Seguimento Litoral Centro - Abril 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
ora então vamos lá ver... estão numeradas pela ordem que postei as fotos em cima...

as que numerei como 13 / 14 / 15 são referentes ás primeiras fotos que coloquei no post antes.. ;)

:thumbsup::thumbsup:óptimo! Conclui-se o seguinte:

- As enxurradas documentadas nas imagens verteram para a bacia do Alcabrichel, desaguaram em Porto Novo;
- Situam-se a oeste e sudoeste das estações de referência;
- Na imagem dos acumulados por radar é visível que a área vermelha tem maior dimensão nessa direcção e alastra-se até mesmo à costa.
- Na imagem de radar da hora anterior já havia uma mancha de acumulado, apenas amarela, a entrar pela costa precisamente nessa zona.

É assim sustentável que os acumulados totais nessa zona das fotos tenham sido bastante superiores aos registados nas estações de Cabeça Gorda e Miragaia, acima dos 30mm portanto.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
parece que essa célula passou mesmo aqui por cima... :thumbsup:

e eu a dormir.... :facepalm:

Também nessa altura debaixo de uma bátega daquelas e à noite pouco se podia ver ou registar.:p

É raro dispôr de uma cobertura fotográfica dos efeitos de uma chuvada tão interessante como a que fizeste. Parabéns pelo trabalho, e com arte ainda por cima! :cool:
 
  • Gosto
Reactions: Garcia

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:palmas: uma reportagem única, bem no ambiente da acção! Belas fotos, é notável teres percorrido todos esses pontos de vista com esse tempo :bombar:. Noto que o mar estava bem batido nas costas até ao Raso, do mesmo modo que no Guincho. Boa foto do "Gigante" ao crepúsculo, vento de 42 Km/h com toda a humidade no Cabo é agreste. Na foto da Pirolita vê-se bem o rochedo trapezoidal onde terá existido um farol rudimentar há milénios, entrada do porto de Guincho velho (Porto Touro).
Perfeita a documentação de Carcavelos, muitos kitesurfers. A foto do Abano está belíssima, na Pirolita tinhas aquele tecto de nuvens mesmo a rasar! Obrigado por toda esta partilha!:thumbsup:

Já agora fica aqui a imagem de satélite à hora em que provavelmente estavas no Abano:
zcEoB2y.jpg

Obrigado :), ( se pudesse era a minha vida nisto )

eram 18:30h, no Guincho já eram sensivelmente 19:20h e não chovia, alias via-se uma ligeira aberta.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ora hoje, ou melhor ontem ( Domingo ) seria dia de bike, mas como o tempo meteorològicamente falando estava incerto e já estava tarde para ir andar de bike, lá fiz em versão caminhada entre a estação da Cruz Quebrada e Carcavelos, foram só 17 km,
tempo inicial bom, mas apanhar algum vento de frente na direcção de Caravelos, as temperaturas deveriam rondar os 17º - 19º e claro, nuvens a quererem meter-me medo :lmao:,

"estas" já lá iam,

17096107149_c6428346b0_o.jpg


"estas" estavam para lá, portanto não me faziam mossa,

17256335156_d7507ae141_o.jpg


humm, "estas" já me metiam mais respeito, mas tinham apenas mau feitio :lol:,

16659848584_2ca8e85bd7_o.jpg


as coisas para aqueles lados deveriam ter qualquer coisa,

17280487442_0ff9e34f4b_o.jpg


depois de um percalço com um dos ténis, que me complicou um pouco o regresso, ainda assim alcancei o meu objectivo, Carcavelos, vento apreciável,

16662073313_07babfc26b_o.jpg


já no regresso, as coisas por Lisboa estavam um pouco interessantes, dependendo do ponto de vista,

17280487062_7e4daf8caa_o.jpg

17074870917_ddcec4e1f1_o.jpg

16662072883_814cec21cb_o.jpg


visão pouco agradável, novamente dependendo do ponto de vista :lol:,

17256334246_2a621cfa0d_o.jpg


e claro, chuva, sem um local sólido para me abrigar, "fugi" para de baixo de árvores, na esperança de a chuva não durar muita e ser pouco intensa, pois o arvoredo não iria aguentar por muito tempo a retenção da água,

