Mesmo com um tombo grande na temperatura à passagem da célula, duvido imenso que tal tenha ocorrido. E com vários membros do fórum a apanharem essa mesma célula noutros locais e a relatarem queda de granizo (apenas), mais ainda duvido...
Ainda sei distinguir granizo. E como disse, continuo a dizer que foi água-neve, mas foi apenas por instantes e passou a chuva. Não se justificava tal notícia.
Às 18:05h abateu-se o fim do mundo nas amoreiras. Estava à espera do autocarro e só vi a serra de monsanto desaparecer. Já sabia o que a casa ia gastar, portanto não hesitei em fugir dali para uma zona abrigada. Em menos de um minuto chuva fortíssima que caía na horizontal, vento FORTÍSSIMO, que derrubou meia dúzia de motas e arrastou gradeamentos e por pouco não fez cair quem passava de bicicleta ali na altura. Pessoas com chapéus ficaram com eles partidos instantaneamente. Há muito que não assistia a uma destas. Por poucos segundos houve granizo à mistura. O trovão correspondente àquela descarga ouvi-o ainda dentro do edifício. Ainda tentei filmar mas não consegui, o vento tirava-me a respiração.
E depois de toda a tarde só com aguaceiros pontuais, eis que que começou agora mesmo os agauceiros fracos, em modo de chuva certinha, vamos ver se o dia de hoje será uma fotocópia do dia de ontem.
Desconhecia que te encontravas no local, peço desculpa. Não é nada normal ter relatos de água-neve em Lisboa tão localizados e com 7 ou 8ºC de temperatura, no mínimo. Mas as surpresas por vezes acontecem...
Queda para 7,6ºC aquando o granizo, o que equivale à mínima do dia por enquanto. Mantém-se nos 8,5ºC agora. 31,2 mm, vem aí mais uma célula!
Grande escuridão a N/NW com densas cortinas de precipitação, e enquanto escrevo grande relâmpago com trovão quase instantâneo!
Trovão audível aqui pelo Olivais, à poucos minutos, depois de uma intensa chuvada...mas não vi nenhum raio...esta é muito friooooo!!!