Destaque para a diferença entre os valores de temperatura da EMA de Setúbal, cerca de 3 km a Norte da cidade, e a RUEMA de Areias, dentro da cidade de Setúbal.
A RUEMA de Areias costuma ser mais fresca do que a EMA, ao contrário da generalidade das relações EMA - RUEMA, em que normalmente as RUEMA são mais quentes devido ao efeito do urbanismo.
Acontece que, sendo Setúbal uma cidade com o rio Sado muito próximo de si e, logo ao lado a foz, onde já é Oceano Atlântico, é bastante mais fresca nas máximas do que as zonas a Norte de si, como Palmela, especialmente quando sopra vento de SO, Sul, ou SE.
Não sei qual foi o caso de hoje, mas registou-se uma diferença apreciável entre as duas estações.
Localização exacta das duas estações numa imagem de satélite
Enquanto dentro da cidade, às 17h, estavam 23,4 ºC na RUEMA, na EMA, apenas 3 km a Norte do rio, registavam-se 34,7 ºC.
Mais de 11 ºC de diferença.
Estes dados podem ser consultados no site do IM, nos gráficos de observação.
Quando vou a Setúbal, observo este fenómeno regularmente, mas não com a intensidade de hoje.
A direcção do vento dita, geralmente, estas diferenças.
No caso do Nuno, não tenho a certeza, mas pelo que tenho observado as temperaturas parecem sobrestimadas. Talvez uma melhor localização do sensor e um abrigo resolvessem o problema. Podes ter, por vezes, temperaturas um pouco mais elevadas do que o teu colega Miguel, que mora dentro da cidade, mas tendo em conta que moras na zona mais alta da cidade, a Oeste da mesma e na zona da Arrábida, esses valores não se justificam, nem tão pouco registares permanentemente mais 7 ºC do que Setúbal. Repara que hoje tiveste máxima de 37,4 ºC e Setúbal andou na casa dos 27 ºC na RUEMA, no interior da cidade. Há dias chegaste até a ultrapassar os 40 ºC. Tenho vindo desde há muito tempo a reparar e a seguir atentamente os teus dados. Não sofrerás certamente do mesmo fenómeno da EMA de Setúbal, pois estás a cerca de 1 km do mar, segundo dizes. Atenta um pouco na melhoria das condições de medição, acredito que possas morar numa zona mais quente, mas certas diferenças parecem exageradas.
São aperfeiçoamentos que com o tempo começam a ser necessários nas nossas observações e leituras.