Seguimento Litoral Centro - Abril 2020



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Na Pena debaixo das árvores ainda chove mais... O Prof. Azevedo Gomes mediu precipitação oculta de uns 100 ou 200mm no verão, em udómetros colocados sob as sequoias do Parque.

Tens o estudo?
No verão sei que o Eixo oeste(Peninha) da serra tem sempre mais precipitação oculta que a a parte da Pena pois ha muito mais nevoeiro, vento e humidade.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Que estação é essa? A do SNIRH?

A zona de Chão de Meninos é interessante, está ali na "limite" da serra. Deve apanhar ali muita chuvinha orográfica.
Aqui do Algueirão, é muito frequente ver essa zona(bem como toda a serra) sobre um manto espesso de nuvens em variados dias do Outono e Inverno.

Sim a estação é do SNIRH.
Espreita aqui:
https://www.meteopt.com/forum/topico/estacao-meteorologica-snirh-malveira-da-serra.8710/

-----

O acumulado estacionou nos 29 mm.

Deste modo o acumulado mensal disparou para os 70 mm.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por acaso não... Até é uma expressão bem antiga por estes lados. Provavelmente tinha a ver com o facto de, até meados do século XX, a rede de estradas na região do Ribatejo ser quase inexistente, e então chegar ao Samouco, que fica numa ponta, era quase uma impossibilidade. Então quando se dizia para um estúpido ir para o Samouco, era para ele se ir lixar, pelas razões que já apontei... ;) Até a minha avó já falava do Samouco muito antes da série que referiste ser publicada...

Na série d'"Os Batanetes", os da TVI foram buscar umas quantas expressões populares aqui da Margem Sul, e algumas delas acabaram por se popularizar em todo o país... :)

Enfim, desde as 10:00 que não acumulei nada de novo. Neste momento estão 16,2ºC e céu pouco nublado, com uma humidade relativa de 90%. :calor:
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Tens o estudo?
No verão sei que o Eixo oeste(Peninha) da serra tem sempre mais precipitação oculta que a a parte da Pena pois ha muito mais nevoeiro, vento e humidade.

Lamentavelmente não tenho, são trabalhos muito antigos.

Porém tenho comigo um exemplar da "Monografia do Parque da Pena" do Prof. Azevedo Gomes, que procurando na net descobri que foi reeditado há uns anos pela Parques de Sintra-Monte da Lua (https://www.parquesdesintra.pt/tudo-sobre-nos/edicoes-parques-de-sintra/), ponho aqui em baixo o que está no site deles, é pena que agora com a pandemia estejam fechados.

monografia.jpg

Monografia do Parque da Pena
Autoria: Mário de Azevedo Gomes
Edição: Parques de Sintra, 2011
ISBN: 978-989-95904-8-9
Como complemento à edição da Biografia de Mário de Azevedo Gomes, a Parques de Sintra editou o fac-simile da Monografia do Parque da Pena, obra deste autor datada de 1960 que constitui hoje, ainda, uma das mais importantes referências científicas com respeito ao arboreto da Pena. Pretende-se, assim, que a reedição deste estudo possa continuar a despertar o interesse de investigadores e dar origem a trabalhos de investigação que venham enriquecer o conhecimento sobre este importante património florístico.


Na Monografia o Prof. Azevedo Gomes explica só sucintamente as questões das precipitações ocultas devidas aos frequentes nevoeiros, remetendo para os artigos científicos que publicou, dando nota que fez 4 anos de observações meteorológicas rigorosas com base em 4 estações meteorológicas espalhadas pelo parque (em diferentes condições, incluindo uma debaixo da copa de árvores, a sua localização está marcada no mapa grande que vem na Monografia).

Avaliou diferenças nas temperaturas e precipitações, e descobriu a grande importância do nevoeiro intercetado pelas árvores na precipitação média anual, transcrevo:

"Na ordem de grandeza pode a precipitação anual, por esta via, passar ao dobro da normal (a descoberto) e - o que tem acentuado interesse fisiológico - [debaixo do coberto das árvores] o trimestre seco pode assinalar tanto como 300 mm de água recolhida contra uns escassos 20 a 30 mm, fora do coberto."

Deixo aqui as referência para os tais artigos científicos (não devem ser difíceis de arranjar em bibliotecas especializadas, quando o estado de emergência acabar...):

Quatro Anos de Observações Meteorológicas no Parque da Pena. «Estudos e Informação» n.º 77, Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas, 1957.

A importância das precipitações devidas ao nevoeiro em regiões costeiras arborizadas (Estudo do clima local realizado no Parque da Pena). Comunicações do XXIV Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências, 1958.

Bem, e agora vou jantar.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Eu estava a dormir tão bem que nem notei a chuva a cair... :lmao: :lol:

Contudo, pelos dados, posso dizer que foi uma ótima rega, muito acima do esperado... Sinceramente não estava à espera de ver 16,3 mm acumulados... :surprise:

Com este acumulado espetacular, o acumulado mensal sobe para os 66,4 mm, o que é cerca de 81% do valor normal, e ainda só estamos no dia 9! :palmas:

Boa tarde.
Tenho uma dúvida. Quando consulto a tua estação no Wunderground, encontro valores de precipitação diferentes daqueles que partilhas, são sempre inferiores. Qual a razão? Obrigado.

Aqui por Santa Marta do Pinhal, sigo com 16.6ºc e 96%HR. O vento rodou para SW/SSW e o acumulado de precipitação ficou nos 14.4 mm.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde.
Tenho uma dúvida. Quando consulto a tua estação no Wunderground, encontro valores de precipitação diferentes daqueles que partilhas, são sempre inferiores. Qual a razão? Obrigado.

Aqui por Santa Marta do Pinhal, sigo com 16.6ºc e 96%HR. O vento rodou para SW/SSW e o acumulado de precipitação ficou nos 14.4 mm.
Os monitores da estação aqui em casa registam tudo aproximado às décimas. O monitor do primeiro piso aproxima o valor por baixo e o monitor do rés do chão aproxima o mesmo valor por cima. Eu sinceramente tento regularizar a situação e aproximo os valores de forma estatística.

No caso do dia de hoje, 16,26 está mais próximo de 16,3 do que de 16,2, e portanto o registo que conta para mim é a aproximação com menor erro.
_________________
Estes são os dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 17,9°C
Mín: 14,8°C
Prec: 16,3 mm

Corroios
Máx: 18,4°C
Mín: 15,1°C

Agora estão 15,7°C e céu pouco nublado. :)
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Os monitores da estação aqui em casa registam tudo aproximado às décimas. O monitor do primeiro piso aproxima o valor por baixo e o monitor do rés do chão aproxima o mesmo valor por cima. Eu sinceramente tento regularizar a situação e aproximo os valores de forma estatística.

No caso do dia de hoje, 16,26 está mais próximo de 16,3 do que de 16,2, e portanto o registo que conta para mim é a aproximação com menor erro.
_________________
Estes são os dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 17,9°C
Mín: 14,8°C
Prec: 16,3 mm

Corroios
Máx: 18,4°C
Mín: 15,1°C

Agora estão 15,7°C e céu pouco nublado. :)
Foi erro meu, confundi a tua estação com uma Vantage Vue da Charneca. Sorry.
A diferença é bem maior do que meras décimas, daí a minha dúvida. Esclarecido.
Obrigado.
Já agora, essa estação a que me referi é de alguém aqui do fórum?



Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa noite,

Hoje lá tive que me deslocar para "bulir", uns dias trabalho em casa, outros vou à loja, está tudo roto, parece que anda tudo doido, fui mandado parar também hoje na segunda circular.

Mais 12.2 mm, mas que bem, Abril conta já com 66.6 mm, para a semana parece que se está a compor mais uns dias "jeitosos".


Enviado do meu Lenovo TB-8304F1 através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Ontem mais 7.1mm Abril segue com 62.4mm, e não se vai ficar por aqui

Boa Páscoa a todos pessoal

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Durante esta noite não registei qualquer precipitação.
O dia segue bem quentinho e com vento fraco de SW. A temperatura está nos 21.1ºc, tendo jã atingido os 22.3ºc.
O acumulado do mês está nos 56.4 mm.