17074870627_ab9d028a74_o.jpg


e a faltar pouco mais de 1,5 km até ao carro, novo "sinal" :rain: a dizer-me para me despachar ,

16662073823_e92a5e24ae_o.jpg


e assim se passou um bom bocado dedicado a actividade física com tempo interessante a mistura, que muito bem me tem ajudado a recuperação das minhas ossadas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ora hoje, ou melhor ontem ( Domingo ) seria dia de bike, mas como o tempo meteorològicamente falando estava incerto e já estava tarde para ir andar de bike, lá fiz em versão caminhada entre a estação da Cruz Quebrada e Carcavelos, foram só 17 km,

:palmas: excelente, momentos documentados em cheio! Lá ia o belo Sea Cloud II de volta ao oceano. Bem bonitas todas as fotos! Não foi fácil à ida sempre com o vento de frente. Apanhaste portanto os aguaceiros algo inesperados do fim da tarde que apareceram repentinamente.
:bombar: sempre ao caminho!


Bom dia,
deixo-vos ainda um pequeno vídeo, já no final do aguaceiro que caiu ontem por volta das 12h.. :)

:w00t: empolgante video de acção! Boa realização :thumbsup:
Grande chuvada, pingos grossos, corria bem pela estrada e os limpa pára-brisas tinham uma certa dificuldade em cumprir a sua função :lol:.

Os aguaceiros do fim da tarde de ontem aqui em Carcavelos tinham este aspecto:
lJGiq6W.jpg

QFv6SeW.jpg

Sjfv1Gm.jpg


Hoje, todo o dia com cumulus humilis ou mediocris, estes raros. Cirrus e depois cirrostratus apareceram para a tarde e o céu tem este aspecto desde há cerca de duas horas:
nURcwfS.jpg


Vento fraco de oes-noroeste ou noroeste, por vezes moderado.

Temperaturas de hoje:
Máxima: 19,0ºC pelas 15h
Mínima: 13,2ºC pouco depois das 7h

TA: 18,1ºC
HR: 65%
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
off-topic
Não consigo ver a imagem, dá este erro:
403. That’s an error.

Your client does not have permission to get URL /JRdRqQlw5qW_wnd1L7SV9Pp-Tofy03LO3fRutVktJBHxyhdOVaQtSe9NDbhd76o8m6ojYMYY7Vj5cNA=w1896-h835 from this server. (Client IP address: 85.138.97.217)

Forbidden That’s all we know.

Será problema do meu browser?

Eu também nao consigo visualizar, talvez a imagem nao tenha sido bem anexada.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,739
Local
Loures
off-topic
Não consigo ver a imagem, dá este erro:
403. That’s an error.

Your client does not have permission to get URL /JRdRqQlw5qW_wnd1L7SV9Pp-Tofy03LO3fRutVktJBHxyhdOVaQtSe9NDbhd76o8m6ojYMYY7Vj5cNA=w1896-h835 from this server. (Client IP address: 85.138.97.217)

Forbidden That’s all we know.

Será problema do meu browser?

Eu também nao consigo visualizar, talvez a imagem nao tenha sido bem anexada.

Link corrigido, A imagem em causa estava na drive e eu através da opção de partilhar o link obtive o link da imagem, pensando que iria ficar visível ao público, mas parece que não.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia

13ºC e 85% de HR neste momento. Alvorada fresca por aqui, céu com algumas faixas de altostratus e altocumulus.
Vento nulo, calmaria total.

"Espremendo" fotograficamente o último dia ainda se obteve isto:

Crepúsculo de domingo:
FxoGINY.jpg


Amanhecer de ontem, segunda-feira 27:
2GmdVY6.jpg

Y5n8Zcw.jpg


Não é frequente um halo solar permanecer até o sol ficar a uma altura inferior a 22º e portanto o halo intersectar o horizonte:
d8lv2RM.jpg


Cumulus mediocris a esticar-se...
1Zxp1MY.jpg


Formação invulgar de cirrus, penso que se possa classificar como cirrus vertebratus, eu chamar-lhe-ia cirrus pluma, parece uma pena:
QxuyB6B.jpg


Ontem não foi visível o ocaso, o sol foi oculto pelos espessos cirrus e não houve sequer cores do poente depois deste momento, aqui em Carcavelos pelo menos:
IrTyo0a.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)