Seguimento Litoral Centro - Abril 2020

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
Por cá o dia ficou aquém do esperado, contava com uns 10 litros de água mas a lotaria saiu noutras bandas, por aqui ficámos com a aproximação.
Enfim, vamos ver o que a instabilidade dos próximos dias nos reserva.

Ao dia de hoje conto 63.0 mm acumulados, tendo já ultrapassado a média dos últimos 10 anos de registos em 7.9 mm.
Para as normais 71/00 e 81/10 faltam 1.7 mm e 5.1 mm, respectivamente, sendo que nos próximos dias deverão ser ultrapassadas, ao que tudo indica.
Em relação ao dia de hoje, o resultado foi o seguinte.

Resumo diário
14-04-2020 (Terça-feira)

Vento Max: 43 km/h S
Temperatura: 21.1°c | 11.8°c
Humidade: 93% | 45%
Pressão: 1007.2 hPa | 1002.7 hPa
Chuva: 4.2 mm Rate Max. 91.4 mm/h
 


Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Bem que tarde e noite fantásticas por aqui também, como há muito não assistia!! :D
Não foi tão agreste como na margem sul e na parte norte do distrito, mas ainda assim houve trovoada com fartura (ora mais perto, ora mais longe), fortes chuvadas de vez em quando e rajadas de vento a acompanhar. Só não houve granizo.

Agora tudo bem mais calmo... Até por volta das 23h choveu forte e com vários relampagos para E e NE!
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite :rain:

Bem, que dia, ou melhor, que tarde de loucos! Isto deveria ter acontecido ao fim de semana. Uma pessoa a tentar concentrar-se no trabalho e a natureza lá fora a "prender" a minha atenção :lmao:

Extremos: 22.7ºC / 11.6ºC

Acumulado: 10.41 mm
rain rate máx: 18.03 mm/h
Nada mal visto que a instabilidade mais severa ficou toda concentrada a leste daqui, desde Setúbal, passando pela Moita, até ao Montijo/Alcochete.

Após as 20h foram audíveis dois trovões, mas o serão foi bastante calmo, ainda que com alguma chuva, essencialmente fraca.

De notar a queda de temperatura com a chegada da instabilidade (poderão ver no gráfico abaixo) e o aumento do vento, pois claro!

8jMXcrv.png


Sigo com chuva fraca, 13.4ºC e vento fraco de SE.


É muito interessante testemunhar os sinais antecedentes destas tormentas: céu negro chumbo e uma calmaria "sinistra" (a tal calma antes da tempestade), de repente, levanta-se uma ventania e começa a chover torrencialmente acompanhado do ribombar dos trovões.

Para terminar deixo esta singela foto. Foi tirada durante o momento em que a tormenta deu uma "trégua".

20200414-190948.png


Anos-luz da qualidade das fotos (brutais) que vocês postam aqui (até apanhou a janela :lmao:), mas achei interessante pois captou uma ligeira aberta no seio da cobertura nebulosa. Uma nesga de céu azul no centro, do lado esquerdo nuvens baixas e do lado direito parte do topo de um cumulonimbus.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Trovoada ao largo de Sines e península de Setúbal
1d9066baadfebab5153ad1582c77e906.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Duas células com chuva a trovoada passaram aqui em Santo António dos Cavaleiros, que saudades!
Antes fui passear o cão e tirei algumas fotografias, com o telemóvel:

Time-lapse do dia :) O antes e o depois do momento em que fui presenteado com uma célula que trouxe muita chuva e alguma trovoada.

Devido à bateria fraca e ao aumento do vento, tive de interromper o time-lapse durante a passagem da célula.

Vou tentar prosseguir com os vídeos e com as fotos, a ver se consigo ter alguma coisa pronta amanhã...



:)


Aqui pela zona da Amora, o evento ficou bastante aquém das expectativas, tendo em conta o que aconteceu aqui ao redor. Ainda assim foi possível obter alguns registos em video e foto. Deixo-vos aqui este fotograma de video 4k de um raio filmado aqui da varanda!

Excelentes registos, de todos!! :palmas::thumbsup:

Como não tenho ângulo de visão e campo suficiente da janela, tivemos que ir para campo aberto. Foi uma bela molha toda a tarde e início da noite, o uso da câmara adequada foi restrito e do telemóvel ainda mais. Veremos o que nos foi possível apanhar mas desde já não me parece que tenhamos tão bons registos como estes.

Na análise sinoptica observa-se a frente que às 12h mostrava uma ondulação sobre a região de Lisboa, a que se juntou às 18h a proximidade de uma outra frente oclusa já com a frente fria persistindo sobre a região oeste:
lgyyr2R.jpg


2CDTIS1.jpg


Às 00h de hoje, 15, ou seja pouco mais de uma hora atrás, a frente oclusa tinha entrado pelo litoral. Há linhas de instabilidade mais para o interior e ao largo da costa ocidental da Região Sul. A circulação em torno do centro depressionário talvez traga esta linha até ao litoral oeste.
s0ezQvl.jpg

3GUAqDN.jpg


A DEA mais intensa que encontrei hoje no registo do IPMA foi esta: 217 kA a pouco mais de duas dezenas de quilómetros a nordeste de Coruche, pelas 23h12 horas locais:
iG85qku.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,474
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Cheira-me que ainda vem mais alguma coisa esta madrugada.
Aqueles cartuchos finais...

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,474
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Também me parece que sim. :rolleyes:

Aquelas células já a atingir a península de Setúbal vêm direitinhas para norte.
JGQaigm.jpg
Tenho estado a segui-las



Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk