Seguimento Litoral Centro - Abril 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aqui até chegam a mudar de casa e reforçar telhados e janelas. É de loucos.
Acredito que sim, é mesmo de loucos! Eu era um dos que mudava porque dispenso vento forte e ainda por cima duradouro. Certamente já estão habituados, mas ainda assim, com vento tão forte não dá para fazer qualquer atividade ao ar livre e nos meses de verão isso é o pão nosso de cada dia.
O mais impressionante nem é os valores, mas sim a duração dos mesmos. São Pedro de Moel e Cabo Carvoeiro estão com vento médio superior a 50km/h há mais de 12 horas.

Acredito que sim, é mesmo de loucos! Eu era um dos que mudava porque vento forte para mim não dá e muito menos duradouro. Certamente já estão habituados, mas ainda assim, com vento tão forte não dá para fazer qualquer atividade ao ar livre e nos meses de verão isso é o pão nosso de cada dia.
O mais impressionante nem é os valores, mas sim a duração dos mesmos. São Pedro de Moel e Cabo Carvoeiro estão com vento médio superior a 50km/h há mais de 12 horas.

Sim, condiciona o quotidiano e chega a ser bastante perigoso.
Aqui o comportamento é diferente do litoral e muito mais extremo fruto da serra.

104 km/h por aqui.
Felizmente por cá há poder de encaixe e não há praticamente ocorrências, vamos ver durante a tarde...

Eu estou preocupada é com uns páneis de publicidade colocados junto á autoestrada, ontem um dos paneis já tinha um holofote torto... e um dos holofotes já não tinha painel solar.

Por aqui, várias rajadas acima dos 75 km/h. Vale o que vale:
Qmz3yGW.jpg

20,7m/s = 74,5 km/h

Boa tarde
Vento perigoso aqui na zona alta do Casal da Serra.
Nos montes de Vila Franca de Xira, Cardosas registou uma rajada de 102,2 Km/h com vento médio de 86 Km/h, mas o mastro da estação deve estar a dançar de tal modo que o registo do pluviómetro tem 1 metro de precipitação fantasma :rolleyes:.

120,5 Km/h rajada máxima em Monte Estoril às 12h49, numa sequência de rajadas superiores a 100 Km/h.

rf1D5XF.jpg

84,7 Km/h na marina de Cascais, com repetidas rajadas acima dos 80 Km/h.

Ontem as rajadas máximas nas estações IPMA foram estas:
epXzpQQ.jpg

Última edição:
Boa tarde,
Na Baixa da Banheira, a rajada máxima, chegou aos 62,3km de N às 16:09.
Espero que não haja ocorrências da proteção civil na zona.
Isto promete!

Agora que o vento está a dar é que bloqueiam as eólicas? tss tss, não querem baixar o preço da eletricidade ... :lol:
Penso que as eólicas são automaticamente desligadas a partir de uma certa intensidade do vento de forma a não sofrerem danos.

Agora que o vento está a dar é que bloqueiam as eólicas? tss tss, não querem baixar o preço da eletricidade ... :lol:
Neste momento 71% da energia elétrica vem da eólica. O facto de algumas estarem paradas deverá ser por uma questão de prevenção/proteção dos equipamentos.

Em Caneças tive agora uma rajada de 92,3km/h!