Seguimento Litoral Centro - Abril 2016

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Ah hoje já gostei bem mais do dia!
Tal como previsto tivemos aqui um dia com direito a tudo um pouco! Durante a manhã e a partir das 18h houve bastante instabilidade com aguaceiros por vezes intensos, algum granizo pelo meio e trovoadas! Os trovões eram mais dispersos, mas fortes em algumas situações.
Agora para a noite foi possível ver bem vários relâmpagos longe daqui, primeiro para oeste, mais tarde para sueste e leste. Era com cada flash que até encadeava :thumbsup:
Acumulado do dia: 6,1 mm

A Cova da Piedade hoje foi a vencedora oficial da Trovoada. E eu em Lisboa a trabalhar (tem que ser..), amanhã vou postar alguns vídeos das chuvadas que caíram por aqui com a cortesia da minha namorada que mais uma vez foi quem conseguiu filmar. Eu apenas consegui 4 fotos de algumas mamatus em Cacilhas.

Carissimos bom dia,
Ontem tentei colocar fotos mas o Forum estava mega lento e então desisti. Na Avenida da Liberdade junto ao Massimo Dutti tirei do telemóvel estas fotos às 18h54m. Com a trovoada a estalar por cima da cabeça, era enorme a intensidade da chuva e as pedras de granizo batiam na calçada com força e saltavam para o meu casaco que nem uns berlindes (pequeninos). Foi de repente bem forte e depois passou :). Cá vai:

aCsXpIC.jpg

YKC5qm8.jpg

p.s. Stormric de volta. Boa. Fez falta :)

A chuva ontem beneficiou o centro da cidade de Lisboa.
A EMA do Geofísico acumulou 21,9mm. À Gago Coutinho só chegaram 8mm.

Aqui, mais a norte, passou tudo de raspão. Só às 21h e tal é que choveu moderado.
Em Caneças então, foi mesmo tudo ao lado. Ontem a estação do INAG acumulou uns irrisórios 2,3mm. Nem deu para a evapotranspiração. :p

Boas,

Ontem acabei por ter 4,1 mm de acumulado.
Curioso choveu mais aqui do que na estação da serra (345 mts) 3,9 mm e no Linhó (2,9 mm).
Desde que começou este episódio de chuva, estamos assim:

Dia 10: 4,4 mm
Dia 11: 3,9 mm
Dia 12: 4,1 mm

Para amanhã espero uns 15mm-20 mm e sexta uns 10mm-15 mm.
Se assim for, o valor medio do mês de abril será alcançado.

Última edição:
Boas!
É incrível como os aguaceiros estão todos a passar ao lado...
Sigo com 18,3°C e a mínima só desceu até aos 12,0°C. Há cumulus com algum desenvolvimento vertical a rondar a zona. Veremos se a insolação ajuda na convecção...
Ps: preciso mesmo de arranjar um pluviómetro. :p
Nem todos os dias são Natal! :lmao:

Ontem, por cá, só tive uns pingos e nem um ronco se ouviu! Passou tudo pelos lados. Era por norte, por sul, por oeste por leste... tudo, tudo que de raspão. Tudo a fazer ganda festa e por cá népiaaaaaaa...
Agora tenho céu azul, soooool, e avisto nuvens grossas a leste.

Boa tarde

Hoje não observei precipitação aqui mesmo, céu pouco nublado a maior parte do dia excepto de manhã quando passaram as células pela margem sul e por Lisboa.

Há duas horas atrás a nebulosidade aumentou gradualmente, por altocumulus especialmente, mas já diminuiu novamente. Alguns cumulus, humilis ou mediocris, pelo horizonte marítimo e em terra.

Vento de Sul moderado, já esteve temporariamente de SSE ou mesmo SE. Neblina em todos os níveis. Dia sem eventos notáveis, por enquanto.