Seguimento Litoral Centro - Abril 2015

Por volta das 16:25/16:30 caiu um aguaceiro torrencial aqui na zona, a imagem do radar não ilustra a violência do aguaceiro.

Interessante, fotografei para o lado de Cascais nessa altura e não se via nuvens significativas, devia estar mais para o interior. Neste momento estão belas nuvens pesadas!

E chove moderado!

Também deve estar a chover aí. O aparecimento destes cumulus foi tão rápido que mal se viam os ecos quinze minutos atrás:
2kn9l3b.jpg


16,5ºC, 75%
 
Interessante, fotografei para o lado de Cascais nessa altura e não se via nuvens significativas, devia estar mais para o interior. Neste momento estão belas nuvens pesadas!

E chove moderado!

O Aguaceiro torrencial foi em Alcoitão/Alcabideche, no radar ve-se um ponto amarelo.
Estava a conduzir a visibilidade ficou mesmo reduzida.
 
Máxima: 18,3ºC
Mínima: 12,2ºC
Acumulado: +-13,5mm

Tarde bastante calma, últimas chuvadas vão deixando Portugal e tempo de acalmia vai durar bastantes dias, provavelmente só choverá para a semana!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
a cor do mar representa bem a quantidade de terra que recebeu derivado à chuvada desta noite... :)

Praia de Porto Dinheiro e a última, Valmitão.. ;)

:shocking: espectaculares fotos! :thumbsup:

Muita erosão portanto, este regime torrencial não é realmente o melhor para os terrenos.

As únicas estações mais perto que podemos ter como referência para a precipitação que terá caído entre 25 e 26 nesse trecho de litoral são as de Cabeça Gorda (27,2mm) e Miragaia (20,3mm):
xXZnbvr.jpg


Seria interessante também observar o caudal do Rio Grande (foz na Areia Branca, Lourinhã) e do Rio Alcabrichel (foz no Porto Novo, Vimeiro), penso que terão sido esses os cursos de água principais responsáveis pelo transporte dessa quantidade de sedimentos, além da escorrência local pelas falésias e encostas vertentes para as praias. Aquelas estações situam-se precisamente nas suas cabeceiras.

A estimativa pelo radar dos acumulados horários entre a meia-noite e a 1h de hoje também dá uma boa ideia da zona que recebeu aquela possível super-célula:
mQ1HuK9.jpg
 
mais algumas fotos tiradas esta manhã, aos estragos que a chuva desta noite provocou...

:thumbsup: excelente trabalho de registo de imagens! Consegues precisar onde foram tiradas, tomando como referência o mapa acima por exemplo?
Acho que as marcas de enxurrada visíveis nessa fotos sustentam intensidades e acumulados horários bastante superiores aos registados naquelas duas estações, as quais só por acaso estariam situadas nos pólos da precipitação máxima. São marcas de acumulados horários na ordem dos 30mm pelo menos, até porque os terrenos não estavam de modo algum perto da saturação, longe disso até.
 
Última edição:
O caudal dos rios que falas, ainda fui observá-los, e para minha admiração acho que se aguentaram bem à carga... as fotos que tirei foi por onde a água passou antes de encontrar esses rios mais largos.. artérias mais estreitas que não aguentaram.. O rio grande até foi limpo recentemente, o que deve ter contribuído a que a Lourinhã escapasse desta vez..

vou tentar enumerar as fotos no mapa.. ;)