Seguimento Litoral Centro - Abril 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,183
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia

Entre as 5h e as 7h houve uns aguaceiros fracos aqui em Carcavelos, fruto de uma linha de precipitação que se move muito lentamente segundo a sua direcção de SSW para NNE. Tem vindo a ganhar intensidade, os ecos são pontualmente amarelos:
xEA8q0q.jpg


Muita neblina a todos os níveis, Caparica e Cabo ocultos. Cumulus e alguns cumulonimbus embebidos naquela linha de instabilidade. Muito nublado para Leste e Sul, aberta para Oeste. Diversas nuvens médias pouco consistentes. Todas as nuvens têm um aspecto desconjuntado.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,183
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sem dúvida, fui ao Jamor dar um passeio e até que pingou por volta das 13h, mas depois céu limpo!

:palmas: excelente reportagem, belas cores e composições! Esse azul profundo com os alvíssimos cumulus congestus são um contraste sempre fascinante!:D
O monte é o Alto de Santa Catarina, em Linda-a-Velha, sobre o Dafundo/Cruz Quebrada, tem realmente uma excelente vista assim como o Alto da Boa Viagem na mata do Estádio Nacional.

Umas fotos de hoje:

:thumbsup: belo ambiente, bem diferente do céu azul de outros pontos da região centro!

deixo-vos algumas fotos tiradas hoje ao final da tarde, sensivelmente entre as 19h00 e as 20h10..

:uau: belíssimas e artísticas e que poente lindo, maravilhoso mesmo!:w00t:

Mas ja so fui a tempo de tirar uma foto..

:thumbsup:Sempre! :bombar:
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,183
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A chuva sobre o mar em frente à costa de Oeiras/Cascais dissipou-se sem atingir terra. Duas células pequenas agora sobre a península de Setúbal, na Lagoa de Albufeira e na Quinta do Conde/Brejos de Azeitão. Pouco significativas, ainda não há acumulados. Mantém-se muita neblina mas já se vê o Cabo.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
A chuva sobre o mar em frente à costa de Oeiras/Cascais dissipou-se sem atingir terra. Duas células pequenas agora sobre a península de Setúbal, na Lagoa de Albufeira e na Quinta do Conde/Brejos de Azeitão.

Pelo tipo de situação, penso que o mais provável será isso mesmo com o avançar do dia. Dissipação das células no mar, e formação de células sobre terra. Estando o vento de S/SW bastante fraco, ainda dá "margem de manobra" para se formarem bastante próximo do litoral, a zona de Lisboa terá algumas chances de alguma convecção "pulsante" até meio da tarde. Depois à partida será tudo "varrido" pelo vento de W/NW a partir dessa altura.
Ainda assim, é alta a probabilidade de aqui na zona não cair praticamente nada e se ficar a ver as "pipocas" rebentarem pertíssimo, mas mais para terra.

Bem me lembro de quando vivia em Oeiras como estes dias eram altamente frustrantes e deprimentes, geralmente sol intenso, e CBs enormes a formar-se "perto mas longe"... :D