Seguimento Litoral Centro - Abril 2020



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais um forte aguaceiro por aqui, desta vez mais prolongado! :) Há mais de 5 min que chove bem e não parece parar tão depressa...

Esse aguaceiro está agora a chegar aqui à Póvoa de Santa Iria. O movimento de SW está mais rápido, coincide com aumento do vento à superfície também.
Há pouco 17,0ºC, 76% e 20 Km/h com rajadas.

jcz6qPd.jpg

rDVXfqs.jpg


Aquele eco laranja sobre o Tejo e lezíria correspondia a este Cb:
PCIHjjp.jpg
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Mais um dia com excelentes acumulados na zona.
As estações amadoras nas redondezas andam todas na ordem dos 30mm (mais coisa menos coisa localmente).

Tirando a do Montijo, abaixo dos 20mm :lmao: Ainda assim bastante bom.
Não espanta, visto boa parte dos aguaceiros mais fortes durante o dia ter "fintado" aqui a cidade.

A estação que sigo tambem está abaixo dos 20 mm (18 mm e uns trocos). Os aguaceiros mais fortes têm passado ao lado.
Basicamente a frente salvou o dia.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aguaceiros moderados a fortes a cair neste momento, se continuar assim, mais esta noite de chuva, os ribeiros vão já galgar, e podem até levar ao corte da estrada, pois pele menos 1 deles corre já fora do leito, aqui na minha localidade.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Depois da minha mensagem, ainda caiu um aguaceiro, embora mais fraco que os anteriores. O acumulado segue, portanto, nos 25,4 mm, e não deverá chover mais hoje por aqui. O final de tarde segue bem tranquilo em relação à manhã, bem chuvosa e com um enorme vendaval.
O acumulado mensal segue neste momento nos 111,1 mm, ou 135% do valor normal. Amanhã deverá chover mais, e na próxima semana também, portanto logo veremos qual será o valor acumulado no final do mês. :rain:

Charneca da Caparica
Máx: 18,5ºC
Mín: 12,8ºC
Prec: 25,4 mm

Corroios
Máx: 18,9ºC
Mín: 13,4ºC

Agora estão 15,8ºC e céu pouco nublado, com algum vento de sudoeste. :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Tirando uma ou outra chuvada, a tarde apresentou-se maioritariamente com boas abertas de sol e vento moderado de SW com rajadas. O acumulado situa-se nos 9,3 mm, o que já não é mau.
Não ouvi mais nenhum trovão, mas também não me posso queixar, pois na terça enchi bem a barriga :D

Feitas as contas, a média deste mês já foi ultrapassada, estando neste momento nos 77,7 mm (+ 24,7 mm do que o normal) :thumbsup: Sendo assim este é o primeiro mês igual ou acima da média desde Junho passado... incrível :o Apenas tiro o chapéu a Novembro, que apesar de ter ficado abaixo, teve muitos dias com precipitação.

Amanhã deverão cair mais alguns aguaceiros, logo se verá...

Extremos de hoje:
Mínima: 14,5ºC (ainda pode ser batida)
Máxima: 18,0ºC
Acumulado: 9,3 mm (até agora)

T. Atual: 16,2ºC
HR: 79%
Vento: SW / 6,5 Km/h
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas pessoal, despeço-me hoje com os acumulados de hoje, e acumulados mensais das 3 estações de referência para mim aqui da zona onde resido.

"Abril águas mil"
, belo ditado e em apenas 16 dias uma brutalidade de valores, um início de primavera há antiga, veremos como corre os outros 14 dias.

para que fique como registo para posteridade:

- Azeitão @Ricardo Carvalho hoje 24,64 mm, mensal 105,41 mm;

- Brejos de Azeitão @vortex hoje 31,75 mm, mensal 116,57 mm;

- e Quinta do Anjo hoje 30,20 mm, mensal 127,50 mm!
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Excelente apanhado amigo ! :thumbsup:

A foto não é da minha autoria, apenas a partilhei, pois não deixa de ser um bom retrato do que tem sido estes últimos dias, aliás, para quem está a trabalhar no campo, como eu, conseguimos ter uma boa noção, de quando vem a chuva em aproximação.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Chegaram-me relatos de vários populares e conhecidos aqui da freguesia, sobre a possibilidade de ocorrência de um fenómeno extremo de vento pelas 03:58 aqui na zona do Centro Sul, Cova da Piedade. Estes relatos coincidem com o meu registo de rajada máxima de 78km/h a essa hora, sendo que efectivamente o barulho do vento na altura era assustador. Esta tarde, tive oportunidade de passar aquela área a pente fino e de facto verifiquei várias quedas de árvores, algumas cortadas a meio e vigas de painéis publicitários dobrados. Houve quem dissesse, que os veículos estacionados nas imediações ficaram totalmente danificados mas isso já não consegui constatar no local.

Não consigo ter uma opinião formada apenas com esta observação que fiz, mas não descarto de todo um Downburst, dado que o radar dinâmico na altura mostrava um eco amarelo por cima desta zona.
Px5hbcf.jpg

jXZLyHX.jpg

myKVRqa.jpg

3ObF7PB.jpg

5PSrsrZ.jpg

kImyviQ.jpg

PDr5qMt.jpg
 
Registo
16 Abr 2020
Mensagens
9
Local
Olhão
Chegaram-me relatos de vários populares e conhecidos aqui da freguesia, sobre a possibilidade de ocorrência de um fenómeno extremo de vento pelas 03:58 aqui na zona do Centro Sul, Cova da Piedade. Estes relatos coincidem com o meu registo de rajada máxima de 78km/h a essa hora, sendo que efectivamente o barulho do vento na altura era assustador. Esta tarde, tive oportunidade de passar aquela área a pente fino e de facto verifiquei várias quedas de árvores, algumas cortadas a meio e vigas de painéis publicitários dobrados. Houve quem dissesse, que os veículos estacionados nas imediações ficaram totalmente danificados mas isso já não consegui constatar no local.

Não consigo ter uma opinião formada apenas com esta observação que fiz, mas não descarto de todo um Downburst, dado que o radar dinâmico na altura mostrava um eco amarelo por cima desta zona.
Px5hbcf.jpg

jXZLyHX.jpg

myKVRqa.jpg

3ObF7PB.jpg

5PSrsrZ.jpg

kImyviQ.jpg

PDr5qMt.jpg
Tenho conhecidos dessa zona que me relataram o mesmo! :hmm: