Seguimento Litoral Centro - Abril 2015

Não foi em Cabanas foi mais cá para baixo, estou na zona da Lagoinha e caiu à minha frente, estou virado para a zona industrila do Pinhal Novo.;)
Epá, que não caia em cima do 'Velho Cangalho' :lmao:

Não foi em Cabanas foi mais cá para baixo, estou na zona da Lagoinha e caiu à minha frente, estou virado para a zona industrila do Pinhal Novo.;)

Segundo o Blitzortung foi mesmo na zona de Cabanas, ligeiramente a Sul sobre a Serra da Arrábida.

Segundo o Blitzortung foi mesmo na zona de Cabanas, ligeiramente a Sul sobre a Serra da Arrábida.
Posso garantir qu foi mais na zona do Pinhal Novo, apanhei um valente susto, vi o raio à minha frente e talvez 1 segundo depois o trovão:thumbsup:.
´Não foi nada de muito potente mas andava perdido pois foi o único que se fez sentir nesta zona.:D

• Gosto
Reactions: StormRic
a caminho de Lisboa, começa a chover moderado em Samora Correia.

A pouco mais de 10km a Sul, em Santo Estevão, ainda só caíram uns pingos dispersos, está difícil a animação entrar no Continente.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Posso garantir qu foi mais na zona do Pinhal Novo, apanhei um valente susto, vi o raio à minha frente e talvez 1 segundo depois o trovão:thumbsup:.
´Não foi nada de muito potente mas andava perdido pois foi o único que se fez sentir nesta zona.:D

Então não estamos a falar do mesmo raio, este sistema do Blitzortung só apanha os raios mais fortes, na zona do Pinhal Novo não apanhou nenhum, o que não quer dizer que não tenha ocorrido uma ou mais descargas elétricas mais fracas. :)

Última edição:

O site meteomoita mostra uma descarga ao pé de Cabanas, na encosta Norte da Arrábida, terá havido outra descarga não registada?
" 08-04-2015 15:56:34 Palmela Palmela Setúbal 38.549 -8.962 12 SSE "
O IPMA não registou nenhuma descarga?!...

Selecccedilatildeo_024.jpg

Tal como eu já tinha verificado ontem, temos uma superfície frontal oclusa e linhas de instabilidade junto à costa. Só com muito azar é que não há nada por aqui.

Agora caem só uns pingos:mad:

Então não estamos a falar do mesmo raio, este sistema do Blitzortung só apanha os raios mais fortes, na zona do Pinhal Novo não apanhou nenhum, o que não quer dizer que não tenha ocorrido uma ou mais descargas elétricas, mas fracas. :)
Deve ter sido isso, porque no IPMA nem existe registo da descarga de Cabanas.
Os sistemas de detecção de trovoadas não registam todas as descargas eléctricas.
Não sabia que a rede Blitzortung só apanhava os raios mais fortes.

Então não estamos a falar do mesmo raio, este sistema do Blitzortung só apanha os raios mais fortes, na zona do Pinhal Novo não apanhou nenhum, o que não quer dizer que não tenha ocorrido uma ou mais descargas elétricas, mas fracas. :)

O site meteomoita mostra uma descarga ao pé de Cabanas, na encosta Norte da Arrábida, terá havido outra descarga não registada?
" 08-04-2015 15:56:34 Palmela Palmela Setúbal 38.549 -8.962 12 SSE "
O IPMA não registou nenhuma descarga?!...

São cerca de 9 km de distãncia entre Cabanas e o Pinhal Novo, a localização dada pelos sites pode não ser precisa, digo eu.
Não é querer ser teimoso é apenas relatar o que vi, foi na direção do Pinhal Novo. E como tinha dito não foi nada de muito intenso, mas foi mesmo à minha frente e não estava à espera, daí ter-me assustado.:D
Seja em Cabanas, no Pinhal novo ou no resto do país, eles que caiam :thumbsup:

Deve ter sido isso, porque no IPMA nem existe registo da descarga de Cabanas.
Os sistemas de detecção de trovoadas não registam todas as descargas eléctricas.
Não sabia que a rede Blitzortung só apanhava os raios mais fortes.

A rede Blitzortung apanha os raios todos nos locais que possuem uma elevada concentração de estações, como na Europa Central, mas em Portugal apenas temos 4 estações a funcionar, logo ainda há algumas descargas que podem escapar. ;)