Seguimento Litoral Centro - Abril 2020

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite,

O dia hoje foi mais "sensaborão", veja-se o número (reduzido) de posts feitos aqui no seguimento. :lol:

A destacar apenas os aguaceiros da madrugada, entre as 4h e as 5h, que perfizeram um acumulado de 3.05 mm (rain rate max. 8.89 mm/h), e deste modo o mês ultrapassou a fasquia dos 100 mm (102.63 mm). :uau:

I7ViIpD.png


O dia seguiu com céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde. Temperatura agradável, não obstante algum vento.

Extremos: 19.6ºC / 14.1ºC (até ver)

Sigo com céu pouco nublado, 15.3ºC e vento fraco.
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Apesar da madrugada chuvosa e com supostamente trovoada (que não ouvi), o resto do dia foi bem calmo e com o céu pouco nublado.

Termina assim um evento bem generoso, que acumulou 45,7 mm e elevou o acumulado mensal para os 115,7 mm. Só neste evento tive mais precipitação que fevereiro e março juntos. Que mês maravilhoso!!!

Está tudo verde lá fora, tudo cheio de flores, as terras totalmente ensopadas. Quem diria... :surprise:

De salientar que este mês está a ser, até agora, o mais chuvoso desde novembro de 2018. O que, já por si, merece uma salva de palmas, e ainda não acabou! :palmas:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 18,7°C
Mín: 13,1°C (???)
Prec: 4,6 mm

Corroios
Máx: 19,3°C
Mín: 12,8°C (???)

Agora estão 13,1°C e céu limpo. Tenho que dizer que hoje estamos a ter a primeira inversão térmica desde 20 de março: vento nulo, humidade elevada e muita névoa lá fora. Tal é bem visível, por exemplo, no facto de Corroios ter uma temperatura atual mais baixa que a da Charneca, o que não acontece em dias ciclónicos ou com nortada (verão). :cold:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde malta. Só agora tive tempo de editar e publicar os vídeos da trovoada de dia 14. Espero que gostem.


:thumbsup: Bom registo! Consegues extrair frames da descarga aos 31-32 segundos? A luminosidade foi brutal mas a parte final ainda se vê bem.

Sobre a instabilidade de dia 14, na linha que passaria em Alenquer, vista da Póvoa de Santa Iria, deixo estes vídeos para observarem se aquela excrescência que se vê na base da nuvem, na zona mais escura, poderia ser um início falhado de funnel cloud ou tailcloud. A identificação clara é difícil devido à precipitação intensa.





Na minha opinião... não é.
 

thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
:thumbsup: Bom registo! Consegues extrair frames da descarga aos 31-32 segundos? A luminosidade foi brutal mas a parte final ainda se vê bem.

Sobre a instabilidade de dia 14, na linha que passaria em Alenquer, vista da Póvoa de Santa Iria, deixo estes vídeos para observarem se aquela excrescência que se vê na base da nuvem, na zona mais escura, poderia ser um início falhado de funnel cloud ou tailcloud. A identificação clara é difícil devido à precipitação intensa.





Na minha opinião... não é.


Bom dia. Já capture esses frames que falaste. Só não sei como publicar. Quanto à questão acerca da suposta funnel cloud,parece que foi realmente uma tentativa falhada de formação.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia, este final de manhã segue com sol, céu praticamente limpo, uma temperatura agradável, em que já me obrigou a tirar a camisola, e ficar em t-shirt.



Entretanto, estas últimas chuvas, deram uma nova vida, ás linhas de água.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Hoje o dia amanheceu com um tempo bem ameno... É curioso que, depois destas chuvas, os pássaros estão malucos! É só cantos por todo o lado...
A noite poderia ter sido bem mais fria, mas o vento estragou um pouco. A mínima foi de 10,3ºC na Charneca e de 9,2ºC em Corroios.

Agora estão 18,3ºC e céu pouco nublado. Na próxima semana deverá voltar a chuva. :rain:
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
Bom dia,

Ainda em relação à instabilidade de terça-feira, lembrei-me de ir rever as fotografias porque tinha reparado numa tentativa de funnel cloud durante 20 ou 30 segundos. E cá está ela, muito pequena, mas só para relembrar o shear alto daquele dia:

1c80bcaa829cbfeb9e5ac0db63d2bb5b.jpg


Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia,

Ainda em relação à instabilidade de terça-feira, lembrei-me de ir rever as fotografias porque tinha reparado numa tentativa de funnel cloud durante 20 ou 30 segundos. E cá está ela, muito pequena, mas só para relembrar o shear alto daquele dia:

1c80bcaa829cbfeb9e5ac0db63d2bb5b.jpg


Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Boa tarde. Em relação a este registo, consegues localizar o ponto de tomada de vista e a direcção e saber a hora/minuto? :thumbsup:

E ainda sobre dia 14, vista da Póvoa na direcção de Arruda dos Vinhos/Alenquer, para onde convergiu o segmento mais forte da linha de instabilidade.
No meio de muita chuva, esta foi a única descarga visível (de entre inúmeros relâmpagos mas em que invariavelmente não se viam os raios). O vídeo é time-lapse acelerado 32 vezes, mas com uma paragem em velocidade normal por altura da DEA.

(DEA aos 3 segundos do vídeo. Hora 19:04 utc)


Frames extraídas:
UlTXa17.jpg


zoom
V50CTYX.jpg


pós-descarga
5ZkcBQ7.jpg


exemplo de relâmpago sem visualização de raio devido à nebulosidade/chuva
ey32LBK.jpg
 
Última edição:

thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
:thumbsup: Bom registo! Consegues extrair frames da descarga aos 31-32 segundos? A luminosidade foi brutal mas a parte final ainda se vê bem.

Sobre a instabilidade de dia 14, na linha que passaria em Alenquer, vista da Póvoa de Santa Iria, deixo estes vídeos para observarem se aquela excrescência que se vê na base da nuvem, na zona mais escura, poderia ser um início falhado de funnel cloud ou tailcloud. A identificação clara é difícil devido à precipitação intensa.





Na minha opinião... não é.


 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais um belo dia de Primavera!

19,9ºC a 22,9ºC, consoante os locais e a exposição ao vento.
Vento fraco de NNW.

Movimentos contrários nos níveis baixo e médio/alto. Os Cumulus mediocris ou congestus têm o seu topo torcido para Nordeste, enquanto as bases avançam lentamente para Sul.


Time-lapse 4K.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Excelente dia de Primavera, com céu geralmente pouco nublado e vento fraco de SE.
As probabilidades de chuva para hoje, que já não eram muitas, desapareceram por completo. No entanto houve formações interessantes durante a tarde ;)

Extremos de hoje:
Mínima: 10,6ºC
Máxima: 21,7ºC

T. Atual: 16,3ºC
HR: 66%
Vento: SE / 8,6 Km/h