Todos os distritos da RLC, excepto Coimbra, estão em aviso amarelo para precipitação forte até às 21h. Coimbra inicia às 9h.
É algo intrigante pois é uma diferença no início muito grande entre Coimbra e os outros distritos, nomeadamente Leiria que é distrito contíguo e ambos litorais.
Na animação das imagens dos radares de Arouca e Loulé parece que as grandes células ao largo do litoral da Região Oeste estão a perder força, mas isso já aconteceu com outras células anteriores naquela linha de instabilidade tendo surgido outras a SSW no seu lugar.
A actividade está concentrada sob uma única bigorna enorme que parece entrar agora pelo litoral a norte do Cabo Carvoeiro. Para as regiões de Lisboa e Setúbal a actividade é fraca, estamos apenas na expectativa de se formarem ou intensificarem células na linha que se prolonga para sul do Cabo Espichel ou Cascais:
Cabo Carvoeiro, a EMA, ainda nada acumulou. Mas 7,1 mm em São Bernardino, logo a sul de Peniche; 5,1 mm em São João das Lampas e 4,8 mm em São Pedro da Cadeira eram os acumulados mais significativos até às 5:00 utc (6h).
Bom dia!
Espero que alguém esteja a ver o festival eléctrico ao largo do Cabo Carvoeiro ou lá próximo...
