Seguimento Litoral Centro - Abril 2015



Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Não foi em Cabanas foi mais cá para baixo, estou na zona da Lagoinha e caiu à minha frente, estou virado para a zona industrila do Pinhal Novo.;)
Epá, que não caia em cima do 'Velho Cangalho' :lmao:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Não foi em Cabanas foi mais cá para baixo, estou na zona da Lagoinha e caiu à minha frente, estou virado para a zona industrila do Pinhal Novo.;)

Segundo o Blitzortung foi mesmo na zona de Cabanas, ligeiramente a Sul sobre a Serra da Arrábida.
 

Portugal Storms

Cumulus
Registo
7 Out 2014
Mensagens
155
Local
Moita/Palmela
Segundo o Blitzortung foi mesmo na zona de Cabanas, ligeiramente a Sul sobre a Serra da Arrábida.
Posso garantir qu foi mais na zona do Pinhal Novo, apanhei um valente susto, vi o raio à minha frente e talvez 1 segundo depois o trovão:thumbsup:.
´Não foi nada de muito potente mas andava perdido pois foi o único que se fez sentir nesta zona.:D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
a caminho de Lisboa, começa a chover moderado em Samora Correia.

A pouco mais de 10km a Sul, em Santo Estevão, ainda só caíram uns pingos dispersos, está difícil a animação entrar no Continente.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Posso garantir qu foi mais na zona do Pinhal Novo, apanhei um valente susto, vi o raio à minha frente e talvez 1 segundo depois o trovão:thumbsup:.
´Não foi nada de muito potente mas andava perdido pois foi o único que se fez sentir nesta zona.:D

Então não estamos a falar do mesmo raio, este sistema do Blitzortung só apanha os raios mais fortes, na zona do Pinhal Novo não apanhou nenhum, o que não quer dizer que não tenha ocorrido uma ou mais descargas elétricas mais fracas. :)
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Não foi em Cabanas foi mais cá para baixo, estou na zona da Lagoinha e caiu à minha frente, estou virado para a zona industrila do Pinhal Novo.;)

O site meteomoita mostra uma descarga ao pé de Cabanas, na encosta Norte da Arrábida, terá havido outra descarga não registada?
" 08-04-2015 15:56:34 Palmela Palmela Setúbal 38.549 -8.962 12 SSE "
O IPMA não registou nenhuma descarga?!...
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Selecccedilatildeo_024.jpg


Tal como eu já tinha verificado ontem, temos uma superfície frontal oclusa e linhas de instabilidade junto à costa. Só com muito azar é que não há nada por aqui.

Agora caem só uns pingos:mad:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Então não estamos a falar do mesmo raio, este sistema do Blitzortung só apanha os raios mais fortes, na zona do Pinhal Novo não apanhou nenhum, o que não quer dizer que não tenha ocorrido uma ou mais descargas elétricas, mas fracas. :)
Deve ter sido isso, porque no IPMA nem existe registo da descarga de Cabanas.
Os sistemas de detecção de trovoadas não registam todas as descargas eléctricas.
Não sabia que a rede Blitzortung só apanhava os raios mais fortes.
 

Portugal Storms

Cumulus
Registo
7 Out 2014
Mensagens
155
Local
Moita/Palmela
Então não estamos a falar do mesmo raio, este sistema do Blitzortung só apanha os raios mais fortes, na zona do Pinhal Novo não apanhou nenhum, o que não quer dizer que não tenha ocorrido uma ou mais descargas elétricas, mas fracas. :)

O site meteomoita mostra uma descarga ao pé de Cabanas, na encosta Norte da Arrábida, terá havido outra descarga não registada?
" 08-04-2015 15:56:34 Palmela Palmela Setúbal 38.549 -8.962 12 SSE "
O IPMA não registou nenhuma descarga?!...

São cerca de 9 km de distãncia entre Cabanas e o Pinhal Novo, a localização dada pelos sites pode não ser precisa, digo eu.
Não é querer ser teimoso é apenas relatar o que vi, foi na direção do Pinhal Novo. E como tinha dito não foi nada de muito intenso, mas foi mesmo à minha frente e não estava à espera, daí ter-me assustado.:D
Seja em Cabanas, no Pinhal novo ou no resto do país, eles que caiam :thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Deve ter sido isso, porque no IPMA nem existe registo da descarga de Cabanas.
Os sistemas de detecção de trovoadas não registam todas as descargas eléctricas.
Não sabia que a rede Blitzortung só apanhava os raios mais fortes.

A rede Blitzortung apanha os raios todos nos locais que possuem uma elevada concentração de estações, como na Europa Central, mas em Portugal apenas temos 4 estações a funcionar, logo ainda há algumas descargas que podem escapar. ;)