Seguimento Litoral Centro - Abril 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O normal já de si é baixo, mas nos últimos 2 anos quase não tiveram chuva de Maio a Setembro!!!!

Tinha ideia que Maio ainda era um mês relativamente chuvoso por aí.
Maio tem uma média de 40-45 mm por aqui, o que é relativamente normal pelo facto de a minha zona ser bastante influenciada pelo vento marítimo e também pela falta de orografia, que acabam por inibir a convecção. ;)
Normal baixo? Isso é porque tu és de Viseu, porque o normal por aqui até é bastante elevado se compararmos com zonas a leste, como o Montijo ou o Barreiro. Mais chuvoso que a zona só mesmo a Arrábida... :D
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Esta terça-feira ao fim da tarde fui mexer as pernas e fiz uma caminhada, durante a qual tirei algumas fotos com o telemóvel e deixo-as aqui. Por vezes o vento soprava com maior intensidade o que dificultava a progressão, especialmente quando batia de frente.

Quem quiser ver detalhes sobre o percurso pode consultar aqui: https://www.strava.com/activities/3332603392 :)


Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Palácio do Correio-Mor
by duarthe_sousa, no Flickr


Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


A9/CREL - Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Pedreira de Montemor, Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Pedreira de Montemor, Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Bairro da Vitória, Loures
by duarthe_sousa, no Flickr
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,664
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Maio tem uma média de 40-45 mm por aqui, o que é relativamente normal pelo facto de a minha zona ser bastante influenciada pelo vento marítimo e também pela falta de orografia, que acabam por inibir a convecção. ;)
Normal baixo? Isso é porque tu és de Viseu, porque o normal por aqui até é bastante elevado se compararmos com zonas a leste, como o Montijo ou o Barreiro. Mais chuvoso que a zona só mesmo a Arrábida... :D

O normal anual até é razoavelmente alto, fiquei surpreendido pelo facto dos 5 meses que se avizinham representarem uma percentagem tão baixa da precipitação total do ano (10-11%), não muito mais elevada que a de Faro (8.7%)

Por aqui representam 21%.

Sabia que o regime de precipitação era mais mediterrânico aí, mas não pensei que a diferença fosse tão grande.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
sta terça-feira ao fim da tarde fui mexer as pernas e fiz uma caminhada, durante a qual tirei algumas fotos com o telemóvel e deixo-as aqui. Por vezes o vento soprava com maior intensidade o que dificultava a progressão, especialmente quando batia de frente.

Obrigado por estas belas vistas, saudades de caminhadas já são muitas.
Fica aqui o que se pode arranjar em cada dia, por enquanto.
Nortada hoje, simplesmente.


(música de BrunuhVille - Northwind, Song of the North)

Vive cada dia a Natureza como se a visses pela última vez.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta terça-feira ao fim da tarde fui mexer as pernas e fiz uma caminhada, durante a qual tirei algumas fotos com o telemóvel e deixo-as aqui. Por vezes o vento soprava com maior intensidade o que dificultava a progressão, especialmente quando batia de frente.

Quem quiser ver detalhes sobre o percurso pode consultar aqui: https://www.strava.com/activities/3332603392 :)


Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Palácio do Correio-Mor
by duarthe_sousa, no Flickr


Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


A9/CREL - Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Pedreira de Montemor, Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Pedreira de Montemor, Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Loures
by duarthe_sousa, no Flickr


Bairro da Vitória, Loures
by duarthe_sousa, no Flickr

Boas fotos!

Grande coincidência, ainda há dias falaram me desse palácio! Altamente!
Já agora, o strava é uma aplicação incrível, tem uma precisão impressionante, também uso.
----

Indo ao tópico.

Madrugada segue com algum vento e 12 graus.
Aparentemente não deverá chover practicamente nada nos próximos dias.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

A manhã segue agradável com céu parcialmente nublado e vento fraco de N, por vezes moderado.

T. Atual: 17,6ºC
HR: 53%
Vento: N / 5,4 Km/h

91,8 mm mensais? Fraquinho... :lol:
São só 43,3 mm de diferença... Com um simples evento acumulo mais que isso! :D

Já sabe o que a casa gasta com as rivalidades climáticas entre nós os dois :D No que toca a frentes atlânticas, é normal que tenhas sempre mais sorte do que eu, pois estás às portas do mar :)
No entanto, já me dou por feliz com este valor, tendo em conta os meses anteriores. Este é o 2º mês mais chuvoso desde que tenho a estação, sendo apenas ultrapassado por Março de 2018.
Se Maio tivesse um comportamento idêntico seria a cereja no topo no bolo ;)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Isso é porque tu és de Viseu, porque o normal por aqui até é bastante elevado se compararmos com zonas a leste, como o Montijo ou o Barreiro. Mais chuvoso que a zona só mesmo a Arrábida... :D

Curioso que a média de Maio também é de 40 mm por aqui, mas sempre foi um mês de 8 ou 80.
Penso que a única diferença é que a minha zona tenha condições mais favoráveis em apanhar com os restos da convecção vindos do interior ao contrário da tua zona.
Nestes últimos anos, Maio tem sido quase sempre quente e seco e, segundo a minha memória, poucas foram as vezes em que vi Maios chuvosos. O mais recente, penso que tenha sido 2014.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Por aqui o dia segue ameno, vento fraco e algumas abertas. Está-se bem :cool:

Boas fotos!

Grande coincidência, ainda há dias falaram me desse palácio! Altamente!
Já agora, o strava é uma aplicação incrível, tem uma precisão impressionante, também uso.

Obrigado :) Este Palácio é usado algumas vezes para gravações de novelas e filmes, se calhar já o conhecias e não sabias eheh (por exemplo grande parte do filme Diamantino foi gravado lá). Já lá tive algumas atividades dos escuteiros quando andava aqui no agrupamento de Loures. Depois de chegar a casa fui pesquisar um pouco mais sobre a zona e descobri que uma parte do percurso que fiz é propriedade privada, e essa propriedade não é assim tão pequena :hmm: Estou a pensar em talvez enviar um e-mail aos proprietários a perguntar se é possível usar os trilhos para caminhadas lúdicas.

Em relação ao Strava, desde 2017 que não usava, e fiquei muito satisfeito com este regresso, tem muita informação disponível para contas free, e a possibilidade de exportar o percurso para GPX é um ponto positivo muito grande :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Curioso que a média de Maio também é de 40 mm por aqui, mas sempre foi um mês de 8 ou 80.
Penso que a única diferença é que a minha zona tenha condições mais favoráveis em apanhar com os restos da convecção vindos do interior ao contrário da tua zona.
Nestes últimos anos, Maio tem sido quase sempre quente e seco e, segundo a minha memória, poucas foram as vezes em que vi Maios chuvosos. O mais recente, penso que tenha sido 2014.
Maio de 2016 também foi bastante chuvoso. Na altura não registava dados, mas de acordo com o IPMA, maio de 2016 teve um acumulado mensal superior a 100 mm aqui pela zona, chegando aos 150 mm ou mais na Arrábida. :surprise:
http://www.ipma.pt/resources.www/da...20160609/JGVriUaoxsnhkTPOngWm/mrrto201605.jpg

A minha zona, devido ao vento marítimo e à orografia, é praticamente livre de trovoadas durante o verão. Aliás, os verões por aqui são verdadeiramente desérticos, com uma média de 5,2 mm nos meses de julho e agosto. Em julho, por exemplo, a média nem chega a 1 mm, ficando-se pelos 0,9 mm, isto porque praticamente toda a chuva que cai no mês é devido aos nevoeiros e a uma ou outra pinga de superfícies frontais desfeitas (exceção feita a 2014)! :lol:
______________________________
Por aqui há pouco a dizer... O dia segue com céu pouco nublado e está ameno, com uma temperatura atual de 18,2ºC. :)
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Maio de 2016 também foi bastante chuvoso. Na altura não registava dados, mas de acordo com o IPMA, maio de 2016 teve um acumulado mensal superior a 100 mm aqui pela zona, chegando aos 150 mm ou mais na Arrábida. :surprise:
http://www.ipma.pt/resources.www/da...20160609/JGVriUaoxsnhkTPOngWm/mrrto201605.jpg

A minha zona, devido ao vento marítimo e à orografia, é praticamente livre de trovoadas durante o verão. Aliás, os verões por aqui são verdadeiramente desérticos, com uma média de 5,2 mm nos meses de julho e agosto. Em julho, por exemplo, a média nem chega a 1 mm, ficando-se pelos 0,9 mm, isto porque praticamente toda a chuva que cai no mês é devido aos nevoeiros e a uma ou outra pinga de superfícies frontais desfeitas (exceção feita a 2014)! :lol:
______________________________
Por aqui há pouco a dizer... O dia segue com céu pouco nublado e está ameno, com uma temperatura atual de 18,2ºC. :)

Bom, eu também sou "quase" teu vizinho, embora tu estejas mais para o lado da Charneca e eu para o lado de Corroios, apesar de também poder dizer, na minha opinião, que o Verão seja bastante fraco em termos de precipitação, não vou ao ponto de dizer que é "verdadeiramente desértico". Noto que no verão, por vezes, (embora tenham sido cada vez mais incomuns) surjam uma ou outra trovoada, fruto da instabilidade convetiva que às vezes acontece por estas zonas. Por exemplo, no ano passado, em 2019, apesar de ser um ano bastante seco, recordo-me que em agosto chegou a bater, pelo menos 1 ou 2 vezes, trovoadas aqui por estes lados, com precipitação até (não secas). Recordo também que em anos passados também chegou a acontecer algumas vezes o mesmo, tanto que, por exemplo, na Feira de Corroios chegou a acontecer estar a chover em alguns dias de alguns anos.
Para além da trovoada esporádica, também noto que os episódios de nevoeiro que por vezes ocorrem, e ainda, as chamadas "inversões térmicas" que ocorrem em determinados sítios e até acabam por disparar a humidade também ajudam um pouco a fazer a manutenção dos níveis de água nos solos (embora este último não tenha a ver com precipitação).

Alguns exemplos de factos ocorridos, uns que até reportados por mim:

https://www.meteopt.com/forum/topic...centro-agosto-2019.10082/pagina-6#post-734885

https://www.meteopt.com/forum/topic...entro-agosto-2018.9793/pagina-117#post-689928

Este reportado por ti, no ano passado:

https://www.meteopt.com/forum/topic...entro-agosto-2019.10082/pagina-25#post-736783

Embora com menos condições propícias, por vezes acontece:

257cfc41a14a60f1faad8210761fa66c.jpg


De resto, é o que é, Verão seco e que se diga.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom, eu também sou "quase" teu vizinho, embora tu estejas mais para o lado da Charneca e eu para o lado de Corroios, apesar de também poder dizer, na minha opinião, que o Verão seja bastante fraco em termos de precipitação, não vou ao ponto de dizer que é "verdadeiramente desértico". Noto que no verão, por vezes, (embora tenham sido cada vez mais incomuns) surjam uma ou outra trovoada, fruto da instabilidade convetiva que às vezes acontece por estas zonas. Por exemplo, no ano passado, em 2019, apesar de ser um ano bastante seco, recordo-me que em agosto chegou a bater, pelo menos 1 ou 2 vezes, trovoadas aqui por estes lados, com precipitação até (não secas). Recordo também que em anos passados também chegou a acontecer algumas vezes o mesmo, tanto que, por exemplo, na Feira de Corroios chegou a acontecer estar a chover em alguns dias de alguns anos.
Para além da trovoada esporádica, também noto que os episódios de nevoeiro que por vezes ocorrem, e ainda, as chamadas "inversões térmicas" que ocorrem em determinados sítios e até acabam por disparar a humidade também ajudam um pouco a fazer a manutenção dos níveis de água nos solos (embora este último não tenha a ver com precipitação).

Alguns exemplos de factos ocorridos, uns que até reportados por mim:

https://www.meteopt.com/forum/topic...centro-agosto-2019.10082/pagina-6#post-734885

https://www.meteopt.com/forum/topic...entro-agosto-2018.9793/pagina-117#post-689928

Este reportado por ti, no ano passado:

https://www.meteopt.com/forum/topic...entro-agosto-2019.10082/pagina-25#post-736783

Embora com menos condições propícias, por vezes acontece:

257cfc41a14a60f1faad8210761fa66c.jpg


De resto, é o que é, Verão seco e que se diga.
Trovoada não é sempre, aliás normalmente é apenas uma vez por verão, e longe. Ouve-se o trovão mas nem sequer nuvens há, ou melhor, estão longe (no caso da trovoada no ano passado, nem sequer caiu uma pinga de água por aqui, foi tudo na margem do rio, como é o caso de Corroios). Os nevoeiros também costumam acumular, mas muito pouco, e muitas vezes é insignificativo. Depois há aquelas frentes que chegam à região já bem desfeitas e que ainda acumulam umas décimas... Exceção feita a 2014 e a 1988. No primeiro caso, a minha zona acumulou entre 25 e 30 mm, o que é impressionante para um mês como julho! :surprise: :rain:
No ano passado acumulei 3 mm no mês inteiro, o que é abaixo do normal (o normal de agosto é de 4,3 mm). :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
O céu foi diminuindo de nebulosidade ao longo da tarde até ficar praticamente limpo no final do dia.
O vento continua a soprar fraco a moderado de N.

Extremos de hoje:
Mínima: 13,4ºC
Máxima: 19,2ºC

T. Atual: 15,1ºC
HR: 64%
Vento: N / 6,5 Km/h
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Maio de 2016 também foi bastante chuvoso. Na altura não registava dados, mas de acordo com o IPMA, maio de 2016 teve um acumulado mensal superior a 100 mm aqui pela zona, chegando aos 150 mm ou mais na Arrábida. :surprise:
Maio de 2016 também trouxe chuva de forma razoável, mas não foi tão generosa nesta zona como em 2014 ;)