Seguimento Litoral Centro - Agosto 2009

Boa Tarde.

Por aqui neste momento estão 35.0ºC, o vento sopra fraco de N/NE e o céu está limpo.

Extremos de Hoje:

T.Máxima: 37.7ºC:hehe:

T.Minima: 19.8ºC

Foi (e continua a ser) mais um dia quente: máxima de 33.1ºC.
Ainda sigo com 29.3ºC e 32%HR.
Registe-se uma descida da pressão atmosférica, que provavelmente nada quererá dizer. De qualquer forma cifra-se nos 1012hpa.
Excelente tarde de praia, com uma nortada bem calma, mas presente...

Destaque para a diferença entre os valores de temperatura da EMA de Setúbal, cerca de 3 km a Norte da cidade, e a RUEMA de Areias, dentro da cidade de Setúbal.

A RUEMA de Areias costuma ser mais fresca do que a EMA, ao contrário da generalidade das relações EMA - RUEMA, em que normalmente as RUEMA são mais quentes devido ao efeito do urbanismo.

Acontece que, sendo Setúbal uma cidade com o rio Sado muito próximo de si e, logo ao lado a foz, onde já é Oceano Atlântico, é bastante mais fresca nas máximas do que as zonas a Norte de si, como Palmela, especialmente quando sopra vento de SO, Sul, ou SE.

Não sei qual foi o caso de hoje, mas registou-se uma diferença apreciável entre as duas estações.

Localização exacta das duas estações numa imagem de satélite

Enquanto dentro da cidade, às 17h, estavam 23,4 ºC na RUEMA, na EMA, apenas 3 km a Norte do rio, registavam-se 34,7 ºC.
Mais de 11 ºC de diferença.
Estes dados podem ser consultados no site do IM, nos gráficos de observação.

Quando vou a Setúbal, observo este fenómeno regularmente, mas não com a intensidade de hoje.
A direcção do vento dita, geralmente, estas diferenças.

No caso do Nuno, não tenho a certeza, mas pelo que tenho observado as temperaturas parecem sobrestimadas. Talvez uma melhor localização do sensor e um abrigo resolvessem o problema. Podes ter, por vezes, temperaturas um pouco mais elevadas do que o teu colega Miguel, que mora dentro da cidade, mas tendo em conta que moras na zona mais alta da cidade, a Oeste da mesma e na zona da Arrábida, esses valores não se justificam, nem tão pouco registares permanentemente mais 7 ºC do que Setúbal. Repara que hoje tiveste máxima de 37,4 ºC e Setúbal andou na casa dos 27 ºC na RUEMA, no interior da cidade. Há dias chegaste até a ultrapassar os 40 ºC. Tenho vindo desde há muito tempo a reparar e a seguir atentamente os teus dados. Não sofrerás certamente do mesmo fenómeno da EMA de Setúbal, pois estás a cerca de 1 km do mar, segundo dizes. Atenta um pouco na melhoria das condições de medição, acredito que possas morar numa zona mais quente, mas certas diferenças parecem exageradas.

São aperfeiçoamentos que com o tempo começam a ser necessários nas nossas observações e leituras. ;)

Por mim os alertas era assim:

E quais seriam os critérios ?

Repara que não podes aplicar critérios universais, devem ser estritamente aplicados a cada região ou distrito, que se rege pelas médias das máximas da estação meteorológica de referência, número médio de dias acima de 30 ºC, de 35 ºC, entre outros.

Isso simplesmente não pode acontecer, pois nesse caso haveria regiões onde, por mais anormal que fosse o calor, por se tratar de zonas frescas nunca entrariam em alerta amarelo, sequer, apesar de a população aí residente não estar habituada a tais valores. Por outro lado, haveria regiões constantemente em alerta laranja, mesmo com valores normais para a época.

Por isso, é essencial os critérios terem como base as normais climatológicas pelas quais cada distrito se orienta.

Boas

Por aqui tive uma mínima de 19,1ºC e uma máxima de 32,4ºc já ao final da tarde (17:55) tal como tem acontecido nos últimos dias de tarde tenho sempre vento do quadrante S e SW e ao final da tarde roda para um quadrante mais Norte o que faz com que a temperatura que estava sempre a rondar os 27 e 28ºC suba acima dos 30ºC ao final da tarde...

Neste momento registo 25,4ºc e vento fraco de NW

Destaque para a diferença entre os valores de temperatura da EMA de Setúbal, cerca de 3 km a Norte da cidade, e a RUEMA de Areias, dentro da cidade de Setúbal.

A RUEMA de Areias costuma ser mais fresca do que a EMA, ao contrário da generalidade das relações EMA - RUEMA, em que normalmente as RUEMA são mais quentes devido ao efeito do urbanismo.

Acontece que, sendo Setúbal uma cidade com o rio Sado muito próximo de si e, logo ao lado a foz, onde já é Oceano Atlântico, é bastante mais fresca nas máximas do que as zonas a Norte de si, como Palmela, especialmente quando sopra vento de SO, Sul, ou SE.

Não sei qual foi o caso de hoje, mas registou-se uma diferença apreciável entre as duas estações.

Localização exacta das duas estações numa imagem de satélite

Enquanto dentro da cidade, às 17h, estavam 23,4 ºC na RUEMA, na EMA, apenas 3 km a Norte do rio, registavam-se 34,7 ºC.
Mais de 11 ºC de diferença.
Estes dados podem ser consultados no site do IM, nos gráficos de observação.

Quando vou a Setúbal, observo este fenómeno regularmente, mas não com a intensidade de hoje.
A direcção do vento dita, geralmente, estas diferenças.

No caso do Nuno, não tenho a certeza, mas pelo que tenho observado as temperaturas parecem sobrestimadas. Talvez uma melhor localização do sensor e um abrigo resolvessem o problema. Podes ter, por vezes, temperaturas um pouco mais elevadas do que o teu colega Miguel, que mora dentro da cidade, mas tendo em conta que moras na zona mais alta da cidade, a Oeste da mesma e na zona da Arrábida, esses valores não se justificam, nem tão pouco registares permanentemente mais 7 ºC do que Setúbal. Repara que hoje tiveste máxima de 37,4 ºC e Setúbal andou na casa dos 27 ºC na RUEMA, no interior da cidade. Há dias chegaste até a ultrapassar os 40 ºC. Tenho vindo desde há muito tempo a reparar e a seguir atentamente os teus dados. Não sofrerás certamente do mesmo fenómeno da EMA de Setúbal, pois estás a cerca de 1 km do mar, segundo dizes. Atenta um pouco na melhoria das condições de medição, acredito que possas morar numa zona mais quente, mas certas diferenças parecem exageradas.

São aperfeiçoamentos que com o tempo começam a ser necessários nas nossas observações e leituras. ;)

Nada a dizer, não tenho que me justificar perante niguem, tenho apenas a dizer, que confio plenamente nos meus dados, pois sei que são de confiança, e que nada tem a ver com aquilo que apresentaste, já não é a primeiro vez que tentas arranjar uma explicação para os meus dados, mas é como te digo :) Se tiveres algum tipo de duvida aparece por cá e talvez resolvas esse teu probleminha como ja algumas pessoas o fizeram. E claro aceito a tua critica como uma critica construtiva e não destrutiva . Mas o que tu acabaste de me tentar dizer que alguém tentou e depois voltou com a palavra atrás. E como esta conversa para mim nao faz qualquer sentido não tenho mais nada a dizer :)

Boa noite