Seguimento Litoral Centro - Agosto 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,312
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Noite super-tropical depois de uma tentativa de investida do nevoeiro costeiro ontem ao poente. Assim que a noite fechou e a Lua ganhou altura os nevoeiros, que já ocultavam parte do forte de S.Julião da Barra, fugiram e não mais se viram. Tal deveu-se a uma mudança clara da direcção do vento que até então soprava fraco de oeste/sudoeste e passou ao habitual noroeste.



Durante toda a noite, madrugada e amanhecer, da 20h de ontem às 8h da manhã de hoje, a temperatura manteve-se estável entre os 21,4ºC e os 22ºC, sendo aquela a mínima do dia até este momento, atingida várias vezes, a última das quais por volta das 5h30.
Humidade relativa máxima de 90%, antes das 5h.
Nesta altura a temperatura ainda está em subida, 27,4ºC. Os 60% de humidade em simultâneo são muito desconfortáveis. Ontem em Lisboa tive a mesma sensação térmica que a sentida no sul da Florida em Dezembro.

Céu limpo, neblina muito ténue no horizonte, bruma fraca em terra. Ténue cortina de névoa na base do Cabo.
Brisa marítima de oeste mas quente, deve provir de terra e só mesmo aqui roda como se viesse do mar para entrar a barra.

edição: 27,9ºC e 59% :calor:
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Mínima: 21,6ºC
Máxima: 31,8ºC
Vento fraco, a moderar agora.
Céu limpo.

Infelizmente não posso ir à praia aproveitar a água a 22ºC :sad:
Muitas alforrecas para quem foi?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,312
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Máxima de 28,5ºC, cerca das 18h30!

Alguns fractus muito longe a oeste, de resto céu limpo.

Pode ver-se que ao amanhecer o céu encoberto a 7/8 de estratocumulus já apresentava o movimento de NNW rodando até para Norte, mais comum. Também se vê a chegada do Costa Magica que partiu há pouco para Valência.



Pormenor curioso uma linha de cirrus que se deslocava de SSE para NNW revelando o fluxo nos níveis altos. Essa circulação em altitude era fraca, rodava para sudoeste nos níveis médios e só mesmo nos níveis baixos perto da superfície era de NNW.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Praias de Sintra mesmo no seu melhor, nunca vi 22ºC na praia das Maçãs :winner:
2fmZCY4.png
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Fantástico! :uau:
É extraordinário este espectáculo, quem diria que do Cabo se podia ter uma visão aérea destas, com nuvens lá em baixo, e o horizonte por cima delas.
Devia ser criado um tópico no Natureza e Viagens para estas fabulosas fotos.
Lindas aquelas misteriosas imagens do Cabo sob a nuvem bandeira, semi-encoberto com o sol e a lua enrolados nos nevoeiros.
De Carcavelos nada se via, tal como se pode verificar nestas fotos pois a costa de Cascais não era visível, apesar de a serra de Sintra sobressair, especialmente a Pena a despontar majestosamente sobre o cobertor.
Parabéns, obrigado por estas imagens de sonho, e... tópico para elas a que se podem juntar muitas do portefólio que já realizaste deste troço monumental de costa.
Que bela prenda para o aniversário do MeteoPT! :palmas:

Até me babo todo hehehe,
obrigado pelo elogio :thumbsup:, é a oportunidade que por vezes se tem, posso dizer que para algumas das fotos até corri alguns riscos, perigosamente perto da falésia, mas a vontade de fotografar era bem superior, também estava muito pouco vento,

------------------//-----------------

Hoje ( ou melhor ontem sexta-feira ) fui até a praia, de manhã a Fonte da Telha, nortada ainda longe e o calor a querer mostrar-se, a agua do mar já a apetecer entrar sem sacrifício e alforrecas quase ausentes,
de tarde fui para o lado sul da Fonte da Telha, onde o objectivo era caminhar até a lagoa de Albufeira, mas a descida da falésia desde a NATO e os quase 7 km pelo areal sem calçado adequado, fiquei pelo quase pois não tinha muito tempo e não queria chegar ao carro muito depois das 20:00h pois aquilo é um pouco para o "esquisito" para o meu gosto, pouco vento temperatura amena, e a agua amena, mas bravo, a chegar a noite já bem mais quente,
tenho agora 19,6º e 78% Hr e vento nulo,
mais logo de regresso a Lisboa, mas se calhar como fiz no ano passado, com uma passagem pelas terras de Sintra pela parte da tarde.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,481
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Não posso deixar de partilhar!...
Na quinta feira, o fim de tarde foi de nevoeiro, por cá. Não se via a Berlenga, nem o Farol do Cabo Carvoeiro (a uma distância de 500 metros em terra).
Hoje, sexta feira a noite estava assim...



Se quiserem ver fotos de outros dias vão à página desse senhor, pois as fotos são publicas. Acreditem que vale muito a pena! ;)

Ah, está um calor que não se pode, dentro de casa!!! :calor:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

A minima de ontem acabou por ser tropical, 20,1ºC a primeira deste mês,e a 10ª deste ano!
Nesta madrugada que passou a minima caiu para os 17,5ºC, agora estão 19,1ºC e vento nulo, uma raridade.