19,4ºC, vento fraco e céu limpo.
 


DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,220
Local
Coimbra
A partida sim e sempre com uma boa diferença de ºC, mas lá está, o factor vento é muito mais importante num vale do que no monte ,isto em termos de arrefecimento nocturno e aquecimento diurno.Uma simples brisa,fraquissima, ocorrida num vale tem um poder brutal na temperatura,causa uma valente mossa.Hoje no vale(muito encaixado) que ando a estudar,segundo o meu anemometro o vento soprava a 6/7 km/h, caso tivesse nulo acredito que a temperatura chegaria aos 28,5ºC,por exemplo.
Sim,é normal, ainda há dias registei 22ºC de amplitude térmica no vale da Mangancha( 5ºC/27ºC). Houve um dia destes que a estação de Alvega teve 4ºC / 28ºC.
Tenho feito a comparação dos valores registados com os valores das estações IPMA para perceber se as máximas estão inflacionadas, pois o sensor está num RS improvisado, e tenho registado máximas muito parecidas com as da estação de Coimbra (Bencanta), pois essa estação que também está num vale e regista sempre máximas mais altas que as da estação de Coimbra (Aeródromo). Essa diferença pode ser explicada pela acumulação de calor nas zonas mais baixa, com menos vento.

Máxima: 28,3ºC

Temperatura actual: 14,2
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Está uma noite de fazer inveja a muitas de verão, aliás quem nos dera a nos que no verão tivesse assim, que raramente ou nunca deverá estar :lmao:, 19,3ºC, até tem vindo a subir graças ao vento fraco de NE.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Forte inversão térmica por cá, sigo com 15,4ºC :cold:. Azeitão ainda vai com 20ºC!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tenho feito a comparação dos valores registados com os valores das estações IPMA para perceber se as máximas estão inflacionadas, pois o sensor está num RS improvisado, e tenho registado máximas muito parecidas com as da estação de Coimbra (Bencanta), pois essa estação que também está num vale e regista sempre máximas mais altas que as da estação de Coimbra (Aeródromo). Essa diferença pode ser explicada pela acumulação de calor nas zonas mais baixa, com menos vento.

Máxima: 28,3ºC

Temperatura actual: 14,2

Interessante, sim é normal acontecerem tais diferenças,alias um caso bem ilustrativo são as arvores de fruto. Por exemplo no topo de uma colina do vale da Mangancha( sitio fresco/ ventoso), uma nespreira tinha nespras ainda verdes, no fundo de vale(sitio quente e protegido do vento) outra nespreira ja tinha nespras bem maduras,impressionante.
____________

T.actual: 17,9ºC
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa noite.
Temperatura minima de 8.5ºC
Temperatura maxima de 26.6ºC

Temperatura actual de 12.5ºC. Já tenho de ir buscar um casaco.:D
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia

A temperatura minima de hoje foi alta, cerca de 15,1ºC.
Neste momento,a manha segue quente,20,5ºC.
A vento sopra muito fraco(3 km/h) do quadrante Este.
O céu apresenta-se limpo.Belo dia. :cool:
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia.
Temperatura minima de 8.5ºC

Temperatura actual de 19.5ºC. Já está calor.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Bom dia,
Aqui pelo Marquês está um dia fantástico. Sopra uma brisa leve e agradável. Estão cerca de 19º.
Com grande pena minha estou sentada em frente ao computador ... Quem puder saia de casa, faça um pic nic, vá andar à beira rio, pegue na prancha e apanhe uma ondinha enfim ar livre, puro e desafogado
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
T.actual: 23,4ºC
____

Segundo as imagens da livecam da praia de Carcavelos, o actual cenario é este:
:cool:

carcavelos.jpg