Seguimento Litoral Centro - Abril 2020

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Tenho outras fotografias da célula quando passou para o quadrante Este, na minha opinião bem mais interessantes, mas o meu computador está cada vez mais lento a processar as fotos e não consegui ter tudo pronto hoje. Vamos ver se amanhã consigo.

Aqui ficam as fotos que faltam de domingo, de uma célula que causou bastante granizo em alguns locais de Sintra e foi-se deslocando para Este, deixando apenas algumas pingas aqui. Estas fotos são de quando a célula já tinha passado para o quadrante Este.

Notáveis as cortinas que seriam certamente de precipitação na forma sólida, e um sinal de esperança, como diz o @windchill, este arco-íris :)


IMG_0088-HDR
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_0091-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_0121-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_0125-HDR
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_0139-HDR
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_0160-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_0175-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr

:)
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ontem ainda apanhei esta pérola de arco-iris ao final da tarde, aqui na Amora :)

2020.04.01 - 174528 (NIKON D7200) [Amora] by LusoSkies, no Flickr


Essa pérola daqui da Margem Sul ainda foi parar ao Severe Weather Europe. Parabéns!!! :winner:
________________________________________
Por aqui, o dia de ontem foi claramente primaveril, mas a nortada estragou um pouco a temperatura pela Charneca, como já é habitual nesta altura do ano. :D

Charneca da Caparica
Máx: 18,8ºC
Mín: 6,4ºC

Corroios
Máx: 20,3ºC
Mín: 7,2ºC

Hoje o dia nasceu com sol e rapidamente ficou quente, com uma máxima até agora de 18,6ºC. No entanto, o vento na última hora fez diminuir a temperatura, estando esta agora nos 17,4ºC. :calor:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Tempo soalheiro e agradável tem marcado estes últimos dois dias, dignos de primavera :cool:
Céu limpo, apresentando-se temporariamente com alguma nebulosidade durante a tarde. O vento tem soprado fraco de N-NW.

Quarta: 7,3ºC / 13,6ºC / 8,4 mm
Quinta: 6,2ºC / 18,7ºC
Hoje: 7,1ºC / 19,9ºC

T. Atual: 18,9ºC
HR: 41%
Vento: N / 2,2 Km/h
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Boa tarde.

Dia sem grande história e nível de seguimento meteorológico, com sol e algum vento e alguns cúmulos fraquinhos.... ainda assim deu para fotografar um curioso nascer do sol aqui da varanda

 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde.

Dia sem grande história e nível de seguimento meteorológico, com sol e algum vento e alguns cúmulos fraquinhos.... ainda assim deu para fotografar um curioso nascer do sol aqui da varanda

Sabes o que são esses fumos? Esses fumos são "queimas" controladas que o Alfeite faz para queimar os resíduos de borracha. Forma uma espécie de fumo bem negro, diferente dos habituais fumos de incêndio florestal. :rolleyes:

Mais um dia com pouco interesse. Céu limpo, tempo ameno, embora amenizado na minha zona devido à proximidade do mar. No entanto, até esteve calor quando o vento parava.
Foi também um dia para dar uma volta pela zona, depois de quase duas semanas no quarto/cozinha.

De salientar que, depois quase 20 mm na passada quarta, nota-se um novo crescimento das ervas. Sinal de vida! :shocking:
8crrSOw.jpg


Também já corre água na ribeira. Desde dezembro que isso não acontecia.
jWTbPDj.jpg


Algumas flores também despontaram de súbito, sinal que já há alguma humidade nos solos.
MsHbqNo.jpg


200 metros para sul, o bairro muda. Entramos na Aroeira, um bairro de génese ilegal, como muitos no município, mas que foi urbanizado "à pressa". Ainda existem imensos sinais dessa falta de planeamento, desde as estradas inclinadas/caixotes do lixo no meio da rua... :buh:
W57l0QV.jpg


...até aos passeios inclinados e mal feitos.
BkCl6ta.jpg


Nestes tempos de COVID, posso dizer que fiz uma espécie de "transgressão", mas claramente não me encontrei com ninguém ao pé, logo não houve problema. A suposta transgressão é que atravessei a fronteira entre o concelho de Almada e o do Seixal (que fica a 500 metros de casa). As diferenças no alcatrão da estrada são visíveis: o alcatrão mais granuloso é o do Seixal, o outro menos solto é o de Almada:
LYAIF8x.jpg


Do outro lado da fronteira inter-concelhia, as paisagens são espetaculares. Vê-se floresta e pinhal até onde a vista alcança (para além da central solar), e ainda foi possível ver um estratocúmulo lá bem para o interior. :trovao:
XRalqvc.jpg


Este canil começaria a funcionar já no dia 25 de março, mas a inauguração foi adiada devido ao coronavirus. Sim, o canil estaria neste local, mas atrás daqueles pinheiros. :eek:
3UVs046.jpg


Charneca da Caparica
Máx: 19,2°C
Mín: 6,9°C

Corroios
Máx: 21,1°C
Mín: 7,4°C

Agora estão 12,2°C e céu pouco nublado. Entretanto o vento mudou para oeste. Esperam-se dias chuvosos! :rain:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Hoje deve mesmo chover, céu totalmente nublado, sente-se a HR elevada (já chuvisca no Algarve) e para espanto meu,
apareceram no céu grupos de 50 a 60 gaivotas em todas as direcções, diria que são 150 a 200 exemplares!