Seguimento Litoral Centro - Abril 2016

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Não me parece... Se repares, o tefigrama de Lisboa mostra aos níveis baixos e médios cisalhamento... Portanto, não haverá condições para desenvolvimento vertical... É possível ver este mesmo cisalhamento a olho nu "requer alguma prática" neste caso... Se houver precipitação, será apenas estratiforme. A não ser que haja uma súbita alteração do padrão.... Penso eu de que

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

9350eca8d58b09bd6b975500c3240c57.jpg
tanta treta e esqueci-me do tefigrama Lolol

• Gosto
Reactions: joralentejano
Não me parece... Se repares, o tefigrama de Lisboa mostra aos níveis baixos e médios cisalhamento... Portanto, não haverá condições para desenvolvimento vertical... É possível ver este mesmo cisalhamento a olho nu "requer alguma prática" neste caso... Se houver precipitação, será apenas estratiforme. A não ser que haja uma súbita alteração do padrão.... Penso eu de que

Como se vê isso do cisalhamento e o que significa na prática?

• Gosto
Reactions: AMFC
Cisalhamento é a divergência de massas de ar.
Para que se formem células, não pode haver cisalhamento l, caso contrário os cúmulos são decapitados... O ar tem que convergir todo mais ou menos para o mesmo lado e mais ou a mesma velocidade.
Para veres isso, no lado direito do tefigrama tem uma coluna com indicadores de vento, o qual é notável divergência nas camadas de ar. No lado esquerdo e se acompanhares as linhas horizontais é possível verificar a altitude.

Tarde estranha, desde as 13h que caem chuviscos de pingos grossos intermitentes, às vezes passa a chuva fraca. Nenhuma estação foi capaz de acumular.

Dia abafado de 18,8ºC e mínima de 11,3ºC

Uma semana um pouco apática.

Já não se vê chuva nos modelos, só quinta com a passagem de uma depressão fraca é que pode trazer algo